Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×OUVE UM ROMPIMENTONO CANO QUE DISTRIBUI AGUA PARA O BANHEIRO, E O MORADO QUER QUE O CONDOMÌNIO DIVIDA A DESPESA( DE QUEM É A RESPONSABILIDADE).
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Oi Lucia
Se por esse "cano que distribui a água" você está se referindo à coluna vertical que serve a mais de um apartamento, então ele é do condomínio e o condomínio paga tudo, inclusive os prejuizos causados pelo vazamento. E claro, providencia e acompanha a mão de obra.
Se entretanto o problema for na canalização individual, quem paga é o condômino.
Resumindo: o dono do cano paga tudo.
Namasté
Lúcia
Boa Tarde.
Todas Colunas que saem da caixa d'água, quer seja horizontal , das caixas, barrilete, tubulações e descem verticalmente para alimentar aos Imóveis, bem como os de esgotos, caixa de gordura, pertencem ao Condomínio, sendo este por meio do Síndico, promover uma Assembleia para aprovar a restauração, troca, dos mesmos. Somente as tubulações nos interiores dos aptos é que são de responsabilidade do Condômino.
Abraços
Caraca!!!
Vocês fazem assembleia para autorizar conserto de vazamento???
Lucia, os moradores sempre querem jogar as despesas para o condomínio, mas há que se abrir e ver a origem do problema, sendo coluna de água ou esgoto (encanamento vertical) será de responsabilidade do condomínio, mas sendo encanamento interno (horizontal) é de responsabilidade do morador (condômino), inclusive o conserto dos estrgos feitos nos aptos abaixo e outras áreas que se fizerem necessárias.
Porque Mariza, está errado? Agir dessa Forma?
Se está me diga porque, e onde se baseia para dizer que está errado.!
Agora , ser transparente, e evitar discussões posteriores não é melhor do que achar que ser Síndico faz tudo, mesmo dentro de suas atribuições, mas mesmo assim paira sempre alguns que vivem para desconfiar, para pensar e para falar( claro as escondidas) das atitudes dos Síndicos.
Sabendo disto e podendo fazer com que tudo seja muito transparente, pode até existir as mesmas criaturas, mas, vão pensar duas vezes, porque está tudo às claras de todos!
Desculpe minha resposta, mas sempre agi e vou agir dessa forma e não me arrependo de nada.
Abraços.
Oi Antonio
Eu estou me baseando no código civil, claro. Obras urgentes, necessárias e baratas nao carecem de assembleia. Pressupõe-se que vazamentos devem ser arrumados de imediato, a assembleia nem tem autonomia para deliberar se vai ou consertar, simplesmente conserta-se.
Ou estou interpretando errado a lei? Porque fico imaginando um vazamenrto no meu prédio onde a esmagadora maioria recebe o edital por carta registrada. Só para chamar a assembleia não vai menos de um mês. E o vazamento piorando.
Olha, uma ocasião um conselheiro queria chamar a assembleia para uma obra necessária de R$5.000,00. Concordo que o conceito de caro ou barato depende do bolso de cada um, mas só para o cidadão sair de São Paulo e ir até Praia Grande atendendo à convocaçao da assembleia ele gastaria mais do que sua cota parte na despesa dessa obra. Que aliás não precisou de rateio. Eu disse a esse sr. que se eu tivesse medo de peitar isso, melhor seria encerrar a reunião e ir para a Praia.
Até porque chama-se a assembleia por qualquer coisa e o pessoal ficará tão irritado que quando for uma coisa séria ninguém aparece.
Mas claro, se para a sua comunidade está bom assim, continue, cada pastor conhece suas ovelhas, certo?
Namasté
Concordo plenamente com a Marisa. Se formos chamar assembléia pra tudo que é conserto que é necessário fazer, haja tempo e dinheiro para pagar a administradora para fazer assembléia.
Certas coisas que acontecem no condomínio e devem ser consertadas imediatamente, principalmente em si tratando de vazamento, tem que fazer e pronto. Depos ratifica-se o assunto am AGE, dependendo de quanto foi gasto. Se estiver dentro da autonomiado sindico e sendo da obrigatoriedade do condominio responder, não há o que pensar. Faz-se e pronto!
Se o cano estiver dentro do apto. do morador,quem paga é ele.
Olá Antonio Carlos,
Lamentamos informar, mas há um equívoco na sua resposta.
Veja o que diz essa matéria do SíndicoNet:
INFILTRAÇÕES E VAZAMENTOS ENTRE APARTAMENTOS...
....
- A rede vertical conduz água e esgoto por todos os andares. É de uso comum, portanto, de total responsabilidade do Condomínio_ inclusive obras realizadas nos apartamentos, em virtude de problemas nesta rede.
- A rede horizontal comporta os canos que servem às unidades, recebendo água da rede vertical e conduzindo esgoto para a mesma. As unidades ficam responsáveis pelos reparos e danos aí ocorridos.
- Se há um vazamento no teto do banheiro, em virtude de problemas na rede horizontal, o responsável pelo reparo é o morador da unidade de cima, com todos os custos
...
Fonte: SíndicoNet http://www.sindiconet.com.br/6884/Informese/Divisao-de-despesas/Vazamentos-entre-apartamentos
Amiga,
Nesse caso se deve chamar o quanto antes um tecnico para resolver a situação com urgênçia para não causar danos a outos apartamentos, se o problema estiver antes da torneira chave o problema é com o condominio , se estiver depois da torneira é com o morador do apt. PS. mas resolver a situação na hora em que se viu o problema .
Me explique por gentileza suas afirmações estão em desacordo com as minhas?
Não mencionei en lugar algum que o morador de baixo ou de cima é que tem que arcar com as despesas.
Mencionei que as tubulações nos interiores dos aptos, são de responsabilidade dos Condôminos.
Não mencionei que se a for executado uma obra na coluna vertical e provocar danos no Imóvel na ligação entre coluna e acesso ao Imóvel, seja de quem a responsabilidade.
O Srs. Mencionam que a rede vertical conduz água e esgoto por todos andares é uso comum, portanto total responsabilidade do Condomínio.
Fui mais longe porque esqueceram de informar que a água sai das caixas, passa pelos barriletes e vem horizontalmente para depois serem verticais ou as tubulações saem das caixas e descem diretamente?
Então não encontrei nada que tenha contradito ao que afirmei.
Por gentileza, me corrija a falha.
Cordiais Saudações.
tive um vazamento no cano na area externa do apartamento onde o sindico sempre cobra que não pode colocar nada que é uma area comum do condominio mas na hora de arrumar e minha area não entendo isso, arrumei os custos foram meus, antes entrei em contato com o sindico deixei no caderno de anotação pensei que era o sindico que faria o conserto ele demorou duas semanas para dar a resposta e acabei arrumando, area externa não é responsabilidade do condominio... ainda ficou o entulho para jogar e ele mandou uma notificação dizendo que era para tirar o entulho para que que pago condominio se temos que fazer tudo....