O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

ANTONIO JOSÉ CARLOS DIAS

MEMORIAL DESCRITIVO

Por ANTONIO JOSÉ CARLOS DIAS
Perguntou há mais de 1 ano

Sou proprietário e morador em um condomínio,solicitei ao Síndico e à Administradora uma cópia do Memorial Descritivo,ambos me informaram que não possuiam tal documento,peço que me informem:

a)Teriam eles a obrigação de me fornecerem tal documento?

b)Caso contrário,como poderei conseguir?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Memorial descritivo do que? É muito provável que, quem tenha um "memorial descritivo" das unidades (tipo plantas) seja a construtora.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Antonio a construtora deveria ter te fornecido este documento ou o antigo proprietário, o condomínio nem sempre tem esse documento, aqui por exemplo perdeu-se ao longo do tempo e nunca consegui uma cópia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

Estimado Antonio.
Obrigação de fornecer o Memorial descritivo do Prédio, pode ser fornecido para empresas que tiram cópias para efetuarem seus orçamentos. Para Condômino, o que poderia ser fornecido é uma cópia do seu andar, ou de seu apto porque estes documentos pertencem ao Condomínio para utilizar em casos de manutenções, reclamações, obras, restaurações e para que o Cond��mino possa realizar alguma reforma no interior de seu imóvel sem todavia interferir nas partes comuns o que já por si já lhe esclarece que são documentos do Predio.
Ocorre que muitos Predios, não possuem siquer plantas da construção, de tubulações, elétrica, porque os antigos e iniciais moradores não exigiram da Construtora estes documentos.
Inclusive ao adquirir um imóvel novo, o Incorporador, deverá lhe fornecer todo memorial e plantas hidráulicas, elétrica, gás, arquitetura e se possível estrutural. Só que se fazem, os sucessores, não cobram estes documentos dos vendedores e assim acaba todos ficando sem as plantas, sem memorial e tudo mais.
Em relação as plantas e memorial do Edifício, o Sindico poderá solicitar a Empresa se ainda existir, cópias de todos estes documentos para seu arquivo, caso não exista mais a Construtora/Incorporadora; deverá dirigir á Prefeitura no setor de Obras e se informar em que local poderá adquirir os mesmos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
César Oliveira
César Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Olá, você se refere ao Memorial Descritivo da construção?
Ele está arquivado junto com o projeto aprovado da edificação, na Prefeitura de sua cidade, você tem que solicitar lá. O síndico não possui obrigação de possuir esse memorial .

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.