O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Mônica Mitie Kanematsu

Qual é o procedimento e os custos para oficializar o condomínio (abrir cnpj)?

Por Mônica Mitie Kanematsu
Perguntou há mais de 1 ano

Moro em um edifício único há pouco mais de seis meses, pequeno com 8 apartamentos, e não há um cnpj do condomínio.
Já houveram problemas com outras administradoras (com roubos e ausência de pagamento de contas, caso que levou os condôminos a pagarem diversas multas à concessionária de água, por exemplo) e a administradora atual também está nos enrolando para tirar o cnpj do condomínio. Ou seja, o pouco dinheiro arrecadado vai direto pra conta da administradora sem controle nenhum dos condôminos, além disso, o inadimplente não pode ser protestado, ou seja, sofremos vários calotes. Não confio na administradora, por isso gostaria de tirar esta dúvida. Obrigada

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Aderson José de Oliveira
Aderson José de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Mõnica, se for você a sindica, junte a convenção, ata de sua eleição, seus documentos pessoais e comprovante de endereço e dirija-se a um posto da receita, ultimamente anda um pouco mais demorado, nada que justifique os 6 meses, os custos são irrisórios, ok

Assinatura: Aderson José
Sorocaba-sp

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANGELO
ANGELO

Respondeu há mais de 1 ano

Por ser pequeno tome a frente e tire a administradora da jogada se há tanta desconfiança.... o nosso saiu em torno de R$ 350,00 feito pelo contador e ficou pronto e um mês. Você vai precisar disso conforme site da receita:

Convenção do condomínio registrada no RI, acompanhada da ata de assembleia de eleição do síndico, registrada no RTD; OU

Certidão emitida pelo RI que confirme o registro do Memorial de Incorporação do condomínio, acompanhada da ata de assembleia que deliberou sobre a inscrição no CNPJ, bem como da ata de assembleia de eleição do síndico, registradas no RTD.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.