O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Letícia de Paula

Reparo de bomba que está sem funcionar pode ser classificado como emergencial?

Por Letícia de Paula
8 dias

A convenção do meu condomínio determina que o fundo de reserva pode ser retirado sem a aprovação em assembléia em casos para obras e reparos emergenciais. Meu condomínio possui duas bombas de água. Uma está sem funcionar a 2 meses devido à uma falha cometida por um prestador de serviços no mandato da ex síndica. Nós não temos um fundo atualmente para reparar esse dano devido à outras questões de importância. Gostaria de saber se este reparo se encaixa em um motivo emergencial.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Jean Angelotti
Jean Angelotti respondeu
8 dias

Letícia bombas de abastecimento de água são sim emergencial, se tem duas pode ser que elas trabalhem em paralelo para não ter sobrecarga, se uma está danificada e a outra parar todos ficarão sem água.

Jean Angelotti Sindico Profissional falandodecondominio@gmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
8 dias

Boa noite! Vocês estão abusando da sorte ,se a única que está funcionando dê problema como fica?

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
8 dias

Depois de dois meses??? De jeito nenhum. Só que a depender do valor do reparo pode ficar mais barato apenas proceder ao conserto usando o FR e ratificar essa decisão na próxima assembleia.

O que você não explica mas é importante que você veja é se existe processo contra o tal prestador de serviços que danificou a bomba; e se existe esse processo se já existe prova antecipada que convença o juiz dos danos. ANTES DE MEXER NA BOMBA.

E só por curiosidade. Você deixa claro que tem dinheiro em caixa mas que esse dinheiro será usado em "outras questões de importância". O que você, como síndico, considera mais importante do que o abastecimento de água?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
8 dias

Letícia, qual a utilidade das bombas? Retirar água da garagem? Enviar água para a caixa dágua no teto? Bomba da piscina? Nos três exemplos é emergencial. Não há necessidade de assembleia para aprovar, após realizado sim tem que fazer uma assembleia e informar a despesa e tentar repor o fundo.

Anthero Santos
Anthero Santos respondeu
8 dias

Letícia,

O consumo de água no condomínio é um item obrigatório para a habitabilidade então todos os serviços que afetem o funcionamento total das instalações hidráulicas são itens emergenciais e podem ser realizados sem a aprovação da assembléia, porém com a posterior comunicação em assembléia, conforme determina o Código Civil.

Caso prefira entrar em contato diretamente, segue o meu contato:
Anthero Santos
Engenheiro Civil Perito
21 99104-2366
eng.antherosantos@gmail.com

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
8 dias

Colegas emergencial é para fazer já. Como é que vocês explicam um reparo como emergencial se fazem dois meses que o defeito apareceu e até agora ninguém fez nada? Porque até tem dinheiro em caixa mas que será usado para outras "questões de importância"? A questão aqui não é o reparo mas sim a utilização do FR sem aprovação da assembleia, e pelo que a Letícia coloca, o FR só será retirado sem autorização da assembleia em obras e reparos emergenciais. Oras bolas, em dois meses houve tempo de sobra de convocar a assembleia. Esperam dois meses, tendo dinheiro em caixa, para agora invocar emergência? No mínimo postura incoerente.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Letícia de Paula
Letícia de Paula respondeu
8 dias

Então gente, melhor explicando a situação. A síndica anterior pediu renuncia pois colocou um profissional que deixou uma série de falhas tanto na bomba quanto na área externa do prédio. Ela não aguentou as críticas e pediu a renúncia. Queríamos entrar na justiça contra essa firma que deu um prejuízo de 1000 reais na bomba, porém os moradores não concordaram em gastar dinheiro com advogado pois o prédio tem somente 8 unidades.
Assim, ela saiu no dia 3 de agosto e eu assumi como síndica.
As outras questões de importância que impedem a retirada de dinheiro da nossa conta corrente e não do fundo de reserva são o pagamento do seguro patrimonial, do 13° salário e férias do funcionário e 13° salário da administradora, que não estavam previstos na cota condominial. Porém com a saída da síndica profissional, vai dar pra pagar essas despesas e somente elas, sem o rateio extra.
Assim, pensei em usar o fundo de reserva para cobrir o prejuízo da bomba. Mas uma moradora que já foi síndica me disse que isso não é emergencial e assim fiquei na dúvida.

Letícia de Paula
edificiobrasilia692@gmail.com

jorge hugo alves de azevedo
jorge hugo alves de azevedo respondeu
8 dias

Bom dia Leticia,você não vai deixar faltar água para justificar o conserto da bomba,né?Faça o serviço,use o FR e fique tranquila que é melhor do que pecar por omissão.Como diz a música, quem sabe faz a hora não espera acontecer.

eço

Emabi Bombas e Ferramentas
Emabi Bombas e Ferramentas respondeu
7 dias

Letícia, quando você tem dois equipamentos, um é o principal e o outro é o reserva, no seu caso, caracteriza sim como reparo emergencial, pois o condomínio não pode ficar sem abastecimento em caso de falha da segunda bomba. O que você tem que ficar atenta, é com relação as manutenções preventivas dos seus equipamentos, pois quando estes entram em falha o custo para repara-lo pesam no orçamento do condomínio. Vale o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Luiz Fernando B. Fabrício
Ger. Serviços
Crea-RJ 2018125949

ATC - Assist Tec Conservação Hidráulica e Elétrica

Bomba de Água, elevadores, sistema de combate ao incêndio são considerados emergenciais sim. Mas no caso de abastecimento de água, este se torna o principal.
Existe duas bombas para serem reversadas uma por semana, assim diminuindo a carga sobre elas. Uma manutenção preventiva resolve isso, pois será sempre notificado pela empresa prestadora de serviços que está na hora de levar para revisão, conserto, ou manutenção geral.
É importante avaliar as condições hidráulicas e elétricas para saber o motivo do problema da bomba.
Somos empresas que executamos este tipo de serviço e temos preço com qualidade e garantia de 6meses.

Trabalho em prestação de serviço e consultoria para solução de problemas hidráulicos.
atchidraulicaeeletrica@gmail.com
Espero ter ajudado.
www.atcb

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.237 Compradores
338.542 Cotações
2.772 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...