Pergunta

Morador bate no portão, causa prejuízo e nega o feito
Por Mariana Alves
Perguntou há 52 dias
Um morador inquilino bateu no portão portão de veículos ao entrar, o gonzo rompeu e o portão desnivelou, apesar de várias pessoas terem ouvidos os gritos dele para a mulher de "você me faz bater o carro" o morador diz que não bateu, alega que o portão já estava desnivelado quando entrou e ao ouvir o portão arrastar no chão pensou que tinha batido o carro. Enfim, por falta de câmeras o condomínio não pode cobrar dele o conserto (mesmo tendo a marca do portão com a batida não temos como provar que foi ele!). Sendo assim, quem paga pelo conserto? O condomínio usa a verba da taxa mensal recebida pelos moradores (proprietários e inquilinos) ou faz rateio entre os proprietários?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (7)
Ordenar:
Boa noite! Com testemunhas só fazer orçamentos e mandar fazer, antes dê ciência ao proprietário.
Fonte: 12
Assinatura: paulosindicoprofissional@outlook.com 11 98440-4093.
Se ficar comprovado por meio de testemunhas, ou imagens gravadas o incidente. Realize o serviço, antes faça o boletim de ocorrência. Depois informe ao condômino o preço do concerto, em acordo com o mesmo vejam às condições para ele realizar o pagamento!
Testemunhas também são boas provas. Se as tem, mande reparar o portão e cobre o proprietário do imóvel, que por sua vez, cobrará (se quiser) o seu inquilino.
Sugestão, invistam num sistema de câmeras. Vale a pena.
Sobre rateio: se a verba ordinária é insuficiente, chame uma assembleia e proponha o rateio da despesa extra.
Maria pelas muitas multas que vocês não aplicaram vocês já poderiam ter câmeras. Não adianta vir aqui com as mesmas perguntas que você obterá as mesmas respostas: prove o alegado. Testemunha que apenas ouviu serve? Não sei; depende do convencimento do juiz mas ele pode ir para o JEC sem advogado e o condomínio gastará com advogado. E ainda: suas testemunhas costumam arregar né? E fugir da raia.
Já te falei de câmeras espiãs.
Oi Marisa, isso mesmo, eu sei, vc está certa.
Nossa assembléia será em junho.
Esse episódio do portão foi o mesmo da briga em área comum. O problema vem todos de um único apartamento, o proprietário já notificou eles que podem sair se quiserem sem pagar a multa contratual, pois não conseguimos provas para multa-los, o que possibilitaria ao proprietário expulsa-los.
Quero fazer esta assembléia para conseguir aprovação para destinar o fundo reserva que temos para a instalação das câmeras.
O que eu queria saber aqui é se posso fazer rateio do valor do conserto, pq eu queria que os proprietários sentissem no bolso o que acontece por não possuirmos as instalações de câmera ainda. O valor do conserto não foi absurdo, foi 420 reais, mas poderia ter sido um prejuízo maior. É isso que eu preciso que eles entendam. Como dos 6 aptos 4 são alugados os proprietários não querem meter a mão no bolso pra gastar com nada, querem só a renda do aluguel.
A câmera espiã só conseguimos por no hall de entrada, por causa dos sensores, quando é de dia o sensor não é ativado, então não chega energia na lâmpada, por isso que não dá certo em qualquer lugar.
Sim, você procederá ao rateio. Só que como a manutenção acabará sendo repassada ao inquilino o proprietário não vai sentir a dor no bolso.
E as câmaras podem ser consideradas aquisições a serem aprovadas por maioria dos condôminos.
Procure se informar melhor sobre as câmaras, a que eu tenho é colocada literalmente onde estaria a lâmpada comum e consigo, daqui de São Paulo, monitorar a casa de praia. Ela não funciona com sensor de presença, filma até o vento. Está ligada está filmando. O que faz com que o cartão de memória tenha que ser constantemente esvaziado mas é uma solução barata.
Maria, o condomínio paga, e já programa para a próxima assembleia um CFTV, assim não passa mais por disse me disse.
Pelo que vc disse, há testemunhas que o ouviram gritar. Com base no relato delas, e nas marcas que deve haver no carro, cobre o condomino. Se voce não conseguir, terá de ratear essa despesa.
Assinatura: Luiz Leitão da Cunha - Síndico Profissional - Jornalista Especializado, colunista da revista Direcional Condomínios
Vieira Souto Gestão Condominial
Área de atuação: Jardins e Pinheiros
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com/
tem imagens testemunha manda arruma e cobre do proprietário o inquilino e de total responsabilidade dele simples assim
Assinatura: Katia Styllus Whats (11) 9 4774-7482
Comentou há 52 dias
O proprietário já está ciente, o conserto já foi feito, como o inquilino não quis pagar o proprietário disse que eles podem deixar o apartamento que ele os libera da multa. O proprietário não quer mais estes inquilinos. Mas na falta de provas que façam o inquilino pagar, quem paga? Pois apesar do proprietário acreditar na versão das testemunhas que ouviram os gritos, não há filmagem do momento do acidente.
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)