Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Vanderlei, se o sindico é voce, voce é quem determina o tempo que pode dispensar para atender e cuidar de seu condominio. Não deixe para os outros determinarem isso, senão voce vai dedicar 24 horas de seu tempo.
Sindico não é empregado de ninguem, mas tem que estar a disposição para resolver os problemas que surgirem, se voce gosta de ser sindico veja o maximo que voce pode dedicar-se ao condominio.
Se não for sindico profissional, depende do tempo que o sindico tem. Se for profissional, depende do que for acertado na assembléia de eleição do mesmo.
Eu acho que ser sindico e dispensar mais tempo ao condominio senão voce nao consegue administrá-lo.
Eu criei rotinas.
So aceito documentação em certos horarios.
Apenas respondo as ocorrencias quando o cabo de turma me entrega;
Mas no dia a dia, acabo resolvendo os pepinos a qualquer hora do dia.
Depende o teu cabo da turma (ahahahahahah): o zelador.
E a segurança que os funcionários tenham para aplicarem o RI dentro do quadrado deles.
Um porteiro tem que ser capaz de informar sobre locação dos salões, cadastro de novos moradores, alertar sobre animais na área comum, barulho, estacionamento errado, etc. Isso é o poeracional deles.
Se com o 1o. embate (dos funcionários comuns) ainda existe o problema, o "cabo da turma" é o nível seguinte. E chaga da seguinte forma "O que o porteiro/ronda o alertou e sr. não entendeu?"... ou seja, o zelador é portador da mesma mensagem do funcionário, que traduz o RI.
Qdo a situação ainda persiste com o cabo da turma, eu, síndica, não conversarei: apenas redijo o texto da advertência, colocando todas as advertências verbais infrutíferas e, se for o caso, anexo as fotos e vídeo da situação. Advertência escrita 1.
Aqui o RI exige 2 advertências escritas. Se ocorre novamente, funcionário apenas escreve no livro e, advertência 2 é enviada por mim. E se ainda houver recorrência, funcionário registra e a multa é solicitada por mim.
E assim o condomínio funciona muito bem. De vez em quando até tem algum morador para relatar algo, o que eu sempre indico que a situação deve ser resolvida a partir dos funcionários - normalmente situação de barulhos. E todos os funcionários tem plena segurança para praticarem os anais de qualquer curso de portaria/segurança.
Muitos moradores não me conhecem - estou a 3 anos no cargo (reeleita). Mas qdo sabem que "Ah... vc é a Jussara!" é pq conhecem os meus textos constantes enviados pelos e-mails e os comunicados nos elevadores sobre questões condominiais diversas. Ótimo: me conhecem pq leem!
Por que estabeleci essa forma de administrar?
Acho terrível um condomínio precisar acordar síndico por causa de falta de água! Por causa de elevador! Bóia enguiçou! Coisas assim os funcionários têm que saber e podem conduzir. A não ser que não haja manutenção contratada. Aí é o caos.
Em tempo: zelador tem sobreaviso e situações URGENTES ele é acionado. E não são tantas! A maioria das situações os porteiros sabem resolver. Apenas registram a ocorrência!
"Houve queda de energia que voltou X horas e aquecedores foram religados."
"Elevador deu problema e foi chamado o atendimento"
"Portão está com barulho e a empresa foi chamada"
etc.
Outro dia uma moradora tentou suicídio. Um funcionário ficou com ela não a deicando dormir. O outro correu na portaria e o porteiro chamou: 1o. 190; 2o. SAMU; 3o. O Zelador. Qdo zelador chegou a mulher estava sendo colocada na ambulância e a polícia já estava fazendo perícia. O zelador ligou para o ex-marido (a mulher tinha o número nas mãos) e acompanhou a perícia.
Eu só vim a saber na segunda-feira - a situação aconteceu na madrugada de sábado.
Achei excelente e elogiei a iniciativa e a prontidão da equipe. Agiram de modo correto para solucionar a situação extrema!
As cotações do condomínio são feitas por mim, o zelador pode fazer compras em lojas com as quais o condomínio possiu cadastro e assim paga por boleto, ele tem uma caixinha para compra de coisinhas pequenas, compras maiores ficam em estoque: limpeza e manutenção predial.
Qto a limpeza, existe uma programação para as tarefas diária, semanal, mensal, quinzenal, bimestral, semestral, anual. Assim todos da limpeza sabem o que fazer e temos 1 encarregada que controla a equipe, o depósito além de também ser execução.