Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×O condominio é de 130,00 por mes, o que arrecada e o valor das despesas do mes, não tendo como fazer fundo de caixa e todas as despesas que aparecem tem que ser rateada, e é aquela confusão, posso aumentar para 200,00 mesmo que não aprove em assembleia, e se caso precisar fazer rateio depois do aumento tbm posso?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Boa tarde Elisangela, de forma alguma pode ser alterado o valor da taxa condominial sem a deliberação em assembleia. Se a arrecadação do condomínio não está suficiente para arcar com todas as despesas, então deve ser convocado uma assembleia o quanto antes, onde deverá ser apresentado os valores de arrecadação e despesas, tendo em mãos uma previsão orçamentária, de preferências com opções para melhorar a receita do condomínio, mas somente após essa assembleia ter um novo valor aprovado é que se pode alterar a taxa condominial.
Não, qualquer aumento da cota de condomíinio deve ser aprovada em Assembleia.
Então devo marca a assembleia informa a pauta que seria o aumento da taxa condominal, e se caso não aprovarem, não posso aumentar o condominio é isso?
Elisangela:
Se não aprovam o aumento do condomínio mesmo você demonstrando que é necessário. Então na assembleia peça para os condôminos listarem o que deixaram de pagar. Ou então já deixe a "bomba" para outro cuidar.
Não Elisangela, você não pode. Faça uma previsão orçamentária realista, contemplando todas as despesas e forneça uma cópia dessa previsão a cada membro da assembleia. Se o aumento for negado pergunte o que você deve deixar de pagar. Lembrando que você pode deixar de pagar luz e água mas não pode deixar de pagar seguro, ok? Dê o calote onde vai doer.
Abraços
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com
Nunca faça isso Elisangela. Pegue as contas básicas do mês as chamadas ordinárias. Divida pela quantidade de moradores e encontre o valor do condomínio. Faça uma assembleia ponha para aprovação e diga aos moradores caso o condomínio não consiga pagar as suas contas. Diga que o condomínio vai precisar fazer um rateio e coloque em pauta do edital de convocação procure ficar atento ao prazo para entrega aos moradores que e de 10 dias conforme a sua convenção, e coloque em votação para decisão dos moradores. Resumindo só os moradores podem deliberar para o aumento do condomínio e rateio. |O Sindico não tem esse poder. Produza uma ata dessa assembleia e boa sorte.
Fonte: Sindico
Agradeço
Eliosangela,
Você só pode reajustar a taxa condominial se os moradores deliberarem em assembleia.
Caso contrário você terá muitos aborrecimento e contas a prestar. Convoque a AGE e informe aos proprietários que o condominio nao pode ser administrado com as despesas iguais a receita.
Tem que ter algum dinheiro para pequenas despesas e também para suprir a inadimplência.
Telma Carvalho
Síndica profissional
Eu realmente não sei se há alguma Lei que proíba a Assembleia decidir sobre o aumento do condomínio corrigido pelo IGPM todos os anos. Aqui no meu condomínio em 2011 fizemos uma assembleia e na convocação, citamos que as taxas condominiais teriam o seu reajuste anual pelo IGPM e anexamos a está, cópia das despesas ordinárias exigidas mensalmente e com totais anuais gostos em nosso condomínio e também o que pretendíamos realizar com a reserva restante. Foi uma assembleia que deve o maior número de participantes e só este item para a sua decisão demorou mais de duas horas. Chegamos a uma conclusão e a assembleia na sua unanimidade concordou com que as taxas condominiais seriam reajustadas todos os anos pelo IGPM. Com este reajuste, sobram reservas financeiras para fazer qualquer manutenção ou qualquer melhoramento para o nosso condomínio, sem a cobrança de taxas extras (Aqui conforme nossa convenção o Sindico com a anuência do Conselho Consultivo pode gastar 30% do valor arrecadado pelas taxas o que representa um valor em torno de R$21.000,00 para melhorias da vida condominial). Em 2013 devido a uma série de problemas eu e a minha esposa tivemos com a saúde, decidimos deixar a administração do condomínio. Hoje eu já penso diferente e acho que o aumento tem que ser apresentado todos os anos e as assembleias decidirem sobre eles. É cansativo? É, mas a cabeça de cada um não é a mesma e as nossas intenções de melhorias podem não ser a que o outro pensa. Os roteiros que planejamos para uma melhor administração do nosso condomínio não foram seguidos. Elisangela, por este motivo que nas assembleias ordinárias o sindico tem que apresentar as suas contas já vistoriadas e autorizadas pelos conselheiros e está ser aprovadas pela maioria dos presentes nesta assembleia. A senhora fazer este aumento das taxas condominiais ao seu bel prazer, é proibido por Lei e deve constar também em sua convenção esta proibição. Acho melhor a senhora pensar bem o que vai decidir. Porque hoje a senhora está como Síndica e amanhã poderá deixar este cargo e ai as suas intenções poderão não ser a mesma que tem hoje caso o seu substituto tentar agir diferente do que a senhora está planejando para o seu condomínio. 0k
Geraldo condomínio é rateio de despesas; as quais não variam necessariamente pelo IGPM.
E só me fala uma coisa: há um tempinho atrás o IGPM deu negativo. Nesse caso vocês abaixaram o valor do condomínio?
Enfim, se isso consta da sua convenção vá em frente. No meu prédio isso não passaria nunca. Porque eu me encarregaria de levar à assembleia o histórico do IGPM.
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com
Marisa Marta ? O valor do aumento é o índice mensal que somados e divididos por 12 e neste caso o valor nunca dá negativo. Este índice foi adotado pelas melhorias que pretendíamos realizar e como aqui é um condomínio de condôminos veranistas de 250 unidades sendo 19 blocos de 8 e 16 aptos e o restante são casas e com uma área de 42.000 m² e com apenas 80 moradores entre imóveis alugados e proprietários. As assembleias nunca chegam a números elevados. Na Administração da minha esposa chegavam a ter 80 a 120 condôminos presentes. Gostavam e apoiavam, pois eles viam as melhorias acontecerem e a mudança radical para melhor do condomínio e com o preço justo. A construção do site também foi na gestão dela. www.refugiocorsario.com.br, mas infelizmente os síndicos que a sucederam, retiraram muitas coisas colocadas por ela no site, quebrando a história do condomínio. 2008/2012. Vai entender o ser humano.
Ok, Geraldo. O que eu não entendi foi o seguinte: por vezes existe deflação (o que não significa que não haverá aumento de despesas) e o próprio IGPM já deu índice negativo. E foi um perereco reajustar contratos de aluguel que não previram a hipótese.
Você nos diz que no seu condomínio vocês usam IGPM como fator de reajuste. Minha pergunta é: quando o IGPM deu negativo, como vocês se viraram? Porque pode acontecer de novo, certo?
Abraços
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com
Marisa Marta no período ao qual me referi não ocorreu este fato. Se isto acontecer acredito eu que o síndico deverá participar o fato a assembleia e esta escolher a melhor forma e soluciona-lo.
Quem está no mercado já faz um tempinho acompanhou o perereco que foi isso. Infarto coletivo.
Abraços
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com