Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Ontem, dia 12/06/16, teve uma reportagem no Fantástico, sobre os síndicos que estão agindo de forma irregular, ganhando vantagens através de seu cargo, desviando dinheiro do seu condomínio e até mesmo fazendo compras pessoais com o cartão do condomínio.
Qual a atitude que a administradora deve ter diante desta situação?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Nenhuma. Administradora presta serviço ao condomínio e recebe ordens do síndico. Os condôminos é que tem que ficar espertos acompanhando as contas e solicitar esclarecimentos ao síndico sempre que necessário.
ADM,
O seu condominio tem conselho fiscal e, desta forma o conselho deve realizar as devidas considerações nos livros de prestações de contas e até mesmo indicar empresa de auditoria emitindo parecer para sua contratação. Caso você tenha certeza e provas de que tais práticas estão sendo realizadas, poderá também junto com outros condominos ou de forma individual, ingressar com ação judicial apropriada. A empresa administradora não tem este poder.
Fonte: .
Eu desisto do cliente. Simples assim.
Administradoras que presam o seu nome inclusive colocam no contrato cláusula para que a rescisão de contrato com o condomínio seja antecedida de uma assembleia. Assim a administradora tem a chance de esclarecer o porquê de sua decisão.
Abraços
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com
Essa responsabilidade não é da administradora, deve partir dos condôminos e dos membros do conselho fiscalizando as ações do sindico, participando das assembleias e criando mecanismos de controle das ações do sindico e da administradora. Desculpe, o alerta dado na reportagem servirá de exemplo para muitos condomínios e condôminos, ficarem atentos, não adianta só eleger o sindico e deixar de acompanhar a gestão dele e da administradora.
Por essa razão é mais vantajoso hoje, ter no comando da gestão e operação do condomínio SINDICO PROFISSIONAL, via de regra, é um prestador de serviço contratado e a gestão é feita em conjunto com os membros do conselho, incluísse compra, orçamentos e toda a movimentação financeira do condomínio.
Verdade seja dita, diria que o caso da reportagem é localizado pois a grande maioria dos síndicos são sérios, tem competência profissional, prestam contas da gestão e são honestos.
Fonte: .
Compliance. Sindico Profissional - carvalho32valmir@gmail.com (atende: Capital e Interior)
A administradora presta serviço para o condomínio ,ou seja também recebe ordens do sindico. Todos os moradores tem sua parcela de culpa ,mas só justifica que confiou no sindico , já tem conselho que fala que não sabia de nada ,não viu.O fato é que quando há interesse subjetivo perde-se o coletivo. E infelizmente tem muitos moradores em condomínio que não se interesse pelo seu próprio patrimônio,o resultado é o que passou no Fantástico ontem
ADM CONDOMINIALL,
Concordo com algumas posições de que pouca influencia dentro de condomínio possui a administradora. Porém, a mesma não deve compactuar com falcatruas e pilantragens, a menos que seja do mesmo nível de um Sindico fanfarão. Então, para preservar o que à administradora possui de forma intangível, é seu "nome na praça", logo, ou deixa de atender o condomínio e informar os condôminos sobre tal atitudes, ou continuam a dividir fuleragem.
Boa sorte,
Fonte: Sindiconet
RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com
ADM.
Como foi dito, a administradora presta serviços ao condomínio e não é porque a reportagem mostrou falcatruas, que todos os síndicos sejam assim. Muitas administradoras fornecem orçamentos e quem garante que não esteja no esquema? Se eu tivesse uma administradora e percebesse a má intenção do síndico, eu cancelaria o contrato para não pactuar com isso, mesmo que indiretamente.
Fonte: Experiência profissional
Angelica Thomaz - Síndica Profissional
Adm Condominial - Administradora contabiliza as notas que os síndicos mandam para ser contabilizadas não é uma obrigação de elas questionarem o que os síndicos compram ou deixam de comprar.
Os condôminos sempre quer fugir de suas responsabilidades elege o síndico e o deixam pra lá.
Veja em condomínio nos quais administra quantos condôminos comparecem em assembleia? No meu que são 250 comparecem 23 e no máximo 30. Isto se chama fugir das responsabilidades de condôminos. Já ouviu de condôminos ele rouba, mas faz. Neste caso o que a administradora tem haver com isto, nada. O Caráter e a honestidade de cada um vêm de berço e garanto a você quando isto acontece pode surgir várias oportunidades que este cidadão ou cidadã não agirão de forma diferente a ensinadas pelos seus pais.
Ainda bem que este acontecimento de desonestidade é a minoria o que não chegam a 1% dos síndicos eleitos. Baseando pelo nº dado de condomínios existentes em São Paulo, acredito que em todo Brasil isto chegue perto dos 500.000 mil condomínios. Se compararmos com a nossa classe política, a honestidade de síndicos e bem superior aos incides existente em nossa classe política. Portanto, quando eleger um síndico os condôminos tem que ficar de olho no que ele esta fazendo e em suas prestações de contas. As administradoras contabilizam as notas recebidas se elas estão superfaturadas as administradoras não tem nada com isto. Os condôminos tem que cobrar do sindico. 0k
Geraldo Majella da Silva