O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Jose Fernandes Lima Sales

Empregado do condomínio pode ligar e desligar o gerador?

Por Jose Fernandes Lima Sales
80 dias

Um representante de empresa de manutenção de geradores me disse que, segundo as normas trabalhistas, empregado da manutenção não pode ligar e desligar o gerador do prédio, apenas um técnico especializado. Para quem tem gerador em condomínio sabe que é recomendável ligar o gerador uma vez por semana por cerca de 10 minutos (outros recomendam ligar uma vez por mês por 30 minutos - parece que não há uma norma específica).

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
80 dias

Boa tarde! 10 minutos é o suficiente, não é verdade só seguir a orientação o colaborador do condomínio pode ligar sim, é mais um mal prestador de serviços que tem como objetivo a sua contratação para ir ao condomínio apenas ligar e desligar o gerador, basta usar aparelho auricular de preferência do que cobre parte da orelha.
Quando o responsável pela elaboração do PPRA for ao condomínio pergunte se ele tem decibelimetro se sim ligue o gerador ,fale para se aproximar na mesma distância que precisa para ligar a máquina , feito isso fica fácil para comprar um aparelho com um poder de atenuação , exemplo 120 DB poder atenuante 50 você você vai ficar exposto ao nível de pressão sonora de 70 e por pouco tempo nada demais.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

just & just
just & just respondeu
79 dias

Bom dia
José, essa coisa de ligar gerador a cada 10 dias,30 dias é balela.
O condomínio deve possuir uma empresa prestadora de serviços de manutenção, que faz de 30/ 30 dias um relatório do equipamento.
E detalhe,ligue o GMC(grupo moto gerador),sem estar de modo rede off é terão problemas sérios na geração de energia.

Att;

Carlos Justo

Just &Just Inst.de sistemas de Prevenção Contra Incêndio

carlosjusto890@gmail.com

carlosjusto890@gmail.com

11 97800 8392 Whatsapp

Fonte: Justojust.blogspot

SET Geradores
SET Geradores respondeu
78 dias

Boa noite.
É recomendável sim a execução de testes periódicos para se verificar a operacionalidade do grupo gerador. Se o teste for feito sem carga recomenda-se não passar de cinco minutos.
Quanto à operação do grupo gerador por funcionário do condomínio, é importante se atentar ao que estipula a NR-10. Caso o o funcionário seja habilitado não há problema algum, porém caso não seja, mesmo que a NR-10 permita a simples operação por pessoa inadvertida, em uma futura açào trabalhista o funcionário poderá alegar que abria o quadro elétrico para verificações. Outro ponto a se pesar é a questão do tanque de combustível, item que também pode ensejar pedido de insalubridade por parte do funcionário. Para melhor entendimento dos riscos, sugiro consultar tanto o pessoal jurídico quanto de segurança do trabalho.
Espero ter auxiliado.

Fonte: Norma regulamentadora NR-10, histórico de vários condomínios nossos clientes.

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
77 dias

OI JOSÉ!
ESSE GERADOR TEM QUE PASSAR POR UMA VISTORIA TÉCNICA PERIÓDICA E QUE VAI DEFINIR O TEMPO.
QUANTO AO FUNICONÁRIO, DE LIGAR E DESLIGAR PERIODICAMENTE ESSE GERADOR, TEM QUE VER SE ESSA ATRIBUIÇÃO CABE A ELE E SEM TEM TREINAMENTO PARA TAL?

UM ABRAÇO!

MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Catermann Grupos Geradores
Catermann Grupos Geradores respondeu
77 dias

um empregado do condominio pode sim ligar o gerador , desde que autorizado pelo sindico e saiba o que esta fazendo, também o recomendavel liga-lo semanalmente, não precisa ser por 10 ou 30 minutos , pode ser apenas por 3 minutos , o interessante saber é se o gerador vai partir quando precisar e para isto liga-lo para verificar o estado da bateria , depois de ligar deixe por mais ou menos 3 minutos para que o oleo lubrificante passe por todo o motor, também é muito bom e conveniente ter um tecnico de empresa especializada para manutenção periodica pois o equipamento é repleto de sensores e como a maquina vibra é aconselhavel fazer alguns reapertos e calibragens.

Atenciosamente
Catermann Grupos Geradores
Eduardo / Depto.Tecnico
011-9-9331-4553

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.294 Compradores
329.456 Cotações
2.724 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...