O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Aldir

Tenho que pagar dois condomínio se está na ata do condomínio?

Por Aldir
33 dias

Tenho um terreno de 10x20 dentro de um condomínio sem RGI total, fiz duas casas nele para meus filhos. O condomínio passou a me enviar duas boletas ( cobrando dois condomínios ) . Sendo que na ata não conta essa cláusula. Por vários anos outros vizinhos com duas casas sempre pagaram um condomínio. Por favor preciso de ajuda.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (4)

RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR
RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR respondeu
33 dias

Boa tarde,

Se numa Ata de Assembleia constar aprovação deste item, onde a cobrança passa a ser pela quantidade de casas dentro de um terrreno, creio vc não tem alternativa a não ser pagar.

Maria Claudia Stangue Lobos
Maria Claudia Stangue Lobos respondeu
33 dias

Deve verificar na convenção, que tipo de cobrança está previsto, se for omissa, vale o que está na ata. Até mesmo porque as despesas de um condomínio são calculadas sobre utilização de todos os condôminos , não seria justo mais de uma família usufruir, sem pagar.

Maria Claudia Lobos

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
33 dias

Aldir se o condomínio é unifamiliar você não poderia ter construído duas casas no mesmo terreno. Para você só tem duas alternativas: pagar dois condomínio ou demolir uma casa já construídas. O Síndico local bobeou, deveria ter acionado você na Justiça ao verificar que você estava construindo duas casas no mesmo terreno. A Prefeitura local liberá qualquer coisa, mas quando se trata de condomínios existem Leis que não permitem a mudança de fachada e uma outra casa no mesmo terreno não só muda a fachada como também a composição do condomínio em suas unidades assim constituídas e na convenção local deve constar uma unidade em cada terreno. Antes de construir você teria que ter verificado a convenção local ou as regras existente ou até mesmo consultado o Síndico ou quem lhe vendeu o terreno e qual a formação que nele seria permitida. Você não fez nada disso e ainda abriu um precedente para outros donos de terreno construir duas casas no mesmo terreno, tornando o condomínio de puxadinhos, o que pode desvalorizar outros construções no local. Se de por satisfeito a opção de lhe cobrar duas cotas condominiais. Se fosse um condomínio sério, optariam pela demolição de uma casa construída. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
33 dias

Mudança na forma de cobrança, somente por alteração da convenção, com quorum de 2/3.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...