Pergunta

Salário de sindico, aprovado em assembléia, pode ser reduzido sem passar por nova assembléia?
Por vanessa moraes
Perguntou há mais de 1 ano
No condomínio em que moro, o cargo de sindico teve um reajuste de 2 para 4 salários mínimos, aprovado em assembléia. Por motivo de redução de gastos, o mesmo sugeriu em assembleia, a redução deste dentre outros como contratos de contabilidade, jurídico, portaria e jardinagem Mas os moradores entenderam que isso seria gerência, que reduções poderiam ser feitas e somente comunicadas. Isso é correto? se sim, abre precedentes para permitir o aumento do salário sem assembleia?
E um salário de sindico pode ser aumentado sem a aprovação?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (5)
Ordenar:
Para aumentar ou diminuir apenas em assembleia.
Porém se for vontade do síndico receber menos, esse deve redigir um documento abrindo mão desse valor.
Saliento que em ata vai constar o valor aprovado em assembleia.
Assinatura: Leonardo Brasil
leobpepe@gmail.com
Vanessa moraes,
Para redução dos contratos, a responsabilidade é do Síndico. Porém, quanto a seus proventos, o mesmo deve comunicar à assembleia que está disposto que seja reduzido o valor. Todas alteração no contrato com o Síndico deve ser discutida, caso isso não aconteça, o precedente que se pode abrir é de que o Síndico pode alegar em algum momento que nunca autorizou nenhuma redução e que o condomínio possui débitos com Ele. Façam a discussão via assembleia seja para aumento ou redução.
Boa sorte,
Assinatura: RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com
Primeiramente, a remuneração do síndico (não é salário) não pode ser indexada ao salário mínimo. Só pode ser aumentada pela assembleia, mas, reduzida, pode ser a qualquer tempo. Basta ele concordar.
Assinatura: Luiz Leitão da Cunha
Síndico profissional.Atuação: Jardins, Av. Paulista, Itaim Bibi e Pinheiros.Idiomas: inglês e espanhol.
lmleitao@outlook.com
Como o salario foi deliberado em AGE, entendo que não precisa que a redução seja feita pelo o mesmo procedimento. Situação inversa sim requer aval de AGE. Demais renegociações de contratos, são atos de gestão e não precisam convocar AGE para esse fim, aliás é obrigação da gestão controlar os custos fixos e a otimização dos recursos.
Prezada Sra. Vanessa, bom dia.
Se o sindico conseguiu reduzir valores contratuais sem que isso implique na queda da qualidade de serviços, não há o que se discutir em assembléia, pelo contrário, vocês devem aplaudir este sindico que está tendo uma administração positiva e de resultados benéficos.
Quanto ao que este recebe por mês, caso ele assine um documento concordando reduzir este valor não vejo qualquer problema, pelo contrário, outro gesto que demonstra total boa fé do mesmo.
Agora, ele ou qualquer outro sindico que venha a pleitear aumento de sua remuneração, ai sim, se faz necessário aprovação em assembléia.
Att.