O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Tadeu Ledo

O Sindico tem o Direito de Proibir obras para moradia dentro do condomínio?

Por Eduardo Tadeu Ledo
52 dias

Eu comprei um apto e estava em fase final de obra, onde os móveis ja estão montados e falta colocação das pedras para que se tenha a utilização da cozinha e banheiro. Estou a dias tentando falar com o sindico, mas ele não responde os e-mails. O Sub sindico simplesmente responde que não pode fazer nada e que não será permitido, a não ser que eu consigo um embasamento legal para concluir a obra. Estou em uma situação que preciso finalizar para mudar, ainda não sou morador por conta disso. E pago aluguel hoje em dia em uma casa que foi solicitada pela proprietária para que more um familiar da mesma, que perdeu o emprego. Já informei tudo isso para o Sub sindico, mas eles não cedem e ainda estão usando um vídeo do Márcio Rachkorsky como base de argumentação.Ou seja, dialogo não é uma opção.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (11)

RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR
RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR respondeu
52 dias

Bom dia,

É obrigatória a previa comunicação ao Sindico sobre obras a serem feitas, detalhamento feito através e projeto, RRT recolhido em banco, tendo um arquiteto ou engenheiro responsável, etc..somente pós apresentação disso ao Sindico e ele autorizar, obras podem ser realizadas. Se vcs não fizeram nada disso, estão certos em não permitir. Consulte a Convenção pois lá deve constar claramente quais procedimentos seguir.

Eduardo Tadeu Ledo
Eduardo Tadeu Ledo respondeu
52 dias

Richard, todo esse processo foi feito no inicio de obra... Tem RRT...tem arquiteto...aprovação do engenheiro do condomínio... tudo certo... Falta apenas a finalização pra moradia. Estou solicitando que eu termine o que preciso para o uso do apto... Depois eu vou fazer alguns outros detalhes que vão faltar, pq no momento realmente não é necessário. Mas o funcionamento da cozinha e banheiro é necessário para eu morar.

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
52 dias

Sr. Eduardo, Obras em áreas comuns ou privativas só devem acontecer se realmente não puderem ser paradas (essenciais ou emergenciais). Mesmo nas unidades privativas, a recomendação é que se paralisem as reformas. Além de diminuir o número de pessoas estranhas ao condomínio circulando no local, também é importante parar para evitar pó ou outros agentes que possam irritar as vias aéreas (inclusive dos operários e vizinhos). Caso não seja possível parar a obra, é importante fazer um rodízio de funcionários trabalhando no local, diminuindo assim o número de pessoas no condomínio. Recomendação de autoridades da área da Saúde!

assembleia.click - A evolução da assembleia de condomínio.
(13) 99144-4943 - Sindico e Administrador desde 1998
No Sindiconet desde 2009.

Eduardo Tadeu Ledo
Eduardo Tadeu Ledo respondeu
52 dias

Osni, foi essa a sugestão que dei ao sub-sindico. Em limitar o numero de prestador (1 ou 2 no máximo), Obrigar o uso de mascaras, somente entrar e sair com a presença do condômino, coisas do tipo. Foram dadas diversas sugestões. Pois como eu disse, o meu caso eu preciso finalizar a obra para eu usar. Literalmente coloca-la para uso. Preciso sair da casa que estou e não tenho para onde ir e muito menos condições de bancar duas casas devido a redução de salario.
Tudo isso foi colocado para ele, porém ele disse que só vai ceder se eu tiver algum embasamento legal.

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
52 dias

Sr, Eduardo,

Peça (por escrito) ao sindico para lhe mandar o "embasamento legal" (também por escrito) que ele tem para lhe proibir depois de tudo o que o senhor já ofereceu como solução amigável. Procure um advogado de sua inteira confiança......

assembleia.click - A evolução da assembleia de condomínio.
(13) 99144-4943 - Sindico e Administrador desde 1998
No Sindiconet desde 2009.

Eduardo Tadeu Ledo
Eduardo Tadeu Ledo respondeu
52 dias

Osni, eu já solicitei. Ele não passa nada. Passou um vídeo do Márcio Rachkorsky respondendo uma sindica que ela deveria proibir sim as obras devido uma pergunta dela. Eu não conheço nenhum advogado. Por isso vim procurar ajuda aqui. Pois sei que a moradia é considerado um serviço essencial, tenho os e-mails para o sindico no qual não há nada de resposta, e a conversa com o Sub sindico via telegram. Sei da situação do mundo pela pandemia. Mas em todas conversas eu peço bom senso para ele, mas devido a falta de boa vontade em conversar vou ter que meter as caras e fazer, visto que as visitas não foram proibidas, e não vou quebrar nada... simplesmente realizar a instalação das pedras para funcionar e a proteção da sacada por conta do meu filho. No momento não quero fazer nada além disso.

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
52 dias

Sr. Eduardo,
Esse vídeo (assim como diversas informações de autoridades sanitárias ou não), o que foi dito ontem muda hoje. Eu (aqui no fórum) não posso aconselhar nada que não tenha algum embasamento legal.
Resta, portanto, afirmar o QUE EU faria ( não tome como recomendação minha - e exclua o Sindiconet disso também, por favor). Retomaria as obras e deixa que ele provoque as "medidas judiciais".

assembleia.click - A evolução da assembleia de condomínio.
(13) 99144-4943 - Sindico e Administrador desde 1998
No Sindiconet desde 2009.

Eduardo Tadeu Ledo
Eduardo Tadeu Ledo respondeu
52 dias

Osni,

Muito Obrigado, Pode ficar tranquilo que não vou tomar como sua recomendação ou do sindiconet.
Mas não tenho outra saída, a não ser a de continuar a obra e ver no que dá depois.
Afinal, todas as minhas tentativas de conversas estão salvas através de e-mails e conversas em app.

Muito Obrigado

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
52 dias

Eduardo, não existe proibição de obra dentro de unidade privativa. Chame seus profissionais e toque a obra. Se o síndico te ameaçar de multa, diga que vai processá-lo junto com o condomínio.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
52 dias

Te resta tentar uma liminar na justiça.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
50 dias

Tem gente que fala o que quer na midia, e cria uma pseudoverdade. Veja só: colocação de pedras não é algo que cause barulho em excesso, ao contrário. Então, vc faça o seguinte: chame o pessoal da obra e entre com eles no apto. se tentarem impedir vc, chame a PM. Com a PM, de duas, uma: ou você entra, ou vão todos para a delegacia. Com o BO em mãos, você poderá processar o condominio por perdas e danos. Diga isso ao sindico.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...