O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

SANDRA REGINA

Sobre entupimentos, quem paga?

Por SANDRA REGINA
5 anos atrás

Sou sindica de um condominio de pequeno porte, e estava com problema em um Apartamento (apelido fictício- 01) , que apresentava sinal de entupimento, o prédio tem apenas 3 andares e o 01 fica instalado no 1º andar e acontecia o seguinte: se os moradores acima do 01 abrissem a torneira da cozinha, alagava a do 01. Chamei uma Empresa Desentupidora que tentou e não conseguiu concluir o trabalho e cobrou pela visita 50% do combinado do orçamento. No dia seguinte contratei um pedreiro e constatou que era entupimento no cano de esgoto do prédio. Contratei uma 'outra' Empresa Desentupidora e a mesma concluiu o trabalho. PERGUNTA: estou sendo questionada por outros moradores que quando entope algum apartamento é o morador que paga pelas despesas. Está correto? Entendo que o pagamento é de responsabilidade do condominio pois rede esgoto é usado por todos. No aguardo. Grata

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

Luiz Gustavo Faria
Luiz Gustavo Faria respondeu
5 anos atrás

Sandra, boa tarde,

Tenho o mesmo entendimento que o seu.

Se o problema ocorre internamente à unidade de um morador, este deve arcar com os prejuízos causados pelo problema.

Caso o problema seja externo a unidade, cabe ao condomínio arcar com a solução preventiva ou os prejuízos causados.

Atenciosamente

Luiz Gustavo

Jorge Alberto Durynek
Jorge Alberto Durynek respondeu
5 anos atrás

Cara Sandra Miorin,

Atuo em condomínio há 16 anos, apenas como zelador, entenda bem, o assunto hidraúlico dentro de um condomínio não tem segredo, separa-se em duas partes:

a) Tubulação Central: É a tubulação que recolhe todo o esgoto dos aptos;
b) Tubulução Secundária: É a tubulação que recolhe todo o esgoto do apto;

Qualquer problema existente na tubulação central do prédio é de inteira responsabilidade do condomínio, normalmente quando o entupimento é nesta tubulação ocorre entre o 1º andar e o subsolo, onde situa-se o cotovelo (curva) da tubulação, todo esgoto produzido acima do 1º andar retornará para dentro dele, é importantissímo avisar imediatamente os aptos superiores para não utilizarem temporiamente o esgoto da tubulação em questão (por exemplo: ramal da cozinha), até a solução do problema, porque até o reembolso dos prejuízos causados no apto do 1º andar é de responsabilidade do prédio.
Já o problema nas tubulações secundárias é de responsabilidade do proprietário do apto.

Vale ressaltar que o ideal para um condomínio são as manutenções preventivas e não as corretivas, é muito importante enviar comunicados "educacionais" sobre itens que são jogados nos ralos, como por exemplo, pó de café, bitucas de cigarros, óleo usado, enfim, são os verdadeiros inimigos do esgoto, existe também a possibilidade de a cada período dependendo da quantidade de aptos, fazer um hidrojateamento, no popular, é um banho interno na tubulação, assim evita-se os gastos excessivos com reembolsos de danos causados aos aptos do 1º andar.


Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
5 anos atrás

Sandra

Tudo o que envolva a "parte comum" é responsabilidade do condomínio. Pelo que você está nos colocando esse problema envolve o encanamento comum do prédio, portanto o prédio paga. Aliás o prédio paga inclusive os prejuizos que porventura algum condômino sofra.

Abraços

Jorge Alberto Durynek
Jorge Alberto Durynek respondeu
5 anos atrás

Caro Sr Luiz Gustavo,

Se me permite sem nenhum pingo de arrogância, nem interesses, mais todos os problemas serão sempre internos, o que diferencia a responsabilidade são as tubulações, as centrais de responsabilidade do edifício que retornará o esgoto no apto do 1º andar, inclusive o reembolso com danos no apto. E as secundárias de responsabilidade dos aptos, inclusive neste caso, a responsabilidade de pagar os danos causados no apto debaixo é do próprio apto que conter o vazamento. Isto serve tanto para esgoto como para abastecimento de água, Somente nos casos de vazamento nas tubulações de elevação por caldeira, está sim é de responsabilidade só do prédio.

valeria
valeria respondeu
5 anos atrás

Boa noite Sandra, também sou síndica e gostaria de poder te ajudar com relação a esse problema.
Com certeza o que está acontecendo no seu condomínio, é um problema na coluna do prédio.
A responsabilidade é inteira do condomínio e jamais do morador, por tanto, a despesa tem que ser paga pelo condomínio.
Espero que tenha te ajudado.
Abraços.

Luiz Gustavo Faria
Luiz Gustavo Faria respondeu
5 anos atrás

Jorge,

Desculpe pela maneira como me expressei. Quando digo externo ou interno é justamente com relação as tubulações.

Atenciosamente

Luiz Gustavo

SHIRLEI MARIA DE FREITAS PACHECO
SHIRLEI MARIA DE FREITAS PACHECO respondeu
5 anos atrás

Oi, Sandra. Também sou síndica de um condomínio pequeno que apresenta o mesmo problema. Pelas pesquisas que fiz a respeito deste assunto, tanto o telhado quanto as redes de abastecimento de água e recolhimento de esgoto são de responsabilidade do condomínio, desde que, conforme você pode atestar na contratação do profissional indicado, que o entupimento não estava naquela unidade especificamente. Assim como eu, você deve enfrentar os mesmos problemas em relação ao assunto, pois os demais moradores não entendem este fato. Atenciosamente. Shirlei Pacheco.

SANDRA REGINA
SANDRA REGINA respondeu
5 anos atrás

Jorge excelente resposta, mto agradecida!

Abços

SANDRA REGINA
SANDRA REGINA respondeu
5 anos atrás

Pessoal, obrigada a todos pelas respostas com ótimas explicaçoes e dicas.

Abçs

Sandra

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

85.031 Compradores
266.976 Cotações
2.609 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...