O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Priscila Saint

Água voltando do ralo quando outro apartamento lava roupa

Por Priscila Saint
50 dias

Boa noite, prezados.
Moro nesse condomínio há quase 11 anos, e desde o início sofro com o mesmo problema. Ocasionalmente ocorre uma inundação na lavanderia. Os apartamentos acima do meu, moro no 2 andar, quando lavam roupa e a máquina expulsa a água, simplesmente retorna pro meu ralo. Minha cozinha sempre ficava molhada. Na época os síndicos sempre limpavam a gordura, e tudo mais, e depois voltava ao normal. Exatamente neste ano, o problema voltou, porque trocaram todo o pessoal, e nunca mais limparam essa parte. Um dia, enquanto dormia, acordamos com a casa completamente inundada, chegou até no quarto do meu irmão, chegando molhar até o colchão dele, quase molhou o vídeo game. Molhou minha estante, ela está podre, meu sofá. A síndica nem quis vir pra olhar, simplesmente mandou um cara que cobrou 250 reais pra "desentupir". Porém dias depois voltou a alagar, chegando na minha sala de novo. A síndica disse que isso acontece muito no 2 andar, o cara voltou, e desentupiu. Minha dúvida é a seguinte: todas as vezes em que uma pessoa lava roupa, meu apartamento alaga, é de fato um entupimento no meu apartamento? Porque quando lavo as roupas, não entope e a máquina dispensa a água normalmente. Eu tenho que pagar os custos disso ou o condomínio que deve se responsabilizar? Sendo que sofro com esse problema desde quando mudei pra cá. E amenizou porque os síndicos anteriores mantinham a manutenção, agora ninguém limpa, e não tem uma empresa pra fazer isso. Posso reaver o dinheiro que gastei?
Agradeço se puderem me responder.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
50 dias

Priscila isto pode estar acontecendo, porque o apto de cima, talvez, fez um reforma e instalou um cano de 50 mm para a saída da água da máquina dele, esquecendo que a tubulações antigas, talvez, sejam de ferro ou de dimensões menores que 100 mm, usando a de 75 mm que não suporta a pressão que a maquina lança suas águas direto nesta tubulação.
Quando isto ocorre, a água da maquina tem que ser lançada dentro do tanque, neste caso, a água desce lentamente pela ralo do tanque, não ocasionado problemas na tubulação. Converse com o seu vizinho e peça ao mesmo colocar um prolongamento na manqueira da maquina e colocá-la dentro do tanque. No final desta manqueira tem que ter um peso de 300 gramas ou mais para conter a pressão da água e manter a manqueira dentro do tanque. Veja se isto resolverá o seu problema de 11 anos. Caso contrario volte aqui e nos conta o que houve, ou chame algum especialista, neste caso um Engenheiro. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
48 dias

OI PRISCILA!
TERIA QUE ANALISAR MELHOR ESSA QUESTÃO, SE ESSA ÁGUA RETORNA PELO SEU RALO, É POR QUE EXISTE UM PROBLEMA NA COLUNA DO PRÉDIO.
TERIA QUE VERIFICAR COM UM ENGENHEIRO, SE A QUESTÃO É PROBLEMA DE ENTUPIMENTO OU SE A COLUNA NÃO COMPORTA A QUANTIDADE DE ÁGUA INSERIDA NELA?
SE A QUESTÃO É ENTUPIMENTO, CABEE A TODOS OS CONDÔMINOS PARTICIPAREM DO RATEIO, SEM DISCUSSÃO.
UM ABRAÇO!

MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.346 Compradores
329.610 Cotações
2.726 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...