O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

just & just

bomba de incêndio/ligação/relógio independente!

Por just & just
Perguntou há mais de 1 ano

esta semana houve uma pergunta no forum sobre bomba de incêndio/ligação independente e relógio,respondi e fui massacrado por alguns.Portanto essa pergunta é direcionada aos que responderam sem ter qualquer conhecimento da areá,respondem apenas para ganhar pontos.
COMO MANTIVE O MESMO SISTEMA DE LIGAÇÃO DA BOMBA DO CONDOMÍNIO,QUE NÃO ERA INDEPENDENTE,JUNTO AO BOMBEIRO,APÓS O CONDOMÍNIO SER COMUNICADO?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Just eu não respondi àquela questão mas fiquei curiosa. O fato é que não me pediram relógios separados. E eu não dou "quebra galho" todas as exigências foram cumpridas.

Assinatura: Gestora e Adm.de Condomínios - Graduada Universidade CESUMAR; Mediação e Arbitragem - curso TASP -
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
just & just
just & just

Respondeu há mais de 1 ano

Marisa,você agiu muito bem,as pessoas dão quebra galhos para resolverem o problema de imediato,mas se esquecem que o documento vence,e as exigências são as mesmas,sem contar que a pessoa que assinou,já pode ter se aposentado,morrido,trocou unidade,etc...... O bombeiro na questão de vistoria é muito complexo e concordo dificil,mas não é bicho de sete cabeças,apesar de alguns dizerem que tem mais kkkkk,por isso que muitos engenheiros e arquitetos,não querem nem ouvir falar de AVCB,bombeiro etc..Ma s quanto a sua curiosidade em saber como resolvi o problema,desculpe,mas é fator técnico e me contratam para solucionar,se eu disser aqui,enfim.....

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
just & just
just & just

Respondeu há mais de 1 ano

alô!pessoal que foi contra a minha humilde e técnica opinião,não tem respostas?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Mauro Higa
Mauro Higa

Respondeu há mais de 1 ano

Seem caso de incêndio os elevadores são desligados e depois toda a rede elétrica das torres, como a bomba poderá estar ligada ao relógio de energia dos blocos? não funcionará por isso os relógios independentes.

Qual foi sua resposta sobre isso?



Atenciosamente.

Assinatura: Mauro Higa
Síndico Prof. / Gerente Adm
(11) 99152-5515
mauro.1965.higa@gmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
just & just
just & just

Respondeu há mais de 1 ano

bom dia
Higa,minha resposta esta na pergunta que originou esse debate,junto com a sua resposta.
Mas vou te dar um alento,em caso de incêndio, a cia de energia é acionada,ela tem que desligar toda energia eletrica de um quarteirão.logo,independente ou não,sera desligada a bomba.Eu mantive a situação com argumentos técnicos e embasado em lei.E u apenas pedi pra aqueles que responderam ao contrario,me explicassem como.E também disse que cada caso é um caso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Firecenter
Firecenter

Respondeu há mais de 1 ano

Minha contribuição, baseada na IT-22 do CBPMESP , página 17:
http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/dsci_publicacoes2/_lib/file/doc/IT-22-2019.pdf


C.2.7 A alimentação elétrica das bombas de incêndio deve ser independente do consumo geral, de forma a permitir o desligamento geral da energia, sem prejuízo do funciona- mento do motor da bomba de incêndio (ver Figura C.4).

Neste mesmo item tem o desenho mostrando que a tomada de energia para a bomba deve ser feita logo após a entrada de energia ter passado pelo relógio e antes da chave geral do condomínio.

Ainda complementando na mesma página da IT-22:
C.2.9 A entrada de força para a edificação a ser protegida deve ser dimensionada para suportar o funcionamento das bombas de incêndio em conjunto com os demais componentes elétricos da edificação, a plena carga.
C.2.10 As chaves elétricas de alimentação das bombas de incêndio devem ser sinalizadas com a inscrição “ALIMENTA- ÇÃO DA BOMBA DE INCÊNDIO – NÃO DESLIGUE”.

Em resumo, não é necessário um relógio de energia independente para a bomba de incêndio, mas sim que a alimentação tenha origem de captação antes da chave geral do condomínio, na rede que serve as áreas comuns tais como ( iluminação, elevadores, bombas de água de consumo, etc ).

Lembrando que, a bomba de incêndio de uma edificação é necessária para o combate inicial, quando os bombeiros ainda não chegaram. Por este motivo é que a ligação independente é obrigatória. Caso uma pessoa do prédio inicie os procedimento de combate, dentre essas providências está o desligamento da chave geral de energia, que poderá ser feito e ainda assim a bomba de incêndio permanecerá habilitada a pressurizar a rede de hidrantes para o devido combate.
Com a chegada dos bombeiros, eles avaliam a situação e tomam as providências cabíveis, dentre elas até pedir para a concessionária o desligamento da rede da região onde está ocorrendo o sinistro. Ai sim não haverá energia para alimentar a bomba de incêndio da edificação.

Parabéns pelo debate. Essa é a maneira mais simples de aprendermos juntos todos os dias.

Não se esqueçam: Não existe pergunta e nem resposta 100% certa nem 100% errada. Em qualquer situação elas irão contribuir para a formação da ideia perfeita para o senso comum.

Abraços e a disposição

Assinatura: Engº Maurilio Batista de Lima
Fire Engineering Systems Firecenter Ltda
(11)3446-1604
maurilio@firecenter.com.br
www.firecenter.com.br
https://www.youtube.com/user/firesystemstv

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.