O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Bianca Lunetta Panariello

Responsabilidade civil condomínio. Veículo sem identificação entra para danificar outro carro.

Por Bianca Lunetta Panariello
9 anos

Um carro entrou no condomínio com o intuito de jogar ácido em outro carro de morador que estava estacionado em sua vaga. O porteiro falhou pois abriu o portão sem checar se tinha ou não adesivo (obrigatorio o uso por decisao de assembléia). O carro teve sua pintura toda danificada e um prejuizo em torno de R$ 5000,00. O dono do carro disse que vai acionar o condomínio em virtude da falha do porteiro em ter deixado o carro "agressor" entrar. Na convenção o condomínio nao se responsabiliza por danos de terceiros. No momento do ocorrido apenas tinha esse porteiro trabalhando. Nao tem segurança armado. Como sugerem agir com esse porteiro? Se alguem tiver jurisprudencia isentando o condominio dessa responsabilidade, agradeço desde já. Será que o morador em uma ação judicial conseguirá que o condomínio arque com o prejuizo diante da falha do porteiro?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Maria Telma Falcão de Carvalho

Bianca,

Normalmente o condominio nao tem qualquer responsabilidade sobre dano a veículos dentro do condomínio HÁ NÃO SER QUANDO O CAUSADOR DO PROBLEMA SEJA ORIGINADO POR UM PREPOSTO (FUNCIONÁRIO) DO CONDOMINIO.;

é UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL, NÃO DÁ PARA DIZER QUE O CONDOMÍNIO NÃO SERÁ O RESPONSÁVEL. Como é que entra uma pessoa que não deveria entrar por não ser morador e danifica um carro do morador dentro do condomínio?

Como você deve ter o seguro do prédio, converse com o corretor da tua apólice e veja se tem cobertura por responsabilidade civil do condomínio.
Boa sorte!!!!!

Angelina Somolanji R. Oliveira

Bianca:

Como já te passaram, fica um pouco complicado pela situação exposta. Se o morador tiver testemunhas de que o porteiro deixou entrar um carro sem identificação e este provocou o estrago, ele pode ganhar sim. Acione o seguro para saber se eles não cobrem a despesa.
Quanto ao porteiro é bom você no mínimo advertir, pois houve uma falha grave de segurança. Dá para continuar com este porteiro?

E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu
9 anos

Bianca, Obrigatoriedade em relação ao dano, não tem, mas tem a respoonsabilidade doi erro in vigilando, o porteiro permitiu que um estranho adentrasse ao Condomínio sem estar identificado. Se fosse um Ladrão, vocês poderiam estar reclamando vidas. O Porteiro cometeu desídia em suas funções, passivel até de demissão por justa causa. Diante desses acontecimentos, se não há seguro, se preparem para c ontar com essa despesa extra.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...