O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
AFS FERREIRA

ADMINISTRADORA PAGOU CONTAS DE ENERGIA QUE NÃO PERTENCIAM AO CONDOMINIO!

Por AFS FERREIRA
30 dias

Bom dia, Meu condomínio é recente e a Administradora foi indicação da construtura, só agora que recentemente com foi liberado os balancetes e livros, que pude verificar as contas. o Antigo Sindico era da Administradora e verificando percebi que as contas de energia vinham de outro endereço e não do condomínio. No valor total de 35 mil reais, isso pelo menos há um ano. Com o novo sindico que também foi eleito pela construtora pois eles tem a maioria dos votos, o Sindico não é morador. Pois bem verificaram e viram realmente que se tratava de um erro, mas agora falaram que se tratava de um erro da CIA de energia e não do sindico antigo, quem realmente deve devolver os valores? EU CREIO que o erro foi da Adm e ela que deve devolver os valores mas o SINDICO ficou inerce e não se move.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Habitat Administradora de Condomínios

Bom dia,

A Administradora possui co-responsabilidade, entretanto as autorizações de pagamento de contas vem do síndico, portanto o fato deve ser justificado por este.
É importante verificar toda a operação realizada antes de iniciar a tomada de uma decisão por parte dos moradores.
Quanto a indicação. As construtoras normalmente fixam uma administradora por um prazo de 2 anos e após isso poderá ser rescindido o contrato e contratada uma nova administração condominial.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Habitat Administradora de Condomínios - Sua tranquilidade, Nossa missão!
Site: www.habitatadm.com.br
Email: contato@habitatadm.com.br
Tel: (11) 3834-2180

Osni - PROCOND
Osni - PROCOND respondeu
30 dias

Sra. Ariane,

Se o erro é da empresa que presta serviços de administração (muito comum pelo relacionamento com a construtora e/ou sindico indicado), devem cobrar da Administradora.

WWW.PROCOND.COM.BR - Assessoria, Consultoria, Sindico e Administração Condominial
www.SeuCondominioLegal.com.br | contato@procond.com.br | (13) 98119999

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
30 dias

Ariane - é responsabilidade do Sindico os pagamentos. Se ele delegou para a administradora, continua sendo dele a responsabilidade.
Recomendo antes de iniciar qualquer processo, fazer uma verificação de consumo do condomínio no período medido; pode ser um erro só de endereço.

Houve aprovação das contas em assembleia?

Se houve pagamento indevido (precisa fazer as verificações acima), entendo que o Sindico e Conselheiros (se recomendaram aprovação das contas em assembleia) ressarcir o Condomínio. Considerando que a administradora é subordinada do Sindico, caberá a ele exigir reembolso do valor que estiver arcando para ressarcir o condomínio.

Aqui, embora na época, não ser nem Sindico e nem Conselheiro, descobri que a administradora indicada pela construtora não recolhia encargos. A rescisão ocorreu em 6 meses.

É preciso saber e ter provas para qualquer ação.

José Lopes (lopesjg@uol.om.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
30 dias

Ariane, bom dia. Neste caso o responsável é o síndico.

AFS FERREIRA
AFS FERREIRA respondeu
30 dias

Jose lopes Gomes, Me elegeram conselheira agora, Na época não tinha conselho. As contas foram sim Aprovadas, mas naquela, é um condomínio com 350 apartamentos e na época só tinham 20 vendidos, o resto era da construtora, como a indicação da Administradora era da Construtora e o Sindico era da Administradora, não sei como feito. Me mudei agora. Quando me elegeram do Conselho pedi todos os Balancetes e verifiquei desde o inicio e assim que vi o erro comuniquei ao atual sindico. Inicialmente ele disse se tratar de 2 contas somente, mas na realidade foi desde o inicio " é difícil" dizer em erro da CIA de energia elétrica sabe, Pode ser ? até pode, mas os condônimos nada tem a ver com isso. Sei que foi aberto um protocolo para verificar estas duas contas. Mas desde o primeiro balancete a instalação não é lá no condomínio.

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Boa tarde! A responsabilidade de conferir é do síndico.
E é bom alguém no condomínio ficar atento a garantia,as construtoras tem mantido sindico apenas durante a garantia para este não questinar os possíveis defeitos construtivos.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
30 dias

Oi AFS!
Antes de buscar um culpado, veja se o endereço na conta não é de alguma rua paralela ao prédio, por que um prédio em construção, tende na solicitação ter feita por uma delas, por não terem definido a entrada principal?
E, também tem que verificar se o empreendimento em endereço novo, não alterou o nome da rua?
Também verifique na conta o número do cliente e do relógio para verificar se não bate?
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

AFS FERREIRA
AFS FERREIRA respondeu
30 dias

Gilmar Marçal Rosa Eu verifiquei o endereço antigo e a Rua não é paralela fica próximo sim, mas o endereço da instalação mudou 2 vezes inclusive durante o Ano. O primeiro endereço fica próximo ao outro empreendimento da mesma construtura, o Nome do empreendimento é parecido fica na mesma rua, mas a instalação fica numa rua diferente, até pensei nesta possibilidade.
Estamos aguardando a CIA de energia se pronunciar, mas em caso de recusa dela dizer que houve erro da parte dela, a administradora então que deverá arcar com os valores ?

katia
katia respondeu
22 dias

AFS simples primeira va ate a empresa de energia eletrica e verifique o que eles tem a falar sobre este fato se foi realmente problema no cadastro deles como que eu duvido muito ainda mais por ser GUARULHOS lá terá todos os espelhos do mes a mes e vcs antes de tomar qq decisão poderão saber como deve proceder, outra situação as contas foram pagas com outro nome correto alguem já verifico se o numero da instalação é o mesmo ??? se pago do outro quem e esse outro e ai vem a pergunta quem pago a sua conta ??? paro pra pensar, se pode me explicar melhor manda pra mim um resumo no e-mail abaixo que eu te explico como vc arruma isso muito rapido e tira essa duvida de vez quem pago o que se era de vcs ou não ta bom pode manda que eu te explico melhor por la ta bom grata Katia

Katia styllus.atendimento@bol.com.br

Karina Nappi
Karina Nappi respondeu
14 dias

Sr. AFS Ferreira, bom dia.

Para solucionar a questão é simples, vá até os relógios de energia do condomínio, todos eles tem um código que é transcrito na conta de energia, se o código for o mesmo das contas, e estas estiverem somente com um erro de endereço escrito pela companhia de energia, o condomínio pagou exatamente o que consumiu.

Caso seja outro relógio, de outro endereço, é necessário acionar a administradora e o síndico anterior pelo pagamento irregular da conta, solicitar a companhia de energia as contas vencidas e não pagas ou as segundas vias pagas e abater os valores e pedir os reembolsos.

Existe uma co-responsabilidade, porém, esse trabalho de verificação é do síndico.

Espero ter ajudado.

Karina Nappi (Moderadora homologada | Canal Tira-dúvidas)
Mario Dal Maso Administradora de Condomínio
www.mariodalmaso.com.br
(11) 5095-1333
karina@mariodalmaso.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...