O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Para a reforma estrutural de 1 bloco, a responsab.é dos moradores do bloco ou da adm do condominio?

Por Patrícia Marques
Perguntou há mais de 1 ano

Boa tarde. Moro num condomínio de 95 apartamentos, divididos em 8 blocos, distribuidos numa mesma edificação, que ocupa um quarteirão. Este prédio está perto de completar 40 anos e até o momento nenhuma reforma foi realizada em alguns blocos. Após tanto tempo, alguns problemas têm aparecido, como infiltrações nos telhados, revestimentos internos e externos deteriorados, apresentação de trincas, ferragens descobertas com oxidação, problemas de vazamentos no sistema hidráulico. Moro no bloco F, que apresenta todas essas situações de degradação. As situações de infiltração e mofo nas paredes encontram-se em situações extremas, causando curto circuito nos aptos logo abaixo do telhado. A parte interna do hall encontra-se em situação de degradação inadmissível, deixando à mostra as ferragens, e com o reboco interno e externo literalmente despencando. Uma das caixas d´água, que encontra-se no telhado do bloco, está com a estrutura das suas colunas de sustentação degradada, o que nos traz grande preocupação. Há no condomínio outros blocos apresentando problemas estruturais, um deles inclusive com problemas no solo que está tombando o edifício para o lado. A dúvida dos moradores do meu bloco, que é o F, é quanto aos procedimentos que devemos tomar para sanar esses problemas. De quem é a responsabildade, da administração do condomínio ou dos moradores? Quem deve arcar com esta reforma? Os moradores dos outros blocos também estão se movimentando para reformar os seus blocos. Como agir diante da administração? Podemos exigir uma reforma da administração? É preciso convocar uma AGE? Contratamos um engenheiro civil para fazer um parecer técnico sobre a situação (não um laudo). Como devemos apresentar este parecer à administração? As despesas referentes à reforma do meu bloco deverão ser rateadas por todos os moradores do prédio ou apenas pelos moradores do bloco? Devemos aceitar que sejam rateadas as despesas com a reforma dos outros blocos? Sendo a reforma de responsabilidade da administração e seu custo rateado por todos os moradores, e em caso de negativa da administração em providenciar esta reforma, há alguma providência legal que devemos tomar? Qual?Agradeço imensamente as informações. Atenciosamente

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (1)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Patricia,
Pelo que voc~e está falando, os prédios todos estão despencando, então, depois do parecer técnico, solicitem ao sindico uma AGE, se ele n´~ao quiser fazer, coansigam 1/4 de assinaturas e façam a AGE.
Claro que antes vocês devem fazer vários orçamentos para "refazer" os prédios e votem um rateio, pois do jeito que está, é3 passivel de multa pela prefeitura local.
Aliás, se não quiser fazer, denuncie ao COONTRU, à prefeitura que serão obrtigados a fazer tudo isso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.