O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
claudia

Qual é de fato a função de administradora?

Por claudia
53 dias

Temos uma administradora há 3 anos. Tinhamos também um conselheriro que entendia muito de leis e tudo parecia dentro da legalidade e sem atrasos. Os outros dois conselheiros e sub sindico não são ativos nas questões do condominio. Acontece que o conselheiro bom mudou. Nos últimos meses começamos a notar atrasos em manutenção que são exigidas por lei como a falta de contrato para manutenção de elevadores e extintores e autorização de sindico para tirar juros e multas de inadimplentes. Até que ponto a administradora é responsavel por irregularidades do sindico? O sindico está há um ano e não fez nenhuma assembleia. A desculpa é a pandemia. OUtro detalhe é que tudo que perguntamos para administradora ficamos sem respostas. Questionamos o sindico e não tivemos respostas.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
53 dias

A administradora apenas age sob a orientação do síndico. Fica mais barato pagar uma administradora ou um escritório de contabilidade do que registrar um auxiliar de escritório mas qualquer dos três agirão sob as ordens do síndico e não podem, por iniciativa própria, renovar contratos, dispensar juros e contratar serviços.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
53 dias

Claudia - coloca na sua cabecinha ADMINISTRADORA são empresa prestadora de serviço e não administra o condomínio e este é o papel cabe ao SÍNDICO. SÍNDICO é o responsável Legal pelo condomínio e tem que dar satisfação dos seus atos aos condôminos em assembleia e a administradora está subordinada as ordens dele. Então se o síndico não atente aos interesses dos condôminos e realiza uma má gestão, os condôminos tem a opção de destituí-lo do cargo e elegerem outro que atenda os interesses de todos os condôminos, agindo de acordo com a convenção e a Lei existente, Código Civil dos Artigos 1.331 à 1.358 relacionados a condomínios e dentre eles encontrará o Art. 1.349 A assembléia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio. 0k

NB: Você também poderá se tornar uma entendida é só ler a sua convenção e os artigos mencionados acima existentes no Código Civil. O Código Civil você encontra consultando do DR. GOOGLE. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
53 dias

Boa tarde! Quem administra é o síndico ,administradora segue o contrato assinado entre as partes .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
53 dias

Se vcs tem um sindico que isenta multas e juros, nas faz assembleia e é omisso em realçao à manutenção, a culpa não é da administradora, e sim dele. Nesse caso, pensem em convocar uma assembleia para destituir esse sindico, antes que ele cause maiores estragos. A administradora só segue as ordens do sindico.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Katia Styllus
Katia Styllus respondeu
52 dias

a administradora faz o que o sindico pedi ou encaminha para ela, o que eu estou vendo e que com este sindico vcs não vão conseguir muitas informações e os problemas tende aumenta em casos assim, antes que as dividas aumente e os juros seria interessante que vcs levassem isso a assembleia feita por vcs, se for o caso DESTITUIR sindico e quem sabe até troca da administradora lembrando que se fizerem isso precisam de 1/4 assinaturas dos condôminos para realização desta assembleia

styllus.atendimento@bol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...