O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Maria Eterna Martins Oliveira

Qual a melhor luminária de emergência nas escadas de um prédio residencial?

Por Maria Eterna Martins Oliveira
Perguntou há mais de 1 ano

Já trocamos por dois modelos de luminárias, ambas com baterias. Sempre nos deixando no escuro na hora que mais precisamos. Existe outro tipo de iluminação, ou alguma marca que funcione de verdade?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Aderson José de Oliveira
Aderson José de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Maria Eterna, existem no mercado tabletes de led com 30 lampadas, apresentam um custo muito baixo, entre R$ 25 e R$ 30, e tem autonomia de 3 a 4 horas,ok

Assinatura: Aderson José
Sorocaba-sp

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Bernardete Persch
Bernardete Persch

Respondeu há mais de 1 ano

Putz, tb tenho esse problema. Na garagem uso aquela grande com bateria. Funciona bem. Nos hall colocamos novas com leds como o Aderson falou, mas a do bloco A já não funciona mais.....afffff...e é bem assim mesmo Maria, quando mais precisamos, não funciona. Fico com uma raiva....kkkkkkk...abraço.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jacproject
Jacproject

Respondeu há mais de 1 ano

Olá,
Recomendamos a identificação do circuito elétrico que atende o sistema de iluminação das escadas e redimensionar o sistema para iluminação com fonte instalada no subsolo ou cobertura. Os pontos de luz seriam substituídos por arandelas, com lâmpadas led, soquete E-27. Uma solução definitiva. Recomendamos a elaboração do estudo preliminar e projeto, e a aprovação do condomínio, antes da aquisição do sistema.

Assinatura: www.obraeletrica.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Newton Wesley Soeltl
Newton Wesley Soeltl

Respondeu há mais de 1 ano

Luminárias de Emergência Autônomas aquelas que possuem baterias acopladas e recarregáveis são de péssima qualidade, a cada três meses são obrigadas a deixá-las desligadas até a carga ser esgotada senão vai para o lixo mesmo, algumas modifiquei e estou utilizando nas luminárias de balizamento na saída de veículos que por sorte se encaixaram perfeitamente é só mudar para o modo lanterna e deixar o sensor fotoelétrico aguir a noite.
Aqui no meu condomínio estou adaptando um Nobreak de 3000VA / 24v - 220v com duas baterias estacionárias ligadas em serie de 12V / 70Ah cada, onde alimentará os cabos de alimentação das luzes das garagens, dos halls e das escadas, quando a energia acabar ele manterá com alimentação e o sensor ligará as lampadas como acontece normalmente, quando há energia.
Troquei todas as lampadas das escadas de 15 watts eletrônicas por de LED Bolinha 5 watts (economia de 2/3 de energia), nos hall dos andares onde tinha duas eletrônicas de 18w por spot (5 por hall = 180 watts) colocamos spot embutidos de LED 18 watts (5 x 18 watts = 90 watts economia de 50%) e nas garagens onde tínhamos lampadas eletrônicas com sensores que as queimavam na média 10 x mês pois não aguentam o liga/desliga colocamos lampadas tubo LED 60 cm com sensor embutido que fica em stand-bye em 3 watts e quando se aproxima vai a 9 watts e durante o dia ainda usamos o sensor fotoelétrico. Tudo isto para reduzir a carga de consumo e o no-break operar com mais tempo possível durante a falta de energia alem das lampadas de LED serem mais duráveis e a troca ser quase que insignificante.
Existe ainda as Centrais de Luz de Emergência geralmente usa duas baterias estacionárias em série e capacidade de várias luminárias de 24v ou 12v espalhadas pelas áreas comuns do edifício, já vi em um condomínio mas com lampadas incandescentes de 40 watts /24 v que se substituídas por lampadas de LED Halopin de 5 ou 9 watts de 6000K poderiam ter maior autonomia e eficiência de luminosidade.

Fonte: Sou Síndico atualmente e adotei medidas no meu condomínio para retirar o AVCB pois já fazia anos que estava sem e as luminária de emergência eram a pedra no sapato. Além da pertubação dos moradores reclamando a falta de luz na sua garagem e etc...todos os serviços fomos nos do próprio condomínio que fizemos não contratamos nenhum técnico ou profissional pois são medidas de fácil execução bastando ter um pouco de conhecimento em elétrica e ligação de luminárias.

Assinatura: Newton Wesley Soeltl Síndico de São Bernardo do Campo/SP e-mail: nsoeltl@gmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.