O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
GENESIO CANEDO NEVES FERREIRA

O QUE FAZER COM CONDÔMINOS QUE LANÇAM SUJEIRAS PELAS JANELAS ?

Por GENESIO CANEDO NEVES FERREIRA
9 anos

NÃO ESTOU ENTENDENDO COMO PERGUNTAR !!!

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (15)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho

Genesio,

Essa é uma boa pergunta!!!!
Se você identificar quem é, mande advertencia, se não identificar, como é o caso aqui do meu c ondomínio, faça avisos de conscientização às pessoas "educadas".

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

Genesio, na caixa "Faça sua pergunta abaixo" você coloca o título da sua pergunta, teclando o do teclado ou com o maouse você irá pra a caixa "Informações adicionais (opcional)", onde tem um espaço bem maior para digitar e detalhar sua pergunta.

Mas, vamos lá, fica difícil identificar quem joga lixo pela janela e advertir e multar essa unidade, então, comece por fazer campanhas com cartazes e circular que informem ao morador que isso é proibido, oferece riscos a quem passe próximo ao prédio e assim o condomínio pode ser processado etc etc
Geralmente, com as campanhas já diminuem em muito essas ocorrências.
Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
FÁBIO PAIVA
FÁBIO PAIVA respondeu
9 anos

TENHO ESTE PROBLEMA NO MEU CONDOMÍNIO E A PRINCIPAL DIFICULDADE É IDENTIFICAR QUE SÃO OS MORADORES QUE FAZEM ISSO. CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO AJUDAM BASTANTE A AMENIZAR O PROBLEMA. ATT

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Qdo identificar quem tenha jogado, advertência e, se voltar a acontecer, multa.
Como identificar? Não é simples, mas tem detalhes que podem dar pistas. No "meu condomínio" já peguei 2 diretamente e 2 indiretamente.
Diretos:
* O papel jogado no jardim do condomínio tinha o nome do morador - advertência enviada para o apto com o papel scaneado junto.
* Uma nota fiscal no jardim tinha o CPF do consumidor. Na página da receita consegui o nome do morador. Idem.

Indireto: Guimba de cigarro (bituca) na varanda de um apto. Como só poderia ter vindo dos aptos acima, enviei pré-advertência p/ os 2 aptos superiores e aguardei alguém dizer "Não fou lá de casa...". Silêncio total. Assim ficaram os 2 aptos advertidos e nunca mais aconteceu reclamação do apto vitimado.

Não sendo possível identificar - campanha interna: quadro de aviso, envio por e-mails, etc, e anexe fotos dos casos. Não deixe de ilustrar - cham atenção - e relatar o que são capazes de jogar pela janela. De preferência as coisas que venham a causar danos e asco!

E INFORME QUE:
Caso quem seja vitimado, por não poder se identificar o apto agressor, decida processar o condomínio, caso haja ganho de causa p/ a vítima, o condomínio honrará E ENTRARÁ COM AÇÃO DE REGRESSO PARA O RATEIO APENAS da face que esteja no lado do problema, quiça a coluna.

Isso provoca um pânico entre os moradores pois sabem que se o vizinho deles jogar uma guimba e incendiar um apto, o condomínio pagará os danos e acionará a coluna ou face do dano causado. Assim todos passam a vigiar o comportamento do vizinho de fazer a janela de lixeira com receio de ter que bancar um rateio só pq está na mesma face.

Se quiseres te envio o modelo de cartaz que já faço desse assunto.

A campanha tem que acontecer a cada 4 meses. No início eu fazia com mais frequência, a cada objeto estapafúrdio encontrado. E ia colocando o tom p/ causar mais indignação dos moradores, a ponto de haver rádio peão das pessoas comentando "Deve ser gente ignorante morando aqui... que horror!"

Deu certo, 2 anos depois, a limpeza e a manutenção do jardim recolhem pouquíssimas guimbas diárias e mensais nos canteiros. Passam-se o meses sem nada grave jogado pela janela. Ainda existem filetes de pacote de biscoito, uns cotonetes, mas melhorou muito! Nem nas marquises encontra-se guimbas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Patricia Sampaio Telles
Patricia Sampaio Telles respondeu
9 anos

Sou síndica de um condomío em Curitiba e tenho este problema tb. Temos marquize e uma vez por semana temos que fazer a limpeza, pois jogam guimba de cigarro que pode vir a entupir os ralos. Jussara Cunha, se vc puder enviar o modelo que vc usa eu ficarei muito grata. Um abraço Patricia

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sandro Araujo
Sandro Araujo respondeu
9 anos

Caro Genesio:

O primeiro passo é identificar quem faz isso. Em seguida, você deve notificar o responsável para que o fato não se repita. Se não houver solução, o morador deve ser multado. Um abraço!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Mande-me um e-mail e te enviarei as várias versões: ilhadecapricondominio@yahoo.com.br

Depois de 3 anos, as marquises daqui podem ser limpas mes a mes. Nessa da guimba, já mandei pré-advertência para uma coluna quase inteira - apto vítima era do 2o. andar e mandei para os 13 aptos de cima. Ainda coloquei no elevador o mesmo aviso, mas enfatizando "Por favor morador da coluna 18 que fuma Lucky Strike. Se estiver com falta de cinzeiro em casa a síndica o presenteará com 1 dúzia de cinzeiros sem custo para o condomínio!".
Pessoal riu muito junto c/ a indignação "Puxa D. Jussara, a pessoa mal educada mesmo, hein?!". Funcionou: a marquise passou a precisar de limpeza mensal só por forma. Fica limpinha! Já estou até pensando em colocar umas floreiras leves para enfeitar!

E sempre ameaçando com a AÇÃO DE REGRESSO!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
homero cerizza
homero cerizza respondeu
9 anos

Primeiramente veja o Regimento Interno. Se há proibição, envie uma advertência e se continuar, uma multa.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Martins
Eduardo Martins respondeu
9 anos

Caro Sr.Genésio, Se o Sr é o síndico do condomínio redija um comunicado em nome do Condomínio informando sobre o erro desta prática de jogar sujeiras pela janela ao condomino que o faz, informando que se esta conduta se repetir, será obrigado a advertí-lo com "multa" (prevista no código civil no artigo 1337). Este comunicado deverá ser impresso em duas vias. Uma será entregue ao condomino e outra - que ficará com o senhor guardada - deverá ser assinada "e datada" pela condômino, informando que recebeu uma cópia "ou" pode mandar a advertência por Aviso de Recebimento (AR) pelos correios que atualmente deve está custando em torno de "R$7,00 à R$8,00". Boa sorte!pisci

Fonte: Código Civil Brasileiro (Lei 10.406)

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marcela Cazeca Alvim
Marcela Cazeca Alvim respondeu
8 anos

Bom dia,
Meu nome é Marcela
Fiquei muito enteressada no seu cartaz, ja fiz varioas aviso sobre jogar lixo pela janela, mas não deu resultado,
Se puder gostaria de receber modelo de aviso que voce colocou.

Obrigada.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
MIRELLA FREITAS COSTA
MIRELLA FREITAS COSTA respondeu
7 anos

Jussara,
me envia o modelo desse carta?
Grata.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Thiago Urbano
Thiago Urbano respondeu
5 anos

Pessoal Boa tarde

No meu condomínio tem um problema gravíssimo, um morador abençoado joga fezes humana pela janela, já coloquei avisos, até câmera mais não conseguimos pegar.

Alguma dica por favor..

Obrigado

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rodolfo Furtado Lima
Rodolfo Furtado Lima respondeu
4 anos

Alguém teria um modelo de cartaz para uma campanha de conscientização?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Fernando Wilwerth da Cunh

Eu estou com esse problema. Tentei resolver conversando com o filho, mas ele não conseguiu conter a mãe. Então instalei câmeras, e já tenho vários vídeos salvos. Liguei para o filho dela, disse que tinha vídeos e que, se ele não resolvesse, daria queixa na delegacia. Desde então, não tenho tudo reclamações de pedestres. Agora é esperar para ver se surtiu efeito.

Fernando Wilwerth - síndico

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Carla Ferreira
Carla Ferreira respondeu
1 ano

Jussara Cunha, por favor, envie para mim algo sobre a campanha de conscientização. Muito obrigada, Carla Ferreira

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...