Pergunta

Boa Tarde, o Síndico pode divulgar festa de Halloween em locais de uso comum, como elevadores?

Por Silvia Helena Ribeiro Glucksmann de Loureiro
Perguntou há mais de 1 ano

E usar os serviços dos porteiros para arrecadar doações para a festa de halloween?

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (15)

No que isso prejudica o prédio, Silvia?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com



Marisa, Mais do que prejudicar o andamento do dia a dia dos condôminos, tendo em vista que temos apenas um porteiro por período, e este está se distraindo recebendo as doações de doces, o evento em questão é mais do que cultural, é religioso e no nosso manual do condômino está bem claro que o salão de festas não pode ser usado para eventos religiosos e partidários. Além disso, o quadro de avisos do elevador é para avisos de interesse de todo o condomínio, não para um grupo de pessoas.
Halloween é a data em que bruxos Wicca celebram o Ano Novo. Trata-se de um evento daqueles que praticam o ocultismo. Sendo assim, qualquer outro morador poderia, também, organizar uma missa ou outro culto religioso qualquer e usar dos serviços dos porteiros, além de usar áreas comuns para a divulgação de tais encontros. Eu não tenho qualquer interesse em promover qualquer evento do tipo, mas sinto-me desrespeitada por ter uma área comum, ´quintal do meu lar´, sendo usado para culto ao deus da morte, porque é disso que halloween trata.



Culto religioso?!? Nem vou entrar nessa, fui.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com



Existem várias definições para Wicca. Escolhi esta: A Wicca é uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana. Nessa religião as pessoas adoram duas divindades: o Deus Cornífero, ou Deus de Chifres, representado pelo Sol e pelos animais e a ?Deusa? representada pela Lua e pela Terra. A celebração wiccana ocorre a cada passagem cíclica da natureza, ou seja, na passagem de uma estação a outra, abordando toda a história de suas divindades, enfatizando o nascimento, a morte e o renascimento. Fonte: http://www.brasilescola.com/religiao/wicca.htm

Samhain - Halloween ou Dia das Bruxas (31 de outubro)
Este é o mais importante de todos os festivais, pois, dentro do círculo, marca tanto o fim quanto o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram. As bruxas não fazem rituais para receber mensagens dos mortos e muito menos para incorporar espíritos. O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia. A noite do Samhain (pronuncia-se souen) é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/textos/magia93.htm



Então se alguém reservasse o salão pra fazer um jantar de pascoa pra família, você seria contra?
Até porque a pascoa marca o inicio do ciclo de colheita para os nórdicos e diversas outras civilizações europeias. Eles seriam proibidos de comemorar essa data tão importante pra economia e vida deles, porque VOCÊ acha que é a ressurreição de Cristo?

E outra, Halloween é religioso apenas para a pequena população que segue aquela religião, para todos os outros é uma festa a fantasia, adorada por crianças e adolescentes.

Tenha bom senso, existem coisas mais importantes na vida, como uma festa entre os condôminos, pra aumentar a interação e amizade entre eles :)



Silvia, Halloween não é evento religioso, não force a barra até porque quase todas as festas cristãs são baseadas em datas de festividades pagãs.

Está querendo colocar chifre em cabeça de cobra.



Silvia, se você não gosta desse tipo de comemoração, ótimo, basta não participar só não estrague a festa dos outros.



Boa noite a todos. Guilherme, se qualquer morador reservar o salão para ums festa particular, como você mesmo disse, família, eu sequer ficaria sabendo. Meu questionamento foi vom relação ao fato da síndica estar promovendo a festa em nome do condomínio. Do qual eu faço parte. Também por estar divulgando no elevador, logo, sempre que entro no elevador, me deparo com o cartaz. E também pela síndica estar usando os serviços do porteiro, para arrecadação das doações. Minha opinião pessoal, ela poderia reservar o salão para o grupo que com ela compartilha do mesmo interesse e realizar o evento, sem que nós, do grupo wue não concorda, fôssemos inseridos. Agradeço a opinião de todos, mas na realidade estava em busca de uma resposta embasada em regras, normas ou leis, para então conversar com a síndica. Foi ima tentativa na busca por argumentos. De qualquer maneira, obrigada.



Paulo, Boa noite, a sua verdade é diferente da minha verdade, depende do que se acredita. Repito, a síndica pode realizar o evento que ela quiser, desde que não se aproveite da condição de síndica para usar as áreasvomuns e os sserviços dos nossos colaboradores em benefício próprio. Sem contar que ainda não sei se será usado algum recurso financeiro do condomínio. Estou verificando com a síndica. Obrigada pela sua opinião.



Derek, Boa noite. As dependências do condomínio são o "quintal" do meu lar, assim como dos outros moradores. Sendo assim, tudo o que acontece aqui, interfere de alguma maneira no meu dia a dia. Não me importa a vida do outro, desde que, não interfira na minha. Nesse caso, me incomoda. De qualquer maneira, as respostas de vocês não me ajudaram no que preciso. A minha necessidade é de respostas paupáveis, que serviriam de orientação para decidir se tomo alguma atitude, ou finjo que não vejo ou deixo de usar o elevador. Obrigada pela sua opinião.



Pelo que eu entendi você está constrangida com a divulgação, faça o seguinte, peça para o síndico remover essas divulgações da área comum e enviar uma circular para cada condômino avisando da festa apesar da data da festa já estar próxima.
Quanto a festa em si eu acredito que não tenha o que fazer, ninguém levará em consideração suas convicções filosóficas.



Bom dia. Derek, obrigada por sua mensagem. Estou tentando conversar com a síndica, desde ontem.



Achei absurdo desse comentário de mulher.
Halloween não é origem de cultura pagã, Halloween não foi criada por próprios pagãos. Porque Halloween é o termo criado por católicos de antiguidade. Pagãos têm um próprio termo que é Samhain, mas é o mesmo forma de ligação ao Halloween.
Ela confundiu com o significado entre dois termos de celebração.
Ela explicou errado sobre significado de Halloween. Ela precisa conhecer bem profundamente sobre termo de celebração.
Importante entender a diferença de termo de celebração.
Achei o comentário dela é exagerada sem conhecer a verdade de origem dessa celebração.
Na verdade, Halloween nasceu na Irlanda há mais de 2000 anos atrás antes de chegar aos Estados Unidos até chegou ao Brasil há mais de 20 anos atrás quando os imigrantes irlandeses e escoceses chegaram à América.
Halloween tem um significado que é " Véspera de Todos os Santos", o primeiro termo foi " All Hallows´ Eve" que significa mesmo " Véspera de Todos os Santos", então sofreu alteração em todos os tempos por causa de várias culturas que adaptaram o celebração moderno até chegou o último termo que é Halloween.
Não tem nada a ver com religião pagã nem ocultismo, porque esse celebração pagão é outra coisa que era Samhain, esse termo " Samhain" significa " Fim do Verão". Esse significado que sempre ocorre em Fim de Outono e Início de Inverno, só foi vivido em Hemisfério Norte, mas não é o deus de mortos. Porque não existe um próprio deus de Halloween.
Não confundam com isso.
Entenderam?
Infelizmente, essa mulher que exagerou a comentar sem conhecer a origem de Halloween. Me desculpem, mas não é julgar ninguém e só queria explicar melhor que pessoas podem entender a forma certa sobre celebração. Até realmente fiquei triste em comportamento dela, parece que é como "preconceito cultural". Mas desculpe, é meu ponto de vista com muito respeito
Tenha uma ótima noite!