O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Wellington Bras

Nova eleição ou mandato tampão são recursos para casos de renúncia, morte ou destituição do síndico.

Por Wellington Bras
3 anos

Boa Tarde!!!!

Quero entender sobre mandato tampão.
Minha duvida é o seguinte, 13-10-2015 foi eleito um sindico no condomínio onde moro, porque o antigo renunciou o cargo por motivos particulares e o mandato dele acabaria em outubro de 2016, neste mesmo dia também foi eleito um novo corpo diretivo pois o antigo não era atuante.

No período de mandato desse novo sindico começamos ter problemas de transparência e comunicação ninguém conseguia falar con o sindico eleito, o novo sindico assim que tomou posse, mudou de administradora e no mês de outubro mudou para outra administradora. Se o mandato dele acabaria em outubro (na ata de nomeação não estipula até quando é o mandato, os antigos síndicos nunca cumprirão um mandato completo de 2 anos) como ele conseguiu fazer a troca? agora no inicio de fevereiro de 2017 ouve um assembleia Ordinária com ordem do dia:
1ª eleição do corpo diretivo
2ª Débitos com Credores
3ª Considerações finais
Convocada pelo conselho fiscal juntamente com a nova administradora, nessa assembleia foi eleito um novo sindico no caso eu porque ninguém quis assumir o problema e não teria sindico eleito (o condomínio esta um caos), e um novo conselho, e Informada a atuação situação financeira do condomínio .

O antigo sindico alega que o mandato dele só acabaria em outubro de 2018, pois o mandato dele não era tampão, e esta retendo o cartão da conta bancaria do condomínio e tentou rescindir o contrato com a atual administradora falando que era um complô pra derrubar ele, e que quem mandava no condomínio era ele, a administradora não aceitou o pedido alegando que ele não era mais um representante legal. E o dinheiro dos pagamentos dos boletos de janeiro e fevereiro estão sendo depositados na conta da nova administradora. Troquei e-mails com a antiga administradora e ela me informou que o mandato dele acabou em outubro, e até passou as documentos e pastas de prestações de contas para a nova administradora.

No final esta uma montanha de duvidas:
O mandato dele realmente acabou ou não?
A assembleia que foi realizada foi valida ou não?

A ata da assembleia foi enviada para o cartório, e ainda estou aguardando.
O que deve ser feito nessa situação em meio a tanta confusão?

Convenção do condomínio:
Artigo 23: O sindico poderá ser destituído pelo voto de 2/3 dos condôminos, em assembleia geral Extraordinária para esse fim especialmente convocada, conforme Artigo 28 e 29.
Artigo 24: No cado de morte, Renuncia ou destituição do sindico assumira a sindicância o presidente co conselho consuntivo até a contratação ou eleição pela assembleia Geral dos Condôminos de novo sindico, o que devera ocorrer no prazo de 30 dias, prolongável por até mais 30 dias.

Não sei como proceder estou meio perdido.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (2)

Ordenar:

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...