O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
DANIEL ELI DE ABREU TORRES

Se eu tiver projeto com ART cadastrado no CREA existe lei que assegure minha obra?

Por DANIEL ELI DE ABREU TORRES
46 dias

Possuo apartamento em edifício de alvenaria autoportante trata-se de uma cobertura duplex gostaria de fazer obras abrindo algumas paredes porém a síndica insiste na questão da alvenaria autoportante inviabilizando minha obra. Contendo o projeto com ART cadastrado no CREA por engenheiro civil devidamente credenciado como faço para garantir minha obra e fazer o que está no projeto?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
46 dias

Daniel, boa tarde. A síndica está digamos passando da sua autoridade. Se a obra é no interior da sua unidade e não coloca em risco a edificação. Você tendo a ART, ela tem sim que liberar a obra, afinal, um engenheiro está garantindo que não há riscos.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
46 dias

Daniel - Em um projeto como o seu, modificar a construção original da unidade, solicitaria sim, a autorização de um Engenheiro, mas calculista, pois é este que faz o calculo estrutural das edificações e não de um Engenheiro Civil cujas funções são diferentes. Quanto a posição de síndicos, estes não tem autonomia e conhecimento sobre obra, portanto, não tem poderes para impedir, mas poderá denunciar a obra a Prefeitura local, esta sim, poderá interditar a obra e com esta interdição, o condômino não apresentado as documentações necessárias exigida pela fiscalização, a síndica pode acionar o condômino na Justiça, para que esta faça com que o condômino retorne o imóvel para a sua originalidade. Mesmo com todas as documentações, o condômino para realizar a obra em sua unidade, terá que ter autorização da Prefeitura local. Com esta autorização, nenhum Síndico ou Juiz poderá impedir a obra, porque foi cumprido todos os transmites legais para a sua realização. Entendo que, cada um no seu quadrado. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
46 dias

Boa tarde! Só há dois tipos de estrutura ou ao menos são as mais utilizadas em construção edificações estrutura operacional e a pré-moldada , sendo esta última não pode remover se você ouvir alguém falar que sim saiba que esta ouvindo mentira, "autoportante"?

Quem autoriza a obra não o profissional técnico habilitado , é a municipalidade.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98b440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
46 dias

O seu laudo atesta que todas as unidades podem alterar as paredes? Acho duvidoso e como em condomínio o que um pode todos poderão entendo que a síndica está correta em não aceitar um laudo de apenas uma unidade.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
45 dias

Síndico não tem poder de embargar obra, somente prefeitura, defesa civil e juiz de direito.

Fonte: eu

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio respondeu
45 dias

Olá Daniel,
Boa tarde!
Se tem o projeto com a responsabilidade técnica do engenheiro, não tem o porque a sindica impedir de fazer esta reforma, a não ser que esta reforma que pretende fazer irá aumentar a sua área construída da edificação, ou se irá alterar a fachada da mesma.
Agora se for uma reforma interna, desde que se tenha a responsabilidade técnica, ela não pode impedir, ok.
Para mais informações, estou a disposição

Atenciosamente
AJA - Arquiteto José Antônio
site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com

Ivana Maciel
Ivana Maciel respondeu
39 dias

Pode ser um pouco exaustivo, mas eu consultaria uma segunda opinião de profissional capacitado para sua obra. Definiria definitivamente dúvidas. A síndica não está errada, pois mesmo sendo dentro de sua unidade, se algo der errado, todos pagarão, e a primeira da lista será Ela. Faça com segurança e não terá dor de cabeça. Obra que não vai descaracterizar é uma coisa, é sua e ninguém se mete, quando ocorre mudança estrutural é outra história, certo?
Abçs

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.205 Compradores
338.412 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...