O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Adriana Lima

Tenho 18 anos e moro com meus irmãos e minha mãe e minha relação com ela não é boa. Segue a pergunta

Por Adriana Lima
9 anos

Hoje descobri que ela cobrou dos porteiros que anotassem os horários de entrada e saída minhas e dos meus irmãos. Isso é correto de acordo com a lei? Se não pros meus irmãos, pelo menos por mim que já sou maior de idade? Poderia entrar com processo por danos morais contra os porteiros?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

Gabriele, o condomínio não é fiscal dos moradores, se sua mãe pediu, os porteiros não deveriam ter aceitado,de qualquer forma isso não configura danos morais a você ou a seus irmãos.

Adriana Lima
Adriana Lima respondeu
9 anos

Ok, mas posso reclamar com o síndico sobre a atitude dos porteiros? Essa não é a função deles.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
9 anos

Oi Gabriele

Onde está o prejuizo que enseja danos morais?

Adriana Lima
Adriana Lima respondeu
9 anos

Sei lá, não entendo muito de lei... Mas eu ouço mil coisas da minha mãe depois. Se vou atrasada pra faculdade fico ouvindo, se chego mais cedo fico ouvindo.... ela inventa mil coisas. E fiquei com muita raiva dos porteiros ao descobrir isso. Essa vigilância depois só causa problema pra mim em casa. Que que eles têm de passar informações MINHAS à minha mãe?

Maria Telma Falcão de Carvalho

Gabriele,

Se você já faz faculdade então já tem entendimento para saber o que é bomn e o que é ruim, o que é certo e o que é errado.
Não cabe ação por danos morais aos porteiros.
Somente sua mae é que sabe o porque de sua atitude com relação a você. Talvez seja amor de mãe demasiado ou querer o seu próprio bem, o que acha?
Os jovens de hoje não sabem o que querem: se os pais nao cuidam, vão para o caminho errado; se cuidam, vão também pelo mesmo caminho.
Afinal, o que voces querem? Eu tenho curiosidade de saber.

Adriana Lima
Adriana Lima respondeu
9 anos

Ó céus, sabia que se perguntasse por aqui só ia dar esse tipo de resposta.
Obrigada, de toda forma.

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

Gabriele, você pode sim conversar com o síndico e ele deve orientar os porteiros para que esse tipo de anotação não seja feita, pois eles são funcionários do condomínio não da sua mãe, mesmo que ela esteja pagando a eles para fazer isso.
Toda convençãote tem um parágrafo que proibe os funcionarios de prestar serviços particulares aos condôminos, se eles insistirem o síndico pode até adverti-los.
POREM, ao falar com o síndico vá com calma, de repente ele pode estar apoiando a atitude da sua mãe e aí, de nada vai adiantar reclamar com ele.
Como síndica jamais permitiria que os porteiros se prestassem a esse papel, se os pais querem controlar os filhos que contratem um detetive particular, o funcionário é do condomínio; imagine se a moda pega, o porteiro vai ficar o dia todo só fazendo anotações dos filhos que entram e saem.
Mas, como disse, vá com calma com o síndico.
Alias, se vocês têm CFTV distribuido para as unidades, basta sua mãe gravar as imagens do portão social e verá qdo você e seus irmãos saem e chegam sem ter que o porteiro anotar tudo.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...