O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Fernanda Silva

O condomínio pode obrigar o morador a retirar a tele de segurança da parte interna da varanda?

Por Fernanda Silva
38 dias

Me mudei a 1 mês para um prédio, onde está sendo feita desde junho, uma manutenção na fachada. Essa semana, cheguei em casa e havia sido retirada a minha tela de segurança, sem a minha autorização, tendo uma criança e minha mãe idosa em casa (que entrou em desespero sem saber o que estava acontecendo), além do meu cachorro de pequeno porte, que passa pela grade da varanda sem a tela. Fui avisada pela minha mãe, e cheguei em seguida, solicitando a recolocação da tela, o que foi feito de qualquer jeito. Anotei a reclamação no livro de ocorrências e a única resposta da síndica, foi colocar na porta do elevador e também no livro, um papel datado de junho/2019, onde ela comunica da obra e que as telas seriam retiradas. Como devo proceder?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
37 dias

Bom dia! Para quem esta de fora é difícil de acreditar que você não sabia, não tem como o condomíno onde moramos fazer uma manutenção desta natureza e os condôminos não ficarem sabendo talvez você não quis colaborar, vendo de longe acho que faltou a tão desprezada e importante comunicação.

O condomíno poderia ter deixado sem fazer e depois pedir para você providenciar por conta própria ,o que provavelmente iria lhe desagradar mais ainda.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
37 dias

Fernanda, bom dia. A síndica não pode decidir por ela, retirar a tela para fazer a pintura, ok, mas ela tem que ser recolocada, caso ela insista, vá a justiça.

Fernanda Silva
Fernanda Silva respondeu
37 dias

Paulo Rodrigues de Moura, em nenhum momento eu disse que não sabia da obra. O que eu estou questionando é: A síndica pode retirar a minha tela de segurança em qualquer dia, sem avisar, e os pedreiros entrarem na minha varanda, com a minha casa aberta, sem eu estar? Eu nunca me neguei a abrir a casa para a reforma. Então eu deveria ficar com a minha casa trancada todos os dias, pois a qualquer momento os pedreiros poderiam entrar?

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
37 dias

De volta ao assunto: quando o acesso é pela unidade não tem jeito o condômino precisa liberar,mas pela fachada via cadeira com corda ele pode ter acesso.

De qualquer forma deveria ter um cronograma e ser avisado ao menos um dia antes , tudo é questão de planejamento.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
37 dias

Sujeitar-se às normas. Obras sempre ocasionam alguns transtornos de forma que você terá que redobrar os cuidados com a criança e o pet. Quando você mudou a obra já estava acontecendo; você procurou inteirar-se de como seria o cronograma e quais transtornos você deveria esperar?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Fernanda Silva
Fernanda Silva respondeu
37 dias

Marisa Marta Sanchez, antes de me mudar, conversei com a síndica sobre não poder ficar sem a tela, e ela me disse para colocar a tela, pois a obra estava muito atrasada, pela previsão já era para ter acabado, só que por motivos que desconheço, já estão na terceira empresa de obras. De qualquer forma, deixei meus telefones com ela antes da mudança. E volto a dizer, não me neguei a nada. Apenas achei um absurdo ter a casa invadida da forma que foi.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
37 dias

Pois é Fernanda, agora você vem com um monte de informações novas que não tem nada a ver com o título da sua pergunta. Recorra à justiça. Assim o juiz, diante do que as partes colocarem nos autos, dá a sentença. E cumpra-se. Ou recorra-se da decisão.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
36 dias

Tela de segurança não podem ser retiradas sem o consentimento dos moradores, pois protegem crianças e animais contra quedas acidentais. Se houver uma necessidade absoluta de retirada das telas, é preciso haver uma combinação prévia para que os moradores possam se precaver e adaptar, estabelecendo-se, inclusive, um prazo para a recolocação.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...