Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
me tornei sindica de um predio que está com mais de 40 anos e as adm passadas nunca fizeram obras
de manutençao ,agora com estas chuvas começaram a aparecer vários aptos com vazamentos,minha
dúvida é, tem necessidade de assembleia para autorizar estas obras emergenciais?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Olá Vania, primeiramente, se os vazamentos ocorrem de dentro dos aptos para a área comum, o que há de ser feito é a notificação de cada morador, e estes deverão arcar com os custos de manutenção de suas residências; sem esquecer de seguir as normas gerais de engenharia do prédio para que não prejudique a estrutura do edifício; minha dica final é que você faça um relatório de todos os aptos que apresentam esses vazamentos, e a gravidade de cada um; feito isso, marque uma assembleia para expor os fatos e adotar um plano de ação imediato e coletivo, que deverá ser feito por cada um dos proprietários de aptos que apresentam os problemas, sem esquecer de explicitar na ata os prazos...Pronto, agora é só aguardar o cumprimento das deliberações, quem descumprir, notifique, multe, e em ultimo agravo, entre com ação de obrigação de fazer para que ele seja obrigado a realizar a manutenção. Um abraço e Boa sorte!
Att,
Natanael Saulo
Vania estou inferindo que o vazamento é do telhado (área comum) para os apes, ok?
Se a obra for necessária, urgente e importar em despesa considerável o síndico pode iniciá-la e imediatamente convocar a AG. Mas eu entendo que não é necessariamente o seu caso, porque é uma situação que já vem se acumulando, então convoque a AG imediatamente e depos inicie a obra.
Abraços
Vania, Diferentemente do que entendeu o Natanael, eu entendi ( e já antecipo minhas desculpas se eu estiver errado), o "vazamento" na verdade é INFILTRAÇÃO das chuvas para DENTRO das unidades. Se for isso mesmo "parecendo emergencial" não apareceu de uma hora para outra, é coisa de décadas.
Neste caso, providencie alguns orçamentos e apresente para a assembléia decidir.
Se a obra a ser feita for grande, procure um engenheiro para um Laudo preliminar e que, depois, possa fazer parte integrante do contrato de empreitada.
Felicidades!
Muito obrigada Natanael,mas eu me esqueci de sinalizar para voces que o vazamento é no ultimo andar
por isto estou preocupada pois o vazamento é devido as chuvas.me desculpem
Boa noite a todos! Pelo que está escrito "vários aptos com vazamentos" a água está saindo dos aptos e caindo em outro local (que seja a área comum), mas, se o que se quer dizer é INFILTRAÇÃO e não VAZAMENTO, retiro minhas palavras, e faço das do Osni as minhas. Abraço!
Certo Vania, mas para ficar bem claro e podermos te ajudar, a água sai de onde, e cai aonde?
Pois á Vania, basta pensarmos um pouco: vazamento no último andar que acontece depois das chuvas = problema do telhado. Que como bem colcou o Osni não apareceu de uma hora para outra. Busque orçamentos e chame a assembleia.
Abraços
Vania, água depois de chuva pode ser telhado, pode ser encanamento pluvial ou infiltração de parede (fachada); mas pelo que vc escreveu não é infiltração de parede, então deve ser no telhado ou mesmo nos canos que descem a água de chuva do telhado ou laje do prédio.
Aqui eu tive esse problema, no banheiro de uma das unidades toda vez que chovia surgia água pelos azulejos, fomos descobrir que a coluna pluvial estava rachada 3 andares acima e a água escorria pelo cano (de pvc) aflorando no banheiro da unidade que reclamou; ou seja, mesmo sendo dentro da unidade, por ser a coluna pluvial responsabilidade do condomínio fizemos o conserto da coluna e reposição dos azulejos que foram necessários quebrar para identificar o problema e para o seu conserto.
O importante é descobir a origem do problema.