Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Novo síndico assumiu em Março de 2012. Ele colocou como 1ªconselheira sua esposa. Desprezou o sub-síndico (diz não confiar) e só quem pode assinar cheques, ´já que são 2 assinaturas, ele (síndico) e a esposa. Isso é permitido, além da esposa ser a 1ª conselheira, somente ela assinar cheques com ele?
Desde já agradeço,
Angela Raquel
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Angela,
Não seria conveniente tal situação, pois se presume que o conjuge do sindico eleito é, no mínimo, suspeito para manifestar-se d=sobr os atos do companheiro. Há uma clara incompatibilidade que deve ser evitada, ainda mais que o sindico spó aceita que a esposa assine os cheques.
´Há algo de podre no reino ".
Fonte: Manual do sindico editado pelo secovi
Angela,
Segundo CC 02:
Art. 1.356. Poderá haver no condomínio um conselho fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembleia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do síndico.
CONSELHO É ELEITO. Não "colocado" !
E a assinaturas é algo proposto na AG quais serão os pares - AG vota.
Não confiar no subsíndico para assinar JUNTO!? Ora... esquisito, hein!
E o CONDOMÍNIO não confia que membros da mesma família, ainda mais sendo marido e esposa, também não são confiáveis, nem em depoimento na polícia!
Levantem esse assunto na AG!
Ele terá que acatar o que a AG determinar!
Angela, em primeiro lugar, voces não deveriam eleger sindico e esposa para o conselho e segundo lugar, a assembleia votou/decidiu que poderiam assinar em conjunto? Se foi aprovado em assembleia menos mal, mas jamais votaria em condômino para sindico e esposa para conselho, ora, voce viu quem vai aprovar as contas do sindico? A esposa, ABSURDO o que voces fizeram e absurdo o sindico implantar este sistema. Todo sistema de assinatura do condominio deve ser aprovado em assembleia e nenhuma assembleia deveria votar ou aprovar uma situação desta. Francisco
Sr. Francisco,
não foi aprovado em Assembléia Geral Ordinária, quais as pessoas que assinariam cheque, foi aprovado sim, que a esposa do síndico seria a 1ª conselheira. O que me admira muito, é que pessoas experientes, proprietários muito mais antigos que eu, não impediram isso. Os condôminos terão que pedir uma nova Assembléia, para que esse assunto polêmico seja resolvido. Eu já fui 1ª conselheira antes de ser síndica, mas o síndico não era meu marido. Não estou gostando muito também. E tem mais, eu sempre emiti os boletos bancário sem cobrar nada, o atual síndico não quer mais que eu faça esse serviço, prefere que o Itaú o faça, os moradores não irão aceitar, se eu posso fazer sem cobrar, porque deixar para o banco fazer, estranho não acha?
são duas pessoas(sindico e esposa) respondendo pela mesma unidade? e aprovaram? estranho!
Angela Raquel , eu sempre digo que cada condomínio tem o síndico que.......elege. Voces elegeram o cara e ainda por cima , pelo que vc disse , tambem elegeram a esposa dele. Portanto até ai nada a reclamar , concorda ? Quanto ao fato dele colocar a esposa eu , veja bem , eu , não acho certo , mas mesmo assim é responsabilidade dele. Quanto ao fato dele não confiar no sub não entendi, porque me parece devia ter existido a apresentação de uma " chapa " para " concorrer " ao cargo de sindico . Quanto ao fato dele querer que o banco emita os boletos , eu deixaria que ele fizesse isso para ver no que ia dar , desde que o valor a pagar fosse justo. Agora suas desconfianças podem ser infundadas ou não , só o tempo dirá, mas vc pode a qualquer momento solicitar a prestação de contas para " dar aquela olhada ".
Boa sorte
Sr. Jorge,
como não quero ser injusta e muito menos me precipitar, os condôminos estão aguardando que ele ponha tudo em ordem (na cabeça dele). Ele nunca fez uma prestação de contas, só que de Janeiro de 2012 comecei a usar livro caixa, lancei o mês de janeiro, fevereiro, já o mês de março irá ficar por conta do novo síndico, mas com toda certeza ele sabe que qualquer condômino pode pedir, desde que sejan na presença dele, para ver o livro caixa e os documentos que foram registrados.
Muito obrigada pela resposta.
Angela Raquel