Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×qual o melhor tipo de administração moderna para um condomínio de 28 apartamentos
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
A melhor administração é a que funciona!
Pode ser aplicado autogestão para economizar e, no dia em que a palavrinha mágica ecoa na AG ECONOMIZAR, todos se animam e prometem amor eterno.
Com o passar do tempo ninguém chega junto, nenhuma comissão dá retorno qdo solicitado - veem como trabalho voluntário e pode dar o retorno daqui 50 meses! Aí não vai ter autogestão que funcione!
Só um condôminos maduros, atuantes, conscientes da importância da boa gestão da propriedade deles é que qualquer gestão moderna funciona: distribuída, participativa, por projetos, o nome mais lindo que possa se encontrado.
Mas com o perfil de condôminos onde a média de comparecimento a AG na cidade de São Paulo é de 30% 30% 30% ... não tem mago da administração que faça a receita mágica: tem que ser o arroz com feijão de Taylor (Esse é o nome oficial? Não sou administradora - estou administradora) e com pinceladas de um "chicote" pois as ovelhinhas insistem em fazer coisa errada!
Vamos ver se no fórum tem que traga melhores vivências - oásis, com certeza - sobre gestão moderna!
Bom Domingo de Ramos!
José,
Existe a boa administração e ela com certeza terá que moderna. Em que sentido?: saber de tudo que existe para bem gerir o condominio.
Num condominio de 28 aptos. na minha opinião, poderiam fazer uma autop gestão. Dá trabalho? sim, mas sairia mais barato do que contratar uma administradora.
Se não tiver ninguem para administrar então contrate uma boa administradora.
Oi Jose
Num prédio desse tamanho balancetes e boletos a gente não leva mais de uma hora por mês para fazer, ok? Babinha babinha. E o próprio programa já emite as cartas de cobrança. Mas as facilidades acabam por aí. Você precisa analisar se o perfil do seu pessoal é de "casais maduros" ou "estudantes de republica" para saber se vale a pena assumir o desgaste ou se é melhor contratar uma administradora.
Porque como bem coloca a Ju, falou em economia todo mundo quer, mas apareça com a seringa e vc não encontra um bumbum.
Boa sorte
Abraços
Jose Luiz, administração moderna começa pelo conhecimento do sindico do codigo civil parte de edilicio, conhecimento da convenção e do regulamento interno, conhecimento/participação de feiras anuais onde se expôe os mais modernos equipamentos para condominios, tanto na área de segurança, como na parte funcional. Administração moderna também é aquela em que as assembleias devem ser virtual, onde os debates acontecem pela internet e automaticamente vota-se as matérias escolhidas pela comunidade,a qualquer hora do dia ou da noite, podendo ser mesmo até sem a presença . Administração moderna é aquela em que o sindico administra junto com o conselho, dividindo opiniões sem se intitular o xerife que manda e desmanda. Criar fundo de obra, destinado a modernização do edificio, fazer retrofit valorizando o patrimonio de todos. Modernizar elevadores, modernizar as garagens, em fim há muita coisa para se fazer e tornar sua administração moderna, atual, avançada, trazer sempre novas ideias do que se ha de melhor em tecnologia no mercado, para ser discutido e apreciado em assembleia . Francisco - Sindico Profissional
Jose, tudo depende: há funcionários? são próprios ou terceirizados? qual o perfil do prédio inquilnos ou proprietários, jovens, meia idade ou idosos? que tipos de contratos e prestadores de serviços são utilizados?
A contabilidade será fácil, exceto se tiver funcionários próprios, pois Folha de Pagamento tem um monte de detalhezinhos; no mais, são Notas Fiscais para verificar recolhimentos necessários e fazer o pagamento; sobre os recebimentos é melhor via boleto bancário, aí é controlar via arquivo enviado pelo banco.
Enifm, se você tem disponibilidade de tempo e conhecimento contábeil, faz isso com tranquilidade, mas se não tem tanto tempo ou desconhece as rotinas contábeis aí, a coisa pega, é melhor ter uma administradora.
Hoje, eu particularmente, não abro mão de ter uma administradora com depto jurídico (para eventuais consultas e fazer as cobranças de atraso) e também internet; consulto tudo via internet e resolvo a maior parte dos problemas também via internet, então minha administradora também tem que ter serviços disponíveis via site da internet.
Administrar bem não é economizar, é ter serviços a preços justos; pagar pouco ou fazer auto gestão com quem não domina o assunto é dar tiro no próprio pé, depois vem um processo trabalhista ou mesmo uma autuação fiscal e a pouca economia que se conseguiu vai para pagar a indenização ou multa.
Para prédios menores os valores cobrados pelas administradoras também são menores, uma vez que geram menos trabalho.
Pensem bem para tomar uma decisão.
Boa sorte.
Prezado
Tudo vai depender de quem for eleito síndico. Não adianta querer fazer planos se a pessoa eleita não tem tempo ou só aceitou ser eleita para ficar isento do pagamento do condomínio ou receber pró-labore. O que é necessário é ter uma pessoa dedicada, que leia e cumpra a convenção de condomínio, tenha conhecimento básico de contabilidade e parte trabalhista. Também é importante que seja contratada uma administradora que preste um bom serviço e que tenha idoneidade e lastro financeiro para evitar prejuízos futuros. É importante também ter um bom porteiro. Luis Augusto Giannotti
Prezado Fancisco,
Você está falando de um condominio de alto padrão, com pessoas endinheiradas e inteiradas de toda a modernidade e que tenha muito dinheiro.
Com dinheiro é trudo muito mais fácil.
Quando não for o caso, pode-se administrar de forma moderna, dentro dos padrões de vida dos proprietários, não acha?
Telma - sindica pofissional