O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Anscelmo

Mudança na Adm. de condomínio (responsabilidades)

Por Anscelmo
27 dias

Gostaria de saber se, na eventual opção por mudança de administradora de um condomínio, quem é o responsável por esta decisão e se, no caso de o síndico ser o responsável, com base em qual embasamento legal / lei / similares isto está especificado.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
27 dias

Sendo representante legal do condominio, o sindico pode rescindir o contrato com a administradora e contratar outra empresa.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Cysne
Cysne respondeu
26 dias

Se esta informação não estiver contida na Convenção Condominial o Código Civil dá autoridade ao sindico para trocar empresas de administração, manutenção , demissão de funcionários, entre outros.

Marli Ribeiro
Cysne Administradora de Bens Imoveis e Condomínios Ltda
Tel. (11)-31213300
marli@cysne.com.br

Atlântica Imobiliária e Administradora

Bom dia.
Essa decisão é prerrogativa do Síndico, porém isto está provavelmente disposto em algum artigo da Convenção do Condomínio. É recomendável e prudente que pelo menos o Síndico tenho o aval do Corpo Diretivo para tal mudança a fim de democratizar a decisão e que tenha fundamento para tanto.

Atlântica Imob. Adm. SS Ltda - 11 5054.7600

José Fernandes
José Fernandes respondeu
26 dias

Ancelmo, bom dia!

Como o condomínio deu ao seu ao síndico o poder legal de representá-los nas funções administrativas, cabe a ele decidir sobre a mudança e contratação de nova. Ele delega, assim, os poderes a outrem de realizarem estas funções administrativas, isto por sua inteira responsabilidade com versa a lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Novo Código Civil Brasileiro. De toda forma, é importante salientar que o sindico pode solicitar apreciação em assembleia para ratificar sua decisão ou não, mas é uma decisão do síndico não quer dizer, no meu entendimento que seja obrigado a isso.

Fonte: Condomínios: contratação e destituição de administradora: https://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/2769842/condominios-contratacao-e-destituicao-de-administradora#:~:text=Portanto%2C%20quem%20contrata%20a%20administradora,ele%20transferir%20as%20fun%C3%A7%C3%B5es%20administrativas.&text=Se%20as%20fun%C3%A7%C3%B5es%20s%C3%A3o%20dele,e%20sob%20sua%20inteira%20responsabilidade.

José Fernandes
Consultor Comercial
21 - 2212-6100
Bervel Administração de Condomínios - RJ
https://bityli.com/aRS0i

Valor Adm. de Imóveis e Condomínio

Faz parte das atribuições dos síndicos a contratação /alteração a troca de funcionários, contratos e Prestadores de serviço desde que não onere a previsão de despesas anual, mas é bom que por cautela e para não ter questionamentos futuros esta decisão seja compartilhada com a Administração (subsíndico e conselho administrativo) se houver.

Adriana Rocha
Sindica Profissional
Sócia da VALOR Adm de Condomínio
(71) 9.9179-0223

Nunes Assessoria
Nunes Assessoria respondeu
25 dias

Prezado Anscelmo,

O responsável pela decisão da troca de administradora é o representante legal do condomínio, ou seja, o síndico. Vale lembrar que a administradora funciona como braço direito do síndico, portanto, se este não está satisfeito, pode sim propor a mudança. Sempre importante levar o assunto à Assembleia para conhecimento de todos, ou antes da troca, ou logo após, ratificando a decisão. Cabe também uma leitura na Convenção do Condomínio para verificar se existe alguma situação diferente.

Att.

Roberto Nunes
Nunes Assessoria c. e Consultoria Ltda
F. (11) 5844-1378

Santa Rita Administração de Condomínios

boa tarde,
Conforme artigo 1348 do código civil, § 2º. O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.
Desta forma se não constar disposição em contrário na convenção, deve ser aprovado em assembleia a contratação, mas se esta empresa já foi aprovada em assembleia e o condomínio não está satisfeito, pode ocorrer a troca sem assembleia desde que o valor seja menor do que o atual contratado.

Santa Rita Administração de Condomínios e Consultoria Empresarial.
(41) 3059-0304
www.santaritaadm.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...