Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Estou completamente estressada com o cargo de síndica. Meu condomínio tem apenas 12 apartamentos e a função de síndico é voluntária. Moro aqui a menos de um ano, em um apartamento herdado por meu marido. O prédio é antigo, cheio de problemas estruturais, e com muitas irregularidades. Consegui comprar os extintores de incêndio (mais de 30 anos e nunca haviam sido instalados), mas descobri que não temos certificado digital, que as atas das últimas eleições nunca foram registradas. O cnpj está em nome de uma pessoa que não mora aqui a anos, assim como o cadastro da prefeitura. Pelo que vi nos documentos do empregado, estamos pagando inss e fgts com valores bem maiores que o devido e o contador se desligou com minha eleição. A arrecadação é pequena e quase sempre tem sido cobrado taxas extras para sanar as eventualidades, que são muitas (prédio antigo). Nem sei por onde começar a arrumar a bagunça que encontrei... Alguém tem uma dica?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Verificar a documentação e regularizar, principalmente o cnpj
Inacio.s.Barbosa
Claudia Regina - Entrar no site da Receita Federal para você mudar o nome do Síndico anterior para o atual, o seu nome. A Ata da eleição que a elegeu tem que constar o seu nome, endereço, CPF e identidade, ou seja, esta ata tem que constar a sua identificação, Síndica. Entre no site da Receita Federal e segue as instruções abaixo:
1. Preencher o formulário online da Receita Federal
2. Imprima o formulário DBE da RF, com firma reconhecida do novo síndico
3. Entregar os documentos (ata e formulário) em um posto de coleta da Receita Federal
4. Cheque o andamento do processo no site da RF
5. Quando o cadastro estiver atualizado, imprima o cartão do CNPJ do condomínio.
Com este documento imprimido, mais a ata que a elegeu, e a sua documentação vai até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicite a retirada do Certificado Digitar.
Com este dois documentos você esta pronta para exercer o cargo de Síndica.
As atas de condomínios não têm a necessidades de serem registradas, somente a ata de eleição de Síndico (e nesta deve constar também as aprovações de contas do ano anterior), pois está ata será necessária a sua apresentações em diversos lugares, como: Receita Federal, Caixa Econômica e Banco onde o condomínio tem ou possa vir a ter conta corrente ou por exigência de qualquer outra transação comercial, portando há necessidade desta ata ser registrada em cartório de registro de imóveis e de preferência no mesmo cartório em que a convenção do seu condomínio foi registrada. Quanto ao contador você pode arranjar outro que faça a contabilização de condôminos inclusive recolher os impostos e preenchimentos de formulários. Vai na fé e Boa Sorte! 0k
Claudia - você tem vários desafios pela frente. Comece regularizando o CNPJ. Faça uma análise detalhada da documentação e veja se todos os impostos e encargos foram recolhidos corretamente pelo Contador que prestava serviços ao Condomínio. Contrate um bom escritório de contabilidade que possa lhe ajudar nas regularizações. Registre a ATA de sua eleição pois será o documento que vai ser exigido em vários locais juntamente com a Convenção de Condomínio que deve estar também registrada. Boa sorte.
José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Adm. de Empresas, MBA em qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Sindico Profissional.
Claudia,
O jeito é estabelecer prioridades e ir fazendo aos poucos, na medida de suas possibilidades. Contrate um novo contador e altere na Receita o CPF do antigo síndico pelo seu.
O registro das atas não é obrigatório.
Reduzindo os valores de INSS e FGTs, os custos cairão.
Faça uma previsão de despesas para o ano, com um porcentual de fundo de reserva conforme estabelecido na convenção e o provisionamento mensal de 1/12 avos das verbas para o pagamento do 13º
Quanto aos problemas estruturais, consulte uma empresa de engenharia para lhe apontar as patologias da edificação e fornecer um orçamento.
Não adianta se estressar, ainda mais trabalhando de graça. Vá fazendo as coisas na medida das possibilidades, suas e do orçamento disponível. A assembleia tem de lhe dar os meios para você fazer seu trabalho a contento.
Luiz Leitão da Cunha