O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Afranio Santos

Deixo o processo correr ou parto p/ destituição?!

Por Afranio Santos
Perguntou há mais de 1 ano

Moro em um condomínio de quatro blocos independentes dentro de uma área comum, assim como cada bloco a área comum também é independente. Cada bloco tem seu respectivo síndico e a área comum tem um sindico também. A área comum sobrevive do repasse de verba feito por cada bloco. Porém o sindico do meu bloco mesmo recebendo de cada morador o valor referente a area comum, decidiu por vontade própria cessar o repasse de verba e a área comum por sua vez processou o bloco em 2010 quando a divida chegou a aproximados 40.000,00. O dinheiro que supostamente deveria "sobrar", foi gasto junto com as despesas do prédio incluindo obras absurdamente caras e não licitadas, tudo sem comprovação de gastos.
Apesar de estarmos com o condomínio em dia nós moradores desse bloco somos vistos como inadimplentes pelos demais moradores devido a ação desse sindico, ação essa que não foi autorizada por ninguém ou muito menos aprovada em assembleia.
Temos uma chapa formada e estamos nos movendo para destituir esse sindico, porém nos ocorreu uma duvida: O processo de 2010 foi executado e a sindica julgada a revelia pois não compareceu a audiência... Fomos condenados a pagar R$ 44.000,00 com juros multa e correção monetária, incluindo as custas e honorários em 20% sobre o valor da condenação! Também fomos condenados a pagar as cotas vincendas e não pagas atualizadas da mesma forma!!! MUITA GRANA.
Gostaria de ressaltar que este não é o único processo, fomos condenados por negligencia do sindico a pagar R$50.000,00 a um morador devido a prejuízos que o mesmo teve por conta de uma infiltração, Temos também um débito altíssimo referente a contas de agua que não foram pagas, porém nesse caso não fomos cobrados judicialmente não sei por qual motivo...


Pergunta: Devemos prosseguir com a destituição?
Caso consigamos a destituição o sindico sai Ileso ou teremos mais dificuldades para cobra-lo?
É melhor deixar o cidadão no cargo pra essa bomba explodir na mão dele?
Ao assumir o condomínio fica mais difícil reverter a divida pra esse sindico?


PAZ E LUZ A TODOS!

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (16)

Ordenar:

Aderson José de Oliveira
Aderson José de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Afranio, o que vocês estão esperando para destituir esse sindico?
A bomba já estourou, e foi no colo dos condôminos, sendo assim quanto mais rápido vocês tirarem esse sindico, mais rápido vocês vão estancar essa hemorragia financeira e colocar as coisas em ordem,ok

Assinatura: Aderson José
Sorocaba-sp

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Márcio Spimpolo
Márcio Spimpolo

Respondeu há mais de 1 ano

Afranio, vcs já deveriam ter destituído esse cidadão há tempos.

Quanto mais ele ficar no cargo, mas prejuízos ele vai causar.

Ele será responsável por tudo onque ele fizer até o último dia que ele tiver na gestão.

Agora se vcs vão conseguir cobrar dele ou não, aí já são outros 500.

Contratem uma assessoria jurídica urgente e resolvam essas questões que vão virar uma bola de neve.

Abs

Assinatura: Márcio Spimpolo
Directa - Assessoria Jurídica, Cobranças & Negociações
Fone: 16-21022550
Ribeirão Preto - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Afranio, se vcs foram condenados a bomba já explodiu, estão esperando o quê?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Afranio Santos
Afranio Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Existem chances reais de reverter todo esse débito pra esse cidadão ou esse é um processo quase impossível? Temos chances???

Peço desculpas pela nível das minhas perguntas pois sou leigo... Me envolvi com questões de condomínio a pouco tempo e estou aprendendo os caminhos na marra!

Paz e Luz a todos!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Prezado Afrânio,

Continue com o processo de destituição imediatamente, vocês já tem provas suficientes de má gestão e irregularidades administrativas. Você já sabe como fazer isso? Já tem as assinaturas do abaixo assinado em numero suficiente para destitui-lo? é 1/4 dos proprietários. Depois de conseguido o abaixo assinado, vocês fazem a convocação.

Depois que eleger novo sindico vão até os credores verificar qual o tamanho da dívida, no caso da água e negociem parcelar.

Infelizmente, quando o síndico erra , quem paga primeiro são os condôminos, mas, embora eu não seja advogada, aprendi no meu curso de administração de condomínios que vocês podem entrar com ação de regresso contra o síndico.

Tem sindico(a) que já perdeu até o apto. mesmo que seja o único bem que ele tenha.
Vamos lá, respondendo as suas perguntas:
1) - Prossigam com a destituição. Se as contas não foram aprovadas vocês poderão entrar imediatamente com ação judicial, desde que tenham as provas cabais de toda essa confusão.

2) - Não deixem ele terminar a gestão, pois ele pode piorar as coisas. Pelo que você fala a bomba já explodiu, ou não?
3) Ao assumir o mandato, o sindico eleito deverá correr atrás do prejuízo, buscando negociar as dívidas e de qualquer maneira os condôminos e que vão pagar; A divida não será assumida pelo sindico imediatamente, somente com ação judicial e isso demora um pouco.

Muita Luz!!!!!

Assinatura: Telma Carvalho
Síndica profissional

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Paz e luz para você também.

Pelo que eu consegui apreender da situação cada condomínio tem a sua vida independente e todos fazem parte de um condomínio "mãe" que cuida da área comum a todos, é isso? Então são cinco condomínios no mesmo local?

Pois bem amigo, infelizmente vocês estão fazendo agora o que deveriam ter feito lá atrás: destitua essa pessoa; motivos não te faltam e é necessário estancar a sangria imediatamente.

E não acredito que vocês verão de volta um único centavo do rombo: o dinheiro do condomínio foi gasto com o condomínio; de forma canhestra mas você não está falando de desvio, você está falando de incompetência administrativa.

E ainda que uma auditoria comprove que houve fraude e ainda que ela seja sentenciada a devolver algo, isto é Brasil, o devedor escapa impune.Desculpe mas é a realidade.

A justiça apenas penhora imóvel de família por dívida relacionada a esse imóvel, e fraude não é uma possibilidade; se ela tiver dinheiro na conta ela vai sacar tudo. Duvido que se encontre uma calcinha freada no nome dela que sirva para penhora.


Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Afranio Santos
Afranio Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia!

Obrigado pelos esclarescimentos!!!

Sra. Maria Thelma falcão de Carvalho, nós conseguimos facilmente as assinaturas de 1/4 dos condominos, e connvocaremos essa semana a assembleia!

Sra. Marisa Marta Sanchez, será que o máximo que pode acontecer é ela sair do cargo?! Pra sair eleso basta não ter nada no nome do dito cujo?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Afranio ela precisa sair do cargo. Você nos diz que o processo contra vocês é 2010 então ela nem ao menos deveria ter sido reconduzida ao cargo; se estou contando direito de 2010 para cá houveram no mínimo duas eleições e ela se reelegeu. Concorda que vocês (assembleia) foram omissos e têm a sua parte de responsabilidade?

Existe possibilidade dela ser condenada a devolver qualquer centavo que tenha desviado do condomínio; só que entre a condenação e a execução da sentença são, para usar as palavras do Márcio, outros 500. Suponha que ela seja condenada ao reembolso mas não tenha bens que suportem a condenação. O que você acha que a justiça faria? Nada. Não existe prisão por dívida no Brasil, com exceção de pensão alimentícia e depositário infiel.

Você não nasceu ontem: conhece um monte de empresas falidas de empresários ricos; conhece um monte de gente que deixa a "dívida caducar". Ela, se condenada, provavelmente será mais uma, sinto muito. Mas vão com força para cima dela, ok?

Boa sorte e muita paz.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Afranio, vcs devem tirar essa pessoa do cargo o qto antes, vcs foram condenados em todos os processos.
Veja são os condôminos que foram condenados, não o síndico, os condôminos vão ter que pagar pela má administração da síndica, só que o dinheiro não está na conta dela, está?! Só encontrando o dinheiro na conta ou no patrimônio dessa síndica para vcs reverem algum valor, do contrário, sairá do bolso de vcs.
Vc diz que estão em dia com o condomínio, mentira, vcs estão pagando o condomínio mas não estão contribuindo com as áreas comuns e manter essa pessoa à frente do seu condomínio é concordar com esse não repasse de recursos, ou seja, vcs estão sim inadimplentes frente aos demais condomínios do grupo.
Tirando essa síndica e não aprovando as contas vcs terão a chance de verificar as contas e SE encontrarem alguma fraude / roubo, aí sim poderão processar e tentar recuperar o valor roubado, mmaasss se não tiverem como provar que ela roubou vcs, ou seja, se todo o dinheiro arrecadado foi comprovadamente gasto no seu condomínio, mesmo que mal gastos, sinto dizer que vcs vão pagar a conta por todo o tempo que mantiveram essa pessoa à frente do condomínio.

Cobrar judicialmente é uma coisa, são necessárias provas, ganhar é outra, bem diferente, receber efetivamente é mmuuiitttoooo mais difícil, há muitos exemplos de processos que o condomínio ganha mas não leva, pois o reú não tem como pagar.

Enfim, acho que já ficou mais que claro a necessidade urgente de trocar de síndico e verificar o tamanho do buraco financeiro que vcs terão que cobrir, vcs, não a síndica.
Boa sorte..

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Ângela você penetrou na minha mente para explicar melhor do que eu.

Beijo

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Résidence Serviços Imobiliários
Résidence Serviços Imobiliários

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Sr. Afranio.

O senhor deve reunir um grupo de proprietários e providenciar a remoção desse síndico através de uma lista tipo abaixo assinado, com um quorum específico, solicitando uma assembléia para este fim, além de contratar uma assessoria jurídica.
Quanto ao dano provocado, talvez possa o condomínio acionar o seguro do condomínio, pois na apólice provavelmente existe a responsabilidade civil do síndico.
Atenciosamente.
MANOEL GUZZO
E-mail: manoel@residenceadm.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Afranio Santos
Afranio Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Já convocamos assembleia para destituição, vou atualizar os acontecimentos aqui no intuito de manter os colegas informados!

Mais uma vez agradeço toda a atenção.

PAZ E LUZ A TODOS!


Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Résidence Serviços Imobiliários
Résidence Serviços Imobiliários

Respondeu há mais de 1 ano

Sr. Afranio.

Como advogado e coordenador do Departamento Jurídico da minha empresa, posso dizer que existindo um processo contra o síndico, visando indenização por danos, esse processo deve ser mantido mesmo com a abertura de um sinistro na segurada.
A destituição dele do cargo de síndico, caso não venha a renunciar, deve ser procedida por via judicial, através de assinatura de 1/3 dos proprietários, e na hipótese do sindico não atender a solicitação assinada por 1/3 dos proprietários.
Ciente de que já se encontra assessorado por advogado, colocamos nosso escritório a sua disposição para qualquer outro esclarecimento.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Afranio Santos
Afranio Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia!

Já convocamos a assembleia de destituição e executamos minunciosamente todos os procedimentos, a convocação foi entregue de porta em porta mediante protocolo, e à sindica enviamos carta registrada...

A questão é: Tenho apenas uma pessoa de confiança para fazer parte do meu conselho, e tem três pessoas do lado da referida sindica querendo fazer parte do meu conselho também...
A nossa convenção diz que a chapa é constituida de sindico, tres conselheiros e 03 conselheiros suplentes.
A pessoa a qual me refiro ser de confiança de confiança é filho de um proprietario com procuração, essa pessoa cresceu nesse prédio porém saiu do predio a aproximados 03 anos para viver sua vida em outro lugar, mesmo assim representa a unidade de seu pai.
Essas tres pessoas querem fazer parte do meu conselho e querem a unica pessoa que tenho como de confiança como conselheiro suplente! Posso vetar a participação deles visto que todos são proprietários e estão adimplentes??? ... Eles são amigos da referida sindica,porém assinaram de pronto o abaixo assinado para destituição da mesma alegando não estarem de acordo com a gestão dela.
Qual o risco que eu corro tendo um conselho que uma vez apoiava a antiga gestão. Caso entrem pro meu conselho terão poder pra vetar ou derrubar qualquer decisão minha??? Tenho muito receio pois confio desconfiando...

Me ajudem.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.