Rateio de água individual

Boa noite, estou com uma dúvida no que diz respeito a cobrança de água de cada morador. As unidades possuem hidrômetros individuais, a síndica faz a leitura de cada um e repassa para ser lançado no boleto. Então o escritório que faz a emissão dos boletos e o balancete financeiro, lança os números (a leitura) no sistema e o próprio sistema calcula o valor de cada morador individualmente, conforme a tabela oficial de valores da companhia de água da minha cidade. O que acontece é que mesmo se fazendo a leitura todo o dia 25 de cada mês (por exemplo) muitas vezes o valor que vem a conta de água é diferente do valor total arrecadado dos moradores, ou seja, há meses que se arrecada a mais e outros que se arrecada a menos. Uma moradora questionou dizendo que o condomínio não pode ter ´esse caixa´ sobrando, e pediu para os valores serem devolvidos aos moradores. Minha dúvida é: se os valores cobrados são em cima da leitura individual de cada um e tem por base os valores da cia de abastecimento e esgoto, como pode ser feito? Se a fatura total da água for colocada para ratear por todos, está errado, pois há individualização; se for lançado uma tarifa mínima para todas as unidades, será injusto; se utilizar a leitura e a tabela básica de valores que a Sanepar utiliza, as vezes arrecada a menos e a maioria das vezes se arrecada a mais do que se paga... Como fazer? Como agir? Qual o respaldo? Há uma solução? Tem morador que entrou na justiça para receber o valor de volta e o condomínio teve que pagar...

Imagem de perfil Sabrina Heinzen
Administradora de condomínio


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