O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
RICARDO DO ROSÁRIO GOMES

O que fazer em caso de queda de energia em um único apartamento,como posso ajudar o morador ?

Por RICARDO DO ROSÁRIO GOMES
9 anos

Sou porteiro noturno e trabalho com mais um porteiro, como só fica nós dois no condomínio gostaria de dicas de como proceder. Valeu!

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (5)

Maria Telma Falcão de Carvalho

Prezado Ricardo,

Precisa ver se o disjuntor dele caiu.
Se não foi isso ou falta de pagamento, ele, o morador, deve dirigir-se à Cia. de energia da cidade.

Liliane
Liliane respondeu
9 anos

Acredito que esse problema não é o de sua função,mas se você quer ajudar o morador,provavelmente ele está com problemas nas instalação elétrica na unidade já que é somente no apartamento dele ,ele deve chamar um eletricista e verificar as instalações.
Paliativo, você pode orientá-lo a instalar umas luminárias de emergência na sala,cozinha ou corredor que funcionam muito bem em caso de queda de energia,pois quando acaba a energia a gente nunca tem uma vela ou lanterna nas mãos no momento ,não é mesmo?Porém se o condomínio for antigo,convém fazer um estudo de demanda de energia na edificação para realizar uma reforma elétrica geral.
Até mais.

Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

1o. Verifique o registro de prestadores de serviço. Normalmente a Eletropaulo durante o dia faz oa cortes de energia devido a falta de pagamento. O porteiro do dia DEVE registrar nome e RG de quem tenha vindo fazer o corte, assim como os aptos afetados. A Eletropaulo costuma deixar avisos individuais que são entregues aos aptos informando sobre o corte e o que o usuário deve fazer p/ pedir religação.

2o. Se não for situação de corte, TODO apto (ou casa) possui quadro de distribuição interno. Abrindo o quadro, todos os dijuntores (mais antigos são fusíveis de rosca ou faca) devem estar ligados (para cima - fusíveis íntegros). O própio morador levanta o dijuntor (ou deve ter fusíveis de reserva em casa). Caso o dijuntor continue caindo, um eletricista deve ser chamado pois indica que algo está em curto dentro do apto. Tenha uma lista de bons eletricistas que o morador pode chamar.

3o. JAMAIS deixe o teu posto para auxiliar particularidades de morador.

4o. A dica de luzes de emergência é excelente. Cada um coloca uma luminária dessas dentro do apto e/ou cada um providencia lanternas de recarga (dispensam pilhas) p/ terem nos aptos.

E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu
9 anos

Ricardo, em novas construções é obrigatório o DDR, que desliga como chave geral, todo o local. Disturbios causados por sobrecarga em função´ou de excesso em uma tomada ou algo mais grave, como falta de proteção ou derretimento dela nos fios. SE houve uma sobrecarga ele ao colocar no verde, voltará a funcionar, mas se ele cair novamente, aconselhe o Morador a procurar um eletricista o mais rápido possível. Empresas concessionárias não fazem corte após o horário Comercial. Luzes de emergência, duram de 1 a 3 horas com uma lâmpáda acessa, e custam em torno de 30 a 60 reais., pena que a vida útil seja pequena, então constantemenmte deverá fazer a substituição. Outra solução seria um Gerador de emergência, mas se o problema for interno ele também não resolverá.
O Secovi sempre promove cursos para porteiros. Boa sorte.

Jose Orlando Tomaz de Aquino
Jose Orlando Tomaz de Aquino respondeu
5 anos

AMIGO VÁ A UNIDADE DESLIGUE TODOS OS DIJUNTORES,DEPOIS VÁ NA CENTRAL LIGUE NOVAMETE O DISJUNTOR CAIDO, VA NOVAMENTE NA UNIDADE APT.COMECE A LIGAR DE UM POR UM O QUE FIZER CAIR A ENERGIA, VOCE DEIXA DESLIGADO, E QUANDO AMANHECER VOCE CHAMA O ELETRICISTA

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...