O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Condômino que foi multado deve ser impedido de ser candidatar a síndico?

Por Edson Gonçalves
Perguntou há mais de 1 ano

Estamos alterando nossa convenção. Na nova proposta há um artigo que fica impedido de se candidatar a síndico o condômino que tenha sido multado nos ultimos dois anos. No meu modo de ver achei isso um exagero alé de dar espaço para utilização indevida pelo síndico que quizer impedir alguém de se candidatar. Também acho qeu deve ser ilegal. Que vcs acham? Abraços!

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Minha opinião pessoal é que se trata de exagero sim, e que pode ser mal usado por síndicos menos honestos. E ainda perigoso aumentar o número de ações contra o condominio. Casos reais:

- emprestei meu ape uma ocasião e a criança fez arte na área comum. Quando eu abordei o síndico para indagar se seria multada ele disse que não porque tinha conversado com a mãe da criança na hora e o problema foi resolvido; se ele não gostasse de mim??? Ou fosse injusto???

- um condômino pagou o condomínio por depósito em conta corrente, só que, para azar dele, a síndica tinha encerrado a conta "Poll" e aberto conta em nome do condomínio. Porque ela tinha richa pessoal com ele, durante os três anos que ela esteve à frente do prédio esse sr ficou constando como inadimplente, mesmo apresentando o depósito, apenas para não poder sair candidado e concorrer com ela.

- eu tenho um condômino no prédio totalmente cumpridor de seus deveres, mas é condenado e cumpre pena alternativa por estelionato.

Enfim, eu podia citar um monte de motivos de multa (ou inadimplencia) que não denigrem o caráter de ninguém. E lembro a vocês que se o condômino se sentir injustiçado e for para a justiça vocês não vão poder penalizá-lo de uma forma ou de outra, até a sentença transitar em julgado, o que, se houver recurso, levará mais de cinco anos.

Como sugestao eu acho mais produtivo fazer constar da convenção que será levantada a ficha da pessoal de todos os candidatos, não só no condomínio como também fora dele, e que essas fichas serão apresentadas em AG, onde cada um poderá fazer sua defesa.

Porque esse negócio de "degolar adversário antes da candidatura" pode, (atenção, eu disse pode), excluir um ótimo administrador cujo filho adolecente ligou o som mais alto.

Fui

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Exagero!
Há de se proteger, no que tange ao infrator CONTUMAZ, ou seja, um típico condômino antisocial que queira ser síndico.
Ter uma advertência e multa de uma situação QUAQUER no espaço de 2 anos, para descredenciar um candidato a síndico pode ser usado do modo que Marisa colocou.
Mas um reiterado pertubador de sossego, reiterado inadimplente, reiterado desrespeitador dos funcionários, etc, aí sim, é alguém sem perfil de habitar um condomínio, quanto mais sendo síndico.

Há que se pensar se apenas condôminos poderem ser síndicos. Muitas vezes nenhum condômino se propõe a ser síndico e há inquilinos com perfil e vontade de gerir o condomínio e perde-se um excelente gestor devido a restrição.

Eis alguns textos sobre síndicos Ficha Limpa:
* www.sindiconet.com.br/7676/Informese/Eleioes-para-sindico/Sindico-com-ficha-limpa
* http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1099489&tit=Condominio-cria-Lei-da-Ficha-Limpa-para-sindicos
* http://oglobo.globo.com/imoveis/condominio-cria-regra-da-ficha-limpa-para-sindicos-causa-controversia-entre-especialistas-2820035
* http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1102939&tit=Lei-da-Ficha-Limpa-inspira-condominos

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Edson, isto é um prato cheio para sindicos desonestos e querem se perpetuar no poder. Alem do mais se houve a multa e o condomino a pagou, ele não é inadimplente, portanto podendo votar e ser votado. Cuidado com as invenções para se criar obstáculos de candidaturas, voce ainda podera ter muita dor de cabeça com este artigo.
Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (2)
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Comentou há mais de 1 ano

É verdade, eu passei por uma situação semelhante.

O sindico que estava antes de mim, cometeu uma série de erros e como foi forçado por uma lista de 1/4 de assinaturas que eu iniciei, ele me multou por eu estar na rua do condominio, extra muros, parfa que eu não me candidatasse.

Paguei a multa (1 salário mínimo), fui à AGE e me candidatei. Quando ele disse que eu não poderia ser candidata e isso já estava orquestrado, eu falei para todos que ele me multou fora do condominio e que não só pedis o cancelamento da multa como a devolução do dinheiro.

Fui eleita e estou aqui até hoje, mas a ideia era me atacar porque descobri todas as coisas erradas, inclusive da administradora na época.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edson Gonçalves
Edson Gonçalves

Comentou há mais de 1 ano

Muito boas as repostas! Todas bastante elucidativas. Também achei um exagero. Semana que vem tem reunião e agora, fundamentado nessas respostas, posso me posicionar mais forte.
Abraços e muito obrigado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

É um exagero enorme!!!!!!!!!! na nossa convenção diz que o morador que se canditar a sindico não pode ter sido multado em 12 meses, mas eu acho injusto.
Não é ilegal, mas já que vao alterar a convenção, é melhor modernizar.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.