Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
o PREDIO POSSUE TOTAL DE 6 FUNCIONARIOS , 1 PISCINA ADULTO E 1 INFANTIL TEM 16 ANDARES ,
TEM GASTOS COM DESPESAS DE CONSERVAÇÃO , CONSUMO , FOLHA DE PAGAMENTO COM FUNCIONARIOS E UM CAIXA DE RESERVA QUE SE MISTURA COM O ORDINARIO NA ORDEM DE 28.000
Qto devo ter para o fundo de reserva, na conta corrente( despesas ordinarias) Qual seria o valor ideal para se ter um ponto de equilibrio e qual o necessario para um fundo recisorio, pois os funcionarios são proprios ...
Qto deveria ter de folga para uma emergencia???
Pois tudo o que temos esta dividido em fundo de reserva e ordinario, como melhorar esse caixa???
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Normalmente não há em lugar algum um mínimo ou teto para o saldo do Condomínio. O Fundo de reserva tem uso específico que não pode ser utilizado sem prévia autorização, salvo casos emergenciais. Portanto esta conta, por ter sua arrecadação vinculada à ordinária (normalmente uma porcentagem da arrecadação ordinária), acaba acumulando um saldo maior. Estas disposições são, via de regra, estipuladas na convenção condominial.
Para a conta ordinária seria interessante algo em torno de uma emissão mensal.
Quanto ao fundo rescisório, é bastante simples: O que onera o Condomínio em caso de rescisões, é a multa de FGTS (40% do saldo constante na conta do funcionário + 10% de imposto, totalizando 50%) portanto basta reservar 50% do que é pago mensalmente de FGTS do pessoal. As verbas de 13° e Férias normalmente são provisionadas separadamente.
Espero ter ajudado, atenciosamente!
Saulo Zaniboni
Convivium Brasil Administradora de Condomínios
Gaby, o melhor é trabalhar com contas separadas entre:
- ordinária: despesas do dia-a-dia do condomínio (funcionários, manutenção, materiais diversos, conservação de elevadores, portões, equipametnos de segurança e interfones, água, luz, gas, telefone etc);
- fundo de reserva: normalmente consta da convenção, um saldo interessante seria 1,5 x o total das desepesa do mês;
- pessoal: de onde são feitos os pagamentos de férias, 13º e recissões, aqui cabe bem ter como saldo uma Folha de Pagto com os encargos, como segurança;
- obras: esta é a conta mais difícil, pois sempre estamos fazendo obras, então uma arrecadação mínima se faz necessária para que não se utilize sempre o fundo de reserva, deixando então o Reserva para emergências mais caras.
Não sei se consegui responder, sua pergunta, mas é maiso ou menos asism que fazemos aqui onde administro.
Gaby,
Não é tão fácil dizer a você quanto deve ter em caixa.
Faça um levantamento de quanto você tem de arrecadação e quato tem de despesas. Se as despesas estiverem maiores do que as receitas, o condominio deverá ser reajustado.
O fundo de reserva é cobrado à parte, normalmente é de 5 a 10¢ sobre o valor da arrecadação da taxa condominial e você deve mante-lo aplicado à parte, pois ele tem destinação própria que não é a de pagar as despesas ordinárias;
Também pode ser feito um fundo de 13º e férias, para que no final do nao vocês não sejam pegos de suspresa e precisar fazer rateio extra.
Tomando essas atitudes, você deverá ficar com o caixa ok e se precisar mandar um funcionário embora e não tiver a grana, faça rateio extra.
Espero ter ajudado.
Olá, no caso de demitir um funcionário e precisar fazer rateio extra os condominos podem se recusar a pagar por não concordar com a demissão do mesmo? É necessário assembléia para votar a demissão de um zelador?
Quanto a demitir e admitir depende da convenção, se ela respaldar o sindico então não ha discussão, como rateio ninguém gosta de fazer o ideal e criar um fundo indenizatório, de modo geral em composição de mão de obra utiliza-se 11,33% da mão de obra.
Gaby, boa tarde!voce precisa fazer um apanhado de quanto gasta com manutenção (luz, agua, conservação de elevadores, bomba dágua, portões, interfones,, etc.), quanto gasta com folha de pagamento de funcionarios, verifique a sua convenção o quanto estipula para recolhimento de fundo de reserva, se ela for omissa essa porcentagem deve ser estipulado em assembleia, somente assim voce poderá saber o quanto gasta e quanto poderá dispor em alguma eventualidade.
Silvia