O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
SUSY BRITO

parte elétrica interna

Por SUSY BRITO
34 dias

Há 1 ano fiz a reforma da parte elétrica do condomínio, no entanto tem alguns aptos que ainda não fizeram (internamente) , inclusive domingo houve um princípio de incêndio em uma unidade,esta semana comecei a pedir para que quem não fez ainda a reforma pq o prédio é muito antigo , que faça , até agora não obtive resposta dos proprietários, quero saber como síndica o que posso fazer para que aceitem ao menos que um profissional veja as condições da fiação, uma vez que a maioria dos aptos são alugados.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
34 dias

Susy, dentro das respectivas unidades não há o que você possa fazer, não tem como você obrigar ninguém a fazer nada. Se o condomínio for pagar o profissional, você pode pedir que eles permitam a inspeção, lembrando que quem recusar a receber o vistoriador está coberto pela lei.

carlos alberto
carlos alberto respondeu
34 dias

Susy, voce pode notificar o condômino informando o ocorrido e solicitando que o mesmo execute os reparos necessários visando a adequação das instalações eletricas as normas recentes. Deverá ainda deixar claro que, caso este não execute os reparos necessários e que tal recusa crie uma situação que agrave ou gere prejuízo ao condomínio, poderá ser condenado a indenizar pelos seus atos, além de ser compelido pelo Juiz a permitir o livre acesso a sua unidade para ser executada a obra necessária à preservação da edificação.

CARLOS ALBERTO FRANCO - Adv

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
33 dias

Boa tarde! Infelizmente não há essa obrigatoriedade por parte caso títular do imóvel.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eletricallazz Soluções em Energia

Susy boa noite,

Você pode de comum acordo com os moradores em uma reunião sugerir que uma empresa possa checar as unidades, para se saber a real necessidade de adequação. Já os quadros de área comum são de responsabilidades do condomínio.
Quadros como centro de medição, casa de maquinas, barrilete quadro de bombas, quadro ADM e iluminação área comum. Desta forma você terá um laudo da situação atual da edificação e se caso for o necessário também uma proposta para adequação de acordo com a NBR5410/04.

Qualquer duvida estamos a sua disposição.

Marcio W. Lazzini
Eng. Eletricista
e-mail: engenharia@eletricallazz.com.br
Whats: 11 97246-3672

Nievola Engenharia
Nievola Engenharia respondeu
33 dias

O síndico tem todo poder de entrar no apartamento junto com um profissional (deve estar escrito inclusive na convenção).
Tem que contratar um profissional e agendar com todos.
Os apartamentos que não permitirem acesso deste profissional, podem ser multados (também deve estar escrito na convenção)

Nievola Engenharia
Nievola Engenharia respondeu
33 dias

O síndico tem todo poder de entrar no apartamento junto com um profissional (deve estar escrito inclusive na convenção).
Tem que contratar um profissional e agendar com todos.
Os apartamentos que não permitirem acesso deste profissional, podem ser multados (também deve estar escrito na convenção)

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio respondeu
33 dias

Olá Susi,

Boa tarde!

Infelizmente por ser área de propriedade, para estas revisões, vc. deve articular com os proprietários dos imóveis, ou verificar estas possibilidade em assembléia, pois se trata de uma segurança da edificação como um todo, ok.

A disposição para mais informações e/ou orientações técnicas

Atenciosamente
AJA - Arquiteto José Antônio
site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com

ConstruGuerra
ConstruGuerra respondeu
32 dias

Boa tarde.

Dentro da unidade não é possível inspecionar caso o proprietário não esteja de acordo.
O ideal seria verificar com os proprietários, amigavelmente, se eles aceitarem a inspeção e contratar um profissional habilitado para fazer um laudo apontado as questões críticas de cada unidade para que os proprietários possam estar cientes dos riscos envolvidos e da urgência em tomar as providências necessárias.

Estamos a disposição para qualquer dúvida.
Att., ConstruGuerra
(11) 2731-5368
construguerra@construguerra.com.br

NCK Engenharia
NCK Engenharia respondeu
19 dias

A medida mais certa será dar continuidade à reforma, com a substituição ou enquadramento dos quadros de distribuição de cada unidade. Dessa forma, com todas as proteções gerais e de cada circuito, mesmo que o proprietário não mexa na fiação interna, as proteções irão atuar.

Fonte: Prática

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.205 Compradores
338.412 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...