Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Não entendo nada de nada de condomínio, mas estou morando em um prédio de aproximadamente 30 aptos, à dez meses e não consegui ver as plantas(não existem), a convenção, o regulamento etc. fico sabendo das regras quando supostamente quebro alguma, não consigo reclamar pois o sindico sempre diz que vai resolver, mas nunca resolve nada, e ainda diz que as sugestões (quando a gente consegue fazer alguma) que ele mesmo pede são afrontas a sua autoridade. Isso realmente é possível o sindico não aceitar as opiniões dos condôminos e agir como dono do prédio? Alem disso ha varias coisas que precisam de manutenção urgente como interfone e tranca eletrônica da porta, já que não há porteiro, mas não houve nenhuma assembleia em todos esses meses, e ainda temos que engolir qualquer coisa que ele disser, como rateios sem orçamentos e serviços que nunca ficam prontos. Ele vive dizendo que vai deixar de ser sindico e colocar em uma administradora mas nunca o faz, gostaria de saber se seria melhor a administradora ou apenas mudar ou contratar um sindico novo? e se é legal contratar um sindico? qual melhor maneira de resolver essa situação? e qual a legislação e melhor forma de usá-la em argumentos para resolver esta situação? quanto é em media o custo da administradora e da troca do interfone?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Vanessa,
O custo de uma administradora depende de vários fatores. Só consultando uma para sabere.
Não pode existir administradora no lugar do sindico e quando o sindico mesmo faz a administraão sozinha, ele está usando de má fe´, pois não sabe conduzir, sozinho um condominio, por isso ele usa e abusa da pretensa autoridade que ele pensa que tem, mas nÃO tem.
Quem, decide as ações que envomv3em dinheiro, reajuste, obras, etcx, só por assembléioa.
Acho que vocês estão precisando de trocar de sindico.
Vanessa, uma coisa por vez.
Administradora é uma coisa e síndico é outra, totalmente diferente. Todo condomínio deve , por lei, ter um síndico, mas nem todo condomínio precisa ter uma administradora. Quem administra o condomínio é o síndico, que deve ser eleito em assembleia de condôminos; para auxiliar na sua administração o síndico pode contratar uma empresa prestadora de serviço que é a administradora, que ficará encarregada por exemplo, da Folha de Pagamento (se houver funcionários próprios), da emissão dos boletos e cobrá-los, fazer os pagamento autorizados pelo síndico etc.
Sendo assim, a administradora é uma prestaodra de serviços administrativos ao síndico e condomínio.
O custo dessa empresa varia de condomínio para condomínio.
Sobre contratar um sídnico, há a possibilidade de ter o chamado síndico profissional, mas ele também deve ser eleito em assembleia, ou seja, se o condomínio optar por ter um síndico contratado, faz a seleção de 2 ou 3 candidatos e leva-se para a assembleia eleger a contratação de um deles.
Sobre a toroca de interfone, isso também vaira de condomínio para condomínio para condomínio, no entanto, a empresa fica respnsável por dar manutenção nas áreas comuns, se houver a necessidade de troca do aparlho detnro da unidade, esse novo aparelho é cobrado da unidade.
OK?!
Vanessa:
Prédios antigos normalmente se perdem as plantas, mas se pode solicitar uma 2.ª via na prefeitura da cidade com algumas burocracias a serem cumpridas.
Administradora não pode ficar no lugar de síndico a menos que se eleja como síndico profissional o que no seu caso não acho o melhor. É interessante ter administradora pois os condomínios tem vários recolhimentos que devem ser feitos, fazer a pasta de balancete mensal, cobrar os condomínios, cobrar os inadimplentes.
O melhor no caso de vocês seria talvez eleger outro síndico e ter maior participação dos moradores na administração. Saber se há dinheiro suficiente para as obras. Se não houver fazer rateios extras e priorizar as obras e ir fazendo. Prédio antigo sempre tem muita coisa para fazer.
Tudo pode ser resolvido, vá por partes e com paciencia e cooperação as coisas se resolvem.
Apesar de ser leiga concordo com todas as respostas mas, estou a procura da legislação pois quero me preparar para assembleia, se houver, pois dizem que a ultima foi a 4 anos, para argumentar com os moradores, com fundamentação legal, porque me parece que a maioria tem medo de enfrentar o atual administrador devido a alguns desentendimentos anteriores, em que houve alem de agressões verbais, agressão física. como não posso ter certeza do acontecido por não estar presente na época, prefiro de armar dos meus direitos e cobrar os deveres, para acabar com esse foco de ditadura que ainda existe aqui.