O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Nalva Santos

Pintura da fachada x janelas antigas

Por Nalva Santos
49 dias

Moro num condomínio onde foi concluído o trabalho de pintura da fachada dos blocos. Agora, finalizado esse serviço, a sindica começou a enviar circulares aos moradores solicitando a troca das janelas que não estão no padrão. (até aqui ok).
Minha dúvida é que algumas janelas foram trocadas a mais de 15 anos e alguns proprietários já compraram o apartamento com essas janelas fora do padrão e o assunto nunca foi abordado.
Pergunto: Esse comunicado não deveria ter sido feito antes de iniciar a pintura da fachada? Agora com o trabalho finalizado, o condômino terá que arcar com o custo da troca da(s) janela(s) e também para retocar a pintura?


Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Katia Styllus
Katia Styllus respondeu
49 dias

isso que eu chamo de começa a casa pelo teto foi o que ela fez, se ela ja sabia que existia a necessidade da substituição das janelas o correto seria isso mesmo, mas de repente a empresa vai fazer esses reparo já pergunto para ela ? se existe essa possibilidade se não vai fica bem estranho

styllus.atendimento@bol.com.br

Nalva Santos
Nalva Santos respondeu
49 dias

Sim, foi perguntado como ficará a questão de reparo na fachada recém pintada, e a sindica se limitou a enviar cópia de uma cláusula do regulamento.
Vejo que haverá um sério desgaste, com algo que poderia ter sido evitado meses atrás. O mesmo ocorre com as garagens, espera-se o condômino terminar o serviço, para só então comunicar irregularidades.
Algumas pessoas tem me procurado perguntando o que pode ser feito e confesso que não sei o que orientar, por isso recorri à este canal.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
49 dias

De fato, as janelas deveriam ter sido trocadas antes da pintura. Pura falta de planejamento (e competencia).

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
49 dias

Prezada Nalva, se as janelas estão fora do padrão realmente devem ser ajustadas, no entanto, de fato houve certo "equivoco" ao realizar a pintura da fachada antes de levar ao conhecimento dos moradores essa questão. Quanto ao fato das janelas terem sido trocadas a mais de 15 anos, algumas, inclusive, por moradores antigos, não afasta do dever dos novos proprietários respeitarem as normas condominiais. Se o assunto, porventura, chegar ao Poder Judiciário, inicialmente, essa será a defesa de defesa do condomínio.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico, ressaltando que a análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...