Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Na portaria o porteiro pode pedir que tipo de documento para identificação? Pode retê-lo até a saída? A pessoa pode-se recusar a dar? mostrar para registar seus dados? É preciso pedir esses dados aos visitantes de moradores?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Sr. Anibal,
Não é possível reter nenhum documento.
Para qualquer tipo de controle a assembleia deverá ser consultada, deliberar sobre o assunto e aprovar.
O Porteiro - sem que isso se tenha deliberado em assembleia - pode, apenas, interfonar e dizer quem está na portaria para falar com quem.
As normas de acesso ao condominio devem ser aprovadas em assembleia. O porteiro só pode informar a unidade que tem visitante(s) na portaria e a unidade libera o acesso. Se estiver no regulamento que visitantes devem apresentar documentos, ja imaginou em uma festa que chegam 10 convidados e todos devem mostrar documentos.A portaria nunca pode reter documentos.
Se a unidade é responsavel pela liberação de seus visitantes, eles tambem serão responsaveis por eles.E tudo isso deve ficar bem claro e documentado no RI.
Depende, a pessoa é uma prestadora de serviço ou visitante? Se for prestador de serviço o porteiro deve pedir o crachá e um documento com foto, depois disso anuncia ao morador e ele autoriza ou não a entrada, e no livro de ocorrência deverá constar, nome, número do documento, empresa que trabalha, apartamento que visitou e data e hora de entrada e saída.
Se for visitante o porteiro identifica quem é a pessoa e aonde vai e anuncia ao morador, no entanto se a pessoa estiver em atitude suspeita (alcoolizado, drogado ou agressivo) o porteiro poderá reter a entrada dessa pessoa e exigir que o condômino venha pessoalmente receber essa pessoa. Caso sua convenção exija que o porteiro solicite a apresentação de um documento de identidade, a pessoa será obrigada a apresentar.
Anibal,
Todas as pessoas que entram no condomínio sem ser morador, deverá ser identificado. O porteiro pede sim o RG mas devolve depois de anotar o numero no livro de visitantes. Não pode reter o documento.
Claro que visitantes de moradores também precisam ser identificados;
Caro amigo.
Para que se tenha um controle de acesso seguro, se faz necessário a coleta de informações do indivíduo.
Indiferente da classe deste. Inclusive dos moradores, hora de entrada e saída. Para uma portaria convencional não funciona. Mais com a substituição de porteiros orgânicos (pessoas) por um conjunto de tecnologias administradas por uma empresa competente como a minha. O gestor do condomínio terá diariamente todos os números da portaria para junto da empresa de segurança ter uma gestão de segurança. Simples assim. Além de aumentar muito a segurança do condomínio ainda reduz custos mensais da portaria.
Fonte: Ricardo@highlink.com.br