O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

ISABELA LULA DOS SANTOS

Tirar telas em obras

Por ISABELA LULA DOS SANTOS
Perguntou há 79 dias

Meu condomínio vai fazer uma reforma da fachada e informou que vai precisar tirar telas de proteção (3 a 4 meses). Não posso ficar sem tela porque tenho gatos. Minha sacada tem plantas que já estão adaptadas, inclusive mas telas, é também terei que tirar todas as plantas para colocar na sala, pois a sacada precisa estar sem nada. Eles podem exigir isso dentro da minha unidade?? Querem padronizar a vcor da tela, a minha é preta, querem que seja branca, sou contrária, também podem exigir a cor da tela? Sou proprietária. Obrigada

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há 79 dias

Boa tarde! Faz parte da vida em condomínio, isso deveria ter sido observado na assembleia que aprovou a manutenção.

Morador não pode achar que o condomínio não pode fazer a manutenção por este ter colocado algo na elevação ( fachada).

Foi cuidadoso o serviço pode ser feito pela unidade sem precisar retirar a tela.

Fonte: 12

Assinatura: paulosindicoprofissional@outlook.com 11 98449-4093.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 79 dias

Sim. Eles podem exigir tudo isso. O motivo e' fazer a manutenção da fachada e assegurar sua padronização, que por consequência, valoriza as unidades e o condomínio.

Os moradores tem de permitir que essa manutenção seja feita nas condições de entrega do condomínio: sem telas, grades, vegetação. Sua preocupação com os gatos e' valida, mas deveria ter sido trazida para discussão na assembleia.
Tente negociar com o sindico a retirada da tela e a recolocação no menor prazo possível.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há 79 dias

Isabela muito embora as telas precisem ser retiradas não é razoável ficar sem elas por tanto tempo. Me parece uma falta de planejamento lamentável. Você questionou isso na assembleia?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ISABELA LULA DOS SANTOS
ISABELA LULA DOS SANTOS

Respondeu há 79 dias

Oi, eu participei da assembleia e questionei, o que ficou evidenciado é que isso não seria discutido, somente houve a informação dessa exigência, de tirar as telas, o "Não tirar" não estava em pauta, somente como seria feito. Outra moradora também tem gato e ficou preocupada.

Assinatura: Autora da pergunta

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
HELIO SANDER DOS SANTOS
HELIO SANDER DOS SANTOS

Respondeu há 77 dias

Olá Isabela,


É um caso bem polêmico pois a lei não detalha o que é alteração da fachada. Cabe a interpretação de cada um.

Porém, realmente não pode alterar a fachada a menos que tenha unanimidade dos votos dos condôminos.

E este ponto às vezes será interessante para você. Você teria que perguntar formalmente ao síndico por e-mail se houve unanimidade dos votos para esta "reforma" da fachada. Poderá apontar a lei 4591 em seu artigo 10 que diz:
"
§ 2º O proprietário ou titular de direito à aquisição de unidade poderá fazer obra que (VETADO) ou modifique sua fachada, se obtiver a aquiescência da unanimidade dos condôminos
".

Se o condomínio não tiver esta unanimidade, que pelo contexto não tem, é bem difícil que o síndico cobre você sobre estas modificações inconvenientes em sua unidade exclusiva.

Há a possiblidade também de embargar esta "reforma" por via judicial, caso não cumpram os requisitos de sua legalidade como por exemplo a já citada, unanimidade dos votos do condôminos.

Assinatura: Hélio Sander - CRA-MG 41.010
Sindico Profissional e Administrador de Condomínios
www.heliosander.com.br
whats: (34) 9-9870-8497

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sheler Laudos e Inspeções
Sheler Laudos e Inspeções

Respondeu há 70 dias

Olá Isabela, a depender do tipo de reparo que será feito é realmente necessário se retirar as telas. Infelizmente é uma adversidade para os moradores, mas é importante perceber que reparos nas fachadas são muito importantes para o desempenho da edificação e que, caso não fossem realizados, poderiam gerar problemas maiores ao condomínio. Deixo na fonte um vídeo de nosso engenheiro falando um pouco mais sobre fachadas. Ele tem propriedade pra falar no assunto principalmente por ter feito mestrado em inspeção de fachadas.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CN3H3bvlbru/?utm_source=ig_web_copy_link

Assinatura: Shelter Laudos e Inspeções (https://www.shelterlaudoseinspecoes.com/)

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
ISABELA LULA DOS SANTOS
ISABELA LULA DOS SANTOS

Comentou há 70 dias

Obrigada, vou entrar em contato com ele, porque querem tirar, permanentemente, qualquer objeto suspenso na parte interna da sacada, como ganchos de plantas ou decorações, como parte do pós obra da fachada. Uso um gancho para suspender um comedor de pássaros que já foi aprovado em assembleia. Acho errado me impedirem de colocá-lo, já que a sacada faz parte da mina unidade.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.