O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ROSEMAR

salario do sindico procede?

Por ROSEMAR
32 dias

A sindica do condo minio te dois imóveis e nenhum dos dois ela paga a mensalidade do codomino isso é certo? Ela pode isso? E também vive reclamando que faz muito favor trabalha muito, que é mentira, e que não receber salario nenhum do condodimio para isso? São 22 casas na vila . Alguns não pagam inclusive a casa 14 que devem 20 mil de condo minio mais ela tem medo de colocar eles na justiças porque fazem ameaças a ela. Ai a eles nada é cobrado e ela que que façamos um abaixo assinado para colocar ele na justiça e tirar ela da reta.
Aguardo retorno.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (11)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
32 dias

Rosemar - Para um Síndico receber qualquer tipo de renumeração, seja pela isenção da cota condominial ou numerários, tem que existir um item em sua convenção que permite tal pagamento. O trabalho de síndico e árduo e na maioria dos condomínios que conheço, nenhum condômino, mesmo recebendo uma renumeração, não se candidatam ao cargo, como o meu condomínio, onde o Síndico condômino recebe em torno de R$3.200,00 e ninguém se candidata para exercer o cargo. Quanto a inadimplência de alguns condôminos, é um dever do síndico, determinado por Lei (Lei 10.406/02 artigo 1.348) cobra-los, nem que para receber, tenha que processá-los.
A Mesma Lei em se artigo 1.349 dá aos condôminos o direito de destituir o Síndico que administra mal o condomínio, pelo entendimento dos condôminos.
A mesma Lei em seu artigo 1.355 dá direito aos condôminos de convocar assembleia, mas para isto, precisará do apoio e 1/4 dos condôminos e através de um abaixo assinado especifico, poderão convocar uma assembleia, também com itens específicos, poderão destituir a síndico. Como convocar uma assembleia não é trabalho para amadores, sugiro contratar um Advogado Imobiliário para ajuda-los inclusive para destituir a síndica, conforme determina a Lei. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu
32 dias

Quanto a isenção dos dois imóveis, precisa ver o que foi acertado em assembleia que a elegeu. Normalmente é de apenas 1 imóvel. Agora quanto a cobrar do inadimplente é obrigação do síndico.
O melhor é destituir este síndico, seguindo todos os trâmites legais e eleger outro disposto a fazer as suas obrigações. Porque não se candidata?

Fonte: Eu

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
32 dias

Bom dia! Precisa observar o que define a Convenção sobre a isenção da cota condominial, normalmente é uma ,se a mesma permitir a assembleia pode estipular valores a serem pagos.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
32 dias

Rosemar, as gratificações, ou remunerações dadas ao sindico, constam da convenção, você precisa ler o que a convenção diz a respeito. Não cobrar condomínio atrasado, que faz parte da prerrogativa do síndico é omissão, não precisa de abaixo assinado, aliás, o melhor 1/4 dos condôminos convocarem uma assembleia e destituírem a sindica e colocar uma pessoa mais competente no lugar.

Marcelo Coelho - Síndico Profissional

Olá ! O desconto por exercer a função de Síndico deve equivaler a um boleto de uma unidade e deve estar definido em Convenção. Veja na Convenção se permite para diversas unidades que o Síndico possuir. Caso não tenha proponha a revisão, e provável anulação, em Assembleia. É tarefa difícil pois é sua vizinha. Para isso avalie contratar Síndico Profissional que é isento de vínculos com qualquer morador. Peça ajuda para a administradora, ou o advogado do prédio, para a sua decisão. Um abraço !

Marcelo Coelho Rosa
marcelo@mcrsindico.com.br
www.mcrsindico.com.br
(11) - 97162-6148

Vesta Administradora de Condomínios

Olá, Rosemar

O seu condomínio está muito mal administrado.
Caso queira receber uma proposta de administração ou síndico profissional, escreva para comercial@administradoravesta.com.br

Atenciosamente,
Vesta Administradora de Condomínios
www.administradoravesta.com.br
comercial@administradoravesta.com.br
(21) 2323-7336

Fernando Capo - Síndico Profissional

A remuneração do síndico, ou isenção, deve estar especificada em convenção, ou se não estiver, deverá ser votada em assembleia. Quanto a cobrança de inadimplência, o ideal é que se vote em assembleia a forma de cobrança, para que não fique na vontade da sindica, da forma de cobrança, ou simplesmente de não faze-la.

Alberto Sampaio
Alberto Sampaio respondeu
31 dias

Boa tarde,
Rosemar é obrigação do síndico cumprir e fazer cumprir o regimento interno do condomínio. Ou seja, ela deve entrar com ação de cobrança, em condomínio prevalece o que é decidido em assembleia.

Quanto a isenção das duas casas, se foi aprovado em assembleia está correto. Caso foi aprovado apenas uma, ela deve pagar da outra.

Alberto Sampaio
Síndico profissional.

Júlio Luiz
Júlio Luiz respondeu
30 dias

Bom dia Senhora Rosemar,

Com relação ao salário do síndico deve estar determinado na convenção do condomínio qualquer alteração necessitará de quórum de 2/3. Há condomínios que optam pela isenção da taxa de condomínio do síndico, outros tem salário, de toda forma é definido pela convenção e os condôminos com o quórum necessário possuem poder para estruturação da convenção.
A papel do síndico cobrar a multa e valores das unidades devedoras, reza a lei: "VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas".

Atenciosamente,

WA Condomínios
WA Condomínios respondeu
30 dias

Boa tarde, tudo bem?

De regra, em muitos condomínios o síndico é isento da taxa condominial. Isso deve constar na convenção. Quando o representante legal do edifício recebe salário, isso consta na convenção ou foi aprovado em assembléia, ocasião em que ficou decidido inclusive o valor de remuneração.

Abraços.

Adriana Meroto Luni
WA Administradora de Condomínios

Wilton - Síndico Profissional
Wilton - Síndico Profissional respondeu
26 dias

Normalmente a Convenção estabelece a remuneração do síndico. Recomendo verificar se em assembleias anteriores foi aprovado a isenção das duas taxas condominiais, pois o normal é de ser somente uma. Caso tenha sido aprovado as duas taxas, em uma nova assembleia pode ser reduzida para uma taxa condominial, mas é importante que conste na convocação esse item para que seja votado.

Wilton - Síndico Profissional
Wilton - Síndico Profissional respondeu
26 dias

Normalmente a Convenção estabelece a remuneração do síndico. Recomendo verificar se em assembleias anteriores foi aprovado a isenção das duas taxas condominiais, pois o normal é de ser somente uma. Caso tenha sido aprovado as duas taxas, em uma nova assembleia pode ser reduzida para uma taxa condominial, mas é importante que conste na convocação esse item para que seja votado.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.135 Compradores
338.223 Cotações
2.775 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...