O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Hilton Nascimento

INADIMPLENTES - A lei permite o sigilo total das informações ??

Por Hilton Nascimento
Perguntou há mais de 1 ano

Os números dos apartamentos dos inadimplentes (sem constar o nome do dono) jamais é divulgado : nem nos balancetes mensais, nem nas assembleias, nem nas assembleias extraordinárias, nem na assembleia ordinária de prestação de contas, nem pedindo ao síndico para ver nos registros das pastas do condomínio (o condomínio tem convenção registrada e empresa de contabilidade que faz o serviço contábil mensal) mas, na convenção diz que : "O síndico deve prestar esclarecimentos ao conselho consultivo ou à qualquer condômino que o solicite." O síndico alega que, por lei, ele não pode dizer para ninguém quais são os imóveis devedores. Obviamente, ninguém pode afirmar que o próprio síndico ( que não tem dispensa de taxas condominiais) não conste na lista de inadimplentes e, evidentemente, também ninguém sabe como, quando e de que forma, os inadimplentes pagam as taxas devedoras : se pagam com multa e juros; se são feitos acordos diretos com o síndico; quanto tempo os devedores permanecem na lista; se são sempre os mesmos que não pagam as taxas em dia; se algum devedor nem pode mais ser cobrado pela prescrição da dívida; etc...Pesquisando no site do Poder Judiciário Estadual, pelo nome do condomínio (que tem CNPJ) e pelo nome do síndico, nota-se que também não existem processos de cobrança judicial dos devedores, em andamento.........O síndico pode atuar desta forma ??...Existe lei que proteja o síndico desta divulgação ?? ...Caso exista, qual lei ??......Os demais condôminos não se importam com o que acontece no condomínio nem adianta contar com eles para qualquer ação de destituição do síndico pois, já foram roubados em mais de 30 mil reais de um síndico antigo e o valor jamais foi recuperado (eu não morava no condomínio, é claro...).

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Hilton,
Vivemos num país, Alice das maravilhas, onde a desinformação e o mito são a verdade!
Imagina um síndico que não precisasse prestar contas de nada? Eu não imagino!
Então, dizer por que as despesas são maior que a receita, quando falta dinheiro dos inadimplentes.
Imagina esconder isso de uma assembleia de prestação de contas, por que não pode dizer quais os aptos. estão devendo?
Então é absurdo o que ele diz para vocês!
Existem algumas regras sim, não divulgar o nome, só o número das unidades devedora e não divulgar em lugares públicos, de toda natureza.
Um abraço!

Fonte: Pessoal

Assinatura: Marçal - Síndico Profissional
marcal627@bol.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Alan Vieira dos Santos
Alan Vieira dos Santos

Respondeu há mais de 1 ano

na taxa condominal que devem estar acompanhados os balancetes mensais, os dados com a numeração das unidades e seus valores de débitos devem estar explicitos, inclusive assim estes dados são seguidos pelos donos nas reuniões assim tambem se cumprindo as diretrizes de quem pode ou não participar das assembléias.
o que não pode é estes dados estarem explicitos em áreas abertas ou em locais que pessoas estranhas ao conomínio tenham acesso e tambem não pode ser através de nomes, apenas a indicação da unidade.

Assim tratamos aqui e nos codomínios e boletos que tenho acesso.

Assinatura: Alan Vieira

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Alan Vieira dos Santos
Alan Vieira dos Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Hilton, boa tarde

Acho que este link pode lhe explicar melhor

http://tudocondo.com.br/administracao-condominial/como-apresentar-lista-de-inadimplentes-do-condominio/

Fonte: tudocondo

Assinatura: Alan Vieira

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.