Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Boa tarde Pessoal estou com uma dúvida como emitir a cobrança de taxa de condomínios de aptos que estão fechados. Temos 04 blocos de 08 aptos cada um e fazemos o rateio por bloco da conta de água que recebemos eo restante é somado tudo e rateado entre todos os condôminos. Algumas pessoas dizem q não se deve cobrar água de aptos q estão fechados,dizem q devemos somente cobrar a taxa de saneamento, ja q não há consumo, mas a caixa de água esta sempre cheia e ai o que se se faz, preciso de uma opinião por favor!!
grata
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
A cobrança deve ser feita conforme esteja definida na Convenção. Água, luz, gás, etc são despesas ordinárias e devem ser divididas por TODOS - não importa que esteja vazio ou não. Caso não esteja definido esse rateio, o valor da conta de água foi previsto na previsão orçamentária para ser definido o valor do condomínio.
Em tempo: Casa vazia tb paga água para a companhia de água pois existe o valor mínimo cobrado.
Mari, tal qual a concessionária de energia, há cobrança de um valor mínimo. Ou seja usando ou não vocE pagará, veja qual é o cobrado ai, e cobre. Algumas empresas cpobram o mesmo valor da água e do esgoto, pois alegam que a água que é consumida será devolvida como esgoto. Vo cê estará cumprindo o que determina seu cargo.
Bom mas a assembléia preferiu não cobrar. Tudo bem, que não reclamem quando voc~E falar em REAJUSTE.
A conta de água é uma conta ordinária e tem que ser rateada para todos os condôminos, por fração ideal,mesmo que a pessoa não more no imóvel. Existe embutida nesta conta a despesa das áreas comuns também.
Quando de individualiza, cada um paga a sua parte e o valor da área comum é rateada. Como vocês não têm água individualizada, não tem choro nem vela, tem que cobrar.
Você só pode considerar não cobrar água dos apartamentos fechados se a cobrança de cada apartamento for individualizada ou for calculada com um fator de proporcionalidade (por exemplo, pela quantidade de moradores). Senão o rateio é igual para todos, independente do uso do apartamento.
Mesmo se o consumo for individualizado, ainda assim não seria justo não cobrar por apartamentos fechados porque existe a tarifa mínima cobrada pela companhia de saneamento, além da água gasta nas áreas comuns que deve ser rateada igualmente por todos.