Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Bom dia
Tenho visto em muito edficios antigos o rateio de água entre os moradores. sabemos que se formos contratar uma empresa para individulizar sae mjuito caro, porem tenho certeza que uma boa adminsitração pode fazer o rateio da coonta de agua pela quantidade de moradres em cada apartamento
Eu que moro sozinha paga um absurdo de condominio que ja vem imbutido o valor do agua por moradores que ficam em casa o dia todo, gastnado água e com pessoas residindo
Como isso pode ser feito?
Agradeço
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Bom dia,
O rateio tem que ser feito como define a convenção, e não por pessoas, nem sempre o que é injusto é ilegal.
Ok ainda que nao esteja na convenção, qual modelo que deve ser adotado?
alguem tem alguma planilha?
formula?
quero levar isso para a reuniao de condominio
grata
Menina sua certeza é totalmente errada. Rateio conforme convenção, se omissa a convenção a lei diz que precisa ser por FRAÇÃO IDEAL.
Nada de inovar, nada de cobrar "por cabeça" nada de situações ilegais, ok? A forma mais justa seria, se houvesse condições, individualizar a água. Do contrário siga a lei.
Fui
Sra, Jocélia,
Não atem como medir o consumo individual de cada unidade. Ou se paga um valor para uma empresa administrar ou faz como consta na convenção, rateio por fração ideal.
Minha senhora
nao é questao de inovação.. é questao de consciencia pelo uso correto da água
Muitos condominios estao fazendo isso sem precissar de LEI e de porcaria de convencao que so serve para ficar no papel.
iEm fim.. que existe..existe sim e nao epende de convenção para por em pratica, basta apenas CONSCOIENCIA.
Jocelia, infelizmente a convenção é um mal necessário. Não poderia uma comunidade habitacional funcionar sem regulamentos com cada um agindo da maneira que bem entender. Você pode ser uma pessoa concem ciosa mais outros podem não ser, por isto a necessidade da convenção. A questão da água é realmente delicada em empreendimentos que não possuem leitura individual. É impossível medir serviços por cabeça porque fatalmente também causará distorções. O importante é que o serviço esteja a disposição das unidades igualitariamente. O modo de ratear será disciplinado PELA CONVENÇÃO, e não pela fração ideal. A fração ideal só será usada na omissão da convenção e não ao contrário. É necessário usar bom senso em rateio para evitar injustiças.
Foi feito um estudo que mostra que uma forma mais justa de rateio de água entre os apartamentos é feita sobre o consumo de gás (veja o link anexo).
Achei a ideia muito interessante, porém precisa avaliar se vale para todas as situações. Existem condomínios nos quais alguns apartamentos usam aquecimento a gás e outros aquecimento elétrico. Nesses casos pode não funcionar muito bem, mas pode se pensar em algo relacionado à energia elétrica também.
Fonte: http://www.elecs2013.ufpr.br/wp-content/uploads/anais/2003/2003_artigo_087.pdf
Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:
Assinatura efetuada com sucesso!