Pergunta
O Síndico pode fazer coisas sem consultar ninguém?
Por Cláudia Regina
Perguntou há mais de 1 ano
Antes de ganharmos essa eleição, combinamos que TODA e QUALQUER DECISÃO seria passado ANTES pela aprovação do Conselho. Agora que ganhamos, o Síndico faz sem consultar ninguém, diz que faz porque é atribuição de Síndico. Isso está correto???
Cláudia
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (6)
Ordenar:
Cláudia:
Algumas coisas o sindico não pode esperar pela aprovação do conselho pois a responsabilidade é só dele.
Conversem com ele sobre o que tinha sido combinado.
Agora reunião a toda hora para se decidir qualquer coisa vai ficar difícil, mas se foi combinado, combinado está.
Cláudia,
O Conselho ele apenas fiscaliza as ações do síndico, ele não tem poder nenhum de decisão. Quem decide é o síndico.
O síndico é obrigado por lei a cumprir diversas tarefas e muitas delas não tem condições de aguardar uma assembleia ou uma reunião de conselho.
O síndico deve ter uma gestão transparente e fazer as prestações de contas, também conforme manda a lei.
Fiquei na dúvida se o que é decidido em Assembleia sobrepõe o código civil.
Fonte: http://www.sindiconet.com.br/448/Informese/Codigo-Civil-Capitulo-sobre-Condominios
Claudia,
Que coisas ele faz? voce precisa esclarecr. Se o sindico for comprar um prego e tiver que fazer AGE fica inviável uma administração.

Comentou há mais de 1 ano
Como por exemplo, 100 cópias de chaves. Não digo fazer AGE para tudo, mas pelo menos pedir opinião do conselho em nossas reuniões.
Claudia , não dá para o sindico consultar os proprietários ou conselho cada decisão que tem de tomar. Na sua convenção deve constar as obrigações do síndico , se não tiver vc pode encontrar no CC capítulo que trata de condomínios . Eu não teria assumido o cargo se me obrigassem a fazer esta loucura. ( consultas ) Afinal a "sindicância " de seu condomínio é exercida por um síndico ou por uma comissão ?
Boa sorte
Cláudia,
Não existe decidir TUDO junto! Condomínio não é um acampamento!
Existe a figura que lidera e, na urgência ou no óbvionem caberia ...
"Alô... conselheiro no. 1... tem compra de material de limpeza e o saco de lixo aumentou... pode comprar?"
" Ah... tem que reunir os outros... vamos conversar na sexta 19h"
"Mas até sexta o saco terá acabado e para entregarem até 5a. feira tem que enomendar hoje!"
"Mas que absurdo... n��o entregam 6a. feira ... "
" É feriado!"
" Ah... é mesmo.... Vamos falar no MSN!"
"Já olhei... o conselhiro 5 não está online!"
....................
Desisto!
Isso não é gestão participativa. Isso é dependência corporativa e gestão incompetente querendo, qdo der errado, a culpa é de todos!
Tem um livro delicioso e muito bom: NÃO TENHA MEDO DE SER CHEFE - de Bruce Tulgan - e a mensagem central é se tens medo de assumir decisões, se tens problemas graves de autoestima NÃO SEJA CHEFE DE NADA, nem de família!
Não existe fazer reunião toda hora e para tudo PORQUE VOCÊS TÊM AFAZERES. Não faz nenhum sentido haver reunião toda hora pq administrar não é se reunir! Quem precisa fazer reunião toda hora é pq:
1) Não sabe fazer reunião - reunião traça estratégias, metas, diretrizes.
2) Situações cotidianas são rotineiras e se não sabe resolver é pq quem est´na posição não conhece a função, ou seja, não está capacitado para o exercício da função;
3) Situações complexas merecem várias óticas de análise - reúne-se e documenta-se as conclusões.
E claro que sendo animais racionais, é capacidade intrínseca ao ser humano "Se naquela situação decidimos esse caminho, nessa atual situação, bastante análoga aqueloutra, esse caminho pode ser aplicado!"
E a gestão anterior não teve sucesso maior pois o SÍNDICO decidiu errado! Até pode ter decidido errado em dar valor a opiniões erradas da comissão, comitê, boarding que ele tinha!
Ajustem as expectativas de TUDO SER DECIDIDO EM GRUPO que nem pai e mãe na condução de uma casa e da família fazem assim! Senão voC~e simplesmente coloca um crachá de incompetência em todos!

Comentou há mais de 1 ano
Hoje em dia, acredito que a falta de confiança no Ser Humano não significa incompetência, seja precaução.
Cláudia,
Você acabou de entrar nesse fórum e veio pedir auxilio para as pessoas que fazem questão de compartilhar sua experiência com os outros.
Pelo que você relatou, o que está parecendo é que o síndico é um "boi de piranha" e que os conselheiros querem mandar como síndicos sem se responsabilizar por isso.
Vocês colocaram o síndico numa situação muito delicada e anti-ética. O conselho decide o que deve ou não ser feito, mas quem assume todo o risco civil e criminal é o síndico. Fácil assim, não é? Serem os manda-chuvas, mandar e desmandar mas se sair errado a culpa é do síndico, se der certo é crédito para todos.
Para o conselho fica fácil deliberar as coisas assim: não é o CPF de nenhum deles que está na Receita Federal e não é nenhum conselheiro que vai ter que responder em juízo se for necessário.
Melhor que isso seja repensado, pois um síndico esperto pode é processar o conselho por assédio moral e anular essa assembleia.
Comentou há mais de 1 ano
Também acho que não dá para fazermos reuniões a toda hora, mesmo porque todos tem seus afazeres. Aqui o último Síndico ficou quase 13 anos. E agora estamos passando por um problema MUITO SÉRIO por atitudes da Comissão anterior. Agora em Março, ganhamos a eleição.
Fizemos uma reunião sábado(31/03), confirmando "nosso" acordo de que tudo seria conversado antes de qualquer decisão, mas logo na segunda, não foi isso que aconteceu.
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)