O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
RICARDO HERNANDEZ VALDES

Em qual situação a administradora do condomínio pode negar informações ao sindico?

Por RICARDO HERNANDEZ VALDES
28 dias

Sou síndico do condomínio e ao estar insatisfeito com a gestão da atual administradora, optei por realizar a rescisão do atual contrato e contratamos outra administradora para iniciar no mês de novembro. Estou solicitando a atual administradora a relação atualizada de moradores com o CPF para emissão do boleto do próximo mês com a nova administradora contratada e eles não estão respondendo. Há alguma lei que ampara nesse caso a administradora negar informações ao síndico?
Obrigado

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu
28 dias

Peça para a nova administradora entrar em contato com a outra. E envie uma solicitação destas informações com AR ou via cartoral.

Fonte: Eu

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
28 dias

Você deveria ter o cuidado básico de pegar ao menos os documentos essenciais ANTES de dar o aviso de rescisão do contrato. O que seu contrato diz sobre o distrato? É nele que você deve se basear.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
28 dias

Ricardo, boa tarde. Os documentos pertencem ao condomínio, não a administrador, mas você não pode impor nada a eles, se não for amigavelmente, tem que ser via judicial, ou através do RI, certidão de onus, mas tem custo.

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
28 dias

Ricardo - você deveria ter tido o cuidado de ter os relatórios necessários antes da rescisão. Você deve ter feito a rescisão com base no contrato existente. Deve ter feito uma concorrência com pelo menos 3 administradoras.

É preciso experiência para ir fazendo a rescisão sem nenhuma orientação da contratada. Normalmente, o Sindico faz o contrato, respeitando o prazo de rescisão da antiga. Dá uma procuração a nova administradora para entrar em contato com a em exercício e tudo correr numa boa.

José Lopes (lopesjg@uol.om.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
28 dias

Ricardo - Precipitou-se, agora será muito difícil tirar da administradora tais informações. Estas informações são prestadas pelo sindico de cada condomínio e os que ai passaram, não agiram corretamente, não mantiveram um arquivo com informações sobre cada condômino, arquivadas em pastas e guardadas em uma sala ou escritório no próprio condomínio, mas nada impede destes documentos serem guardados no apto do síndico, sob responsabilidade dos mesmos, que por aí passarem. Você também, para rescindir este contrato, teria que ter obedecido as clausulas que nele poderá constar. A Lei é o contrato e as clausulas que nele constar. Contrate um Advogado em sua cidade para tentar conseguir estas informações numa boa ou levante-as diretamente com aos condôminos, esclarecendo os motivos. Mas também poderá encontrar dificuldades, caso esta troca não tenha sido decidido e esclarecido aos condôminos em uma assembleia. Está com uma boa encrenca em suas mãos. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

jorge hugo alves de azevedo
jorge hugo alves de azevedo respondeu
28 dias

Em nenhuma situção, os documentos pertecem ao condominio.Serve de ensinamento e tenha sempre backup dos principais documentos.A nova administradora resolve isso.

eço

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
28 dias

Boa noite! Na transição você apenas deveria passar uma procuração para a nova contratada e esta faria o requerimento.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Karina Nappi
Karina Nappi respondeu
16 dias

Sr. Ricardo, boa tarde.

Na rescisão a atual administradora solicitou os documentos visto o encerramento do contrato, que possui dentre suas cláusulas o termo de devolução dos documentos e dados confidenciais do condomínio.

Se os antigos administradores não querem passar as informações, cobre pela administradora nova de forma judicial.

Espero ter ajudado.

Karina Nappi (Moderadora homologada | Canal Tira-dúvidas)
Mario Dal Maso Administradora de Condomínio
www.mariodalmaso.com.br
(11) 5095-1333
karina@mariodalmaso.com.br

katia
katia respondeu
15 dias

Ricardo, essas informações não são da administradora são do condomínio e ainda mais mediante a restrição contratual ela tem que te passa tudo não pode segura nada, e comum que eles peçam prazo maximo 30 dias fora isso ela já estará dando sinais de que tem algo errado, peça pra sua administradora atual formaliza isso por e-mail ou através de carta eles tem que libera tudo, mas vcs tb tem que da prazo que ela solicita até porque lista dados é tão simples não sei porque eles estão segurando a informação ela sabe que compromete a emissão da proxima cobrança e profissionais desta area não pdem agir assim, mas formalize pedido nada de so liga formalize

Katia (011) 9 4774-7482

Habitat Administradora de Condomínios

Boa tarde,

Os documentos sao de propriedade do condomínio, não da administradora. Portanto, solicite formalmente, com aviso de recebimento e protocolo, a entrega imediata de tudo que lhes pertence.

Habitat Administradora de Condomínios - Sua tranquilidade, Nossa missão!
Site: www.habitatadm.com.br
Email: contato@habitatadm.com.br
Tel: (11) 3834-2180

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...