Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Estou com uma dívida de condominio no valor de 8.200 reais. Quando fui regularizar meu débito, a administradora me cobrou um valor de 11.200 reais. Este aumento (de 3.000 reais)é abusivo ou não, considerando juros, multa e um percentual de 15% dos honorários advocatícios????
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Barbara, precisaria saber os vencimentos para examinar o calculo. Quanto aos honorarios, a divida esta em execução judicial?
Francisco
Barbara,
Esse valor de R$ 8.200,00 é p valor liquido da taxa condominial, sem considerar os juros, multa e correção monetária?
A administradora costuma cobrar 10% de honorário advocatícios na cobrança extrajudicial e 20% quando esta no jurídico, mais as custas processuais e algumas cobram uma taxa de "acompanhamento de processo".
Veja com o sindico o que está no contrato feito com a administradora.
Boa noite, Maria. O valor de 8.200 é o valor liquido sim. O valor com juros, multas e os honorários (que eles cobraram 15%) foi FECHADO em 11.200 reais. Na verdade, esse "acordo" ja foi feito, estou até pagando, porém percebi que posso estar sendo "explorada". Entrei em contato com vcs pq soube q as taxas condominiais estão previstas e estipuladas em lei. Quanto aos honorários (disseram que essa porcentagem é referente aos HONORÁRIOS, nada mais que isso) como eu disse, eles atribuíram 15%. Quero saber se o valor que foi fechado foi abusivo ou não. Aguardo resposta sua. Obrigada.
Boa noite Francisco. Imaginei que se o percentual de multa prevista em lei é de 2%, seria somado todas as taxas condominiais e ao final atribuiria-se os 2% em cima do valor total (no caso 8.200). Não é mais ou menos assim?? Quanto aos vencimentos, a quantidade foram 36 taxas em aberto. A primeira taxa em aberto foi a do mes de agosto de 2009 (05/08/2009) e assim se seguiu ininterruptamente, em aberto, até abril de 2012 (05/04/2012), mais 4 taxas extras (acertadas em assembleia), contabilizando 36 parcelas em aberto. Enfim, com esses dados e a informação de que eles atribuiram aos honorários 15%, vc poderia me dar uma posição, Francisco?? Ah, vale ressaltar que o "acordo" já foi inclusive feito e assinado (assinado em abril de 2012, mesma data da ultima taxa em aberto) e eu inclusive já estou pagando, porem depois de ler algumas coisas a respeito imaginei estar sendo explorada, por isso entrei em contato com vcs.
Deu pra entender direitinho?? Bom, vou aguardar uma resposta sua.Te agradeço desde já. Um abraço.