O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
valdir rocha

O condominio pode locar imovel?

Por valdir rocha
2 anos

Um dos proprietário quer que o condomínio administre o aluguel de seu apartamento, e que a taxa de imobiliária seja doada ao fundo de reservar do mesmo... Pode o condomínio administrar esse aluguel, e cobrar esse valor do aluguel na boleta junto com as taxas do condomínio? E em boletas separadas? Como repassar esses valores ao locador?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
2 anos

Tecnicamente o CNAE de condomínios não comporta a atividade de administração de bens portanto eu não faria.

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
2 anos

Valdir - Em minha cidade alguém para administrar um imóvel tem que ter o CRECI RJ uma denuncia realizada por um corretor poderá trazer problemas para quem administra sem poderes e credenciais para tal.
Um condomínio não tem personalidade jurídica para administrar um imóvel, pois não poderá ser um corretor. Caso o síndico se meta nesta parada poderá estar arranjando um problema para ele mesmo e também para o condomínio. O valor é muito pequeno para que o condomínio se arrisque a se meter em uma parada deste tipo. (5% ou 10% sobre o valor do aluguel e neste caso o condômino interessado ainda vai optar por 5%). 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
2 anos

A título de conhecimento as imobiliárias são obrigadas a informar anualmente à receita federal um documento chamado DIMOB, documento este onde constam todas as transações imobiliárias, inclusive locações. Sou a primeira a reconhecer que o fisco não está fiscalizando a contento e o que mais existe por aqui são "corretores e imobiliárias" sem CRECI. Tudo bem corrermos riscos com nossa grana mas não é uma postura ética arriscar a grana do condomínio.

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
2 anos

Valdir, poder até pode, porém não deve, não possui Creci e um valor tão baixo para muita burocracia e condomínio não é empresa, não visa lucros.

Jefferson Repetto Lavor
Jefferson Repetto Lavor respondeu
2 anos

Prezado Valdir, a primeira pergunta que faria seria o por que disso? Não é habitual e nunca ouvi dizerem sobre isso. A questão que comentaram sobre o CRECI, até pode ser, mas o correto seria um gestor de imóveis, ou ainda melhor uma administradora de imóveis credenciada. Há a declaração ao IR, Carnê Leão mensal e o DIMOB, como bem lembraram. A legislação não impede que um proprietário administre a locação de seus imóveis, desde que siga as obrigações legais. Não é objeto da existência de um condomínio, que é cobrir despesas e não obter lucro.

Fonte: Fui síndico por mais de vinte anos e hoje sou conselheiro!

Jefferson R. Lavor
CRA-SP: 22.715 CRECI-SP: 65.600

José Youssef Hamed Issa
José Youssef Hamed Issa respondeu
2 anos

Valdir, como diria o mineiro inteligente," larga mão disso sô". É uma fria que você não tem idéia. Ele que deixe isso por conta de uma imobiliária que vai fazer com que o inquilino cumpra com suas obrigações e também o proprietário do imóvel.
Não entra nessa gelada que vai sobrar para "ocê". Abraço.

José Youssef Hamed Issa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...