Pergunta
INSTRUÇÃO DE PROTESTO
Por Sonia Maria de Moraes de Almeida
Perguntou há mais de 1 ano
Nosso grupo de gestão do Condomínio (Síndico, Subsíndico e Conselheiros) tem a intenção de levar títulos do condomínio vencidos + 30 dias a protesto automático.
Para tanto, consultamos a Administradora de nosso condomínio, para as providências necessárias e recebemos o posicionamento abaixo:
...O protesto de títulos de condomínio, apesar de instituído por Lei Estadual, está sendo questionado, por se tratar de inconstitucionalidade de Lei Federal.
Isto porque, o âmbito permitido para protesto seria estadual, entretanto a restrição ao nome da pessoa é de âmbito nacional, o que fere a constituição. Ou seja, caso façamos um protesto do condomínio aqui e o Condômino esteja no Rio de Janeiro, por exemplo e tente fazer uma compra, sendo impedido de comprar, pela restrição imposta pelo Condomínio, ele pode depois processar o Condomínio pelo constrangimento gerado, em face de em outros estados não ser aceita a referida Lei.
Existem vários processos correndo e estamos aguardando desfechos para saber qual a melhor orientação a dar aos Condomínios. No momento, nossa orientação é de não protestar.
Entretanto, se o Condomínio achar que deve fazer e que vale a pena correr o risco, procedo a instrução sem problemas e levamos a protesto os títulos vencidos. Cabe ressaltar ainda que, quem assina a carta solicitando o protesto dos títulos a serem levados ao Cartório é a Síndica do Condomínio e não a Administradora...
Qual o parecer desta entidade sobre o tema em questão?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (2)
Ordenar:
Boa Tarde,
O sindico tem o respaldo da assembléia para agir e deve fazê-lo...
Boa Sorte!
Sonia,
Eu desconheço essa instrução da sua administradora.
O que posso lhe dizer é que "eu" constatei que não vale a pena protestar, porque além do sindico correr o risco de protestar uma pessoa com CPF diferente, ele precisa, para se precaver, fazer uma assembleia votando essa questão, embora haja essa controvérsia com a tal Lei Estadual.
É claro que colocar o nome da pessoa no rol das mal pagadoras não é crime; prova disso é o SPC e SERASA que impede a pessoa de comprar em qualquer lugar do país.
De qualquer forma, se a pessoa não pagar o titulo protestado, o condomínio ficará sem receber o dinheiro e depois terá que fazer mesmo a cobrança judicial, o que acho mais aconselhável.